BYD fornecerá a maior frota de ônibus puramente elétrica da Colômbia

Frota de ônibus de emissões zero será uma das maiores da América Latina e veículos serão entregues durante o segundo semestre de 2019

ALEXANDRE PELEGI

O Prefeito de Medellín, Colômbia, anunciou no final de 2018 que a BYD, fabricante chinesa de veículos elétricos (EV), venceu uma concorrência para fornecer 64 ônibus puramente elétricos para o sistema de transporte rápido (BRT) “Metroplús” em Medellín.

A frota de ônibus de emissões zero “será uma das maiores da América Latina” e o contrato prevê a entrega dos veículos durante o segundo semestre de 2019.

Após analisar as propostas econômicas, técnicas e financeiras de quatro empresas especializadas em ônibus, a Metroplús concedeu o contrato para a aquisição de veículos 100% elétricos ao consórcio ‘Green Medellín’, formado pela empresa chinesa BYD Industry Company Limited e BYD Motor Colômbia”, informou o gabinete do prefeito.

Essa concorrência, que tinha um escopo projetado para pelo menos 55 ônibus elétricos, superou esse número em nove unidades, para um total de 64”, descreveu o anúncio da prefeitura colombiana.

A nova frota, composta por ônibus 100% elétricos K9G de 12,5 metros, terá 16 pontos de recarga elétrica, 300 quilômetros de autonomia com apenas duas horas necessárias para a recarga da bateria, segundo informou o gabinete do prefeito. Cada ônibus possui capacidade para 80 passageiros.

A BYD, em comunicado à imprensa especializada, afirma que os 64 ônibus para Medellín preparam o cenário para a maior frota de ônibus elétricos na Colômbia, e a segunda maior da América Latina.

Federico Gutiérrez, prefeito de Medellín, garante que transformará a cidade na capital da mobilidade elétrica na América Latina.

“Estamos trabalhando em conjunto com o resto das cidades C40 para combater a mudança climática”, acrescentou Gutiérrez ao fazer uma referência ao C40 Cities, uma rede de megacidades do mundo comprometidas com as mudanças climáticas, das quais Medellín é membro.

 

electrico-medellin-articulado

O primeiro BYD K11 de 18 metros, puramente elétrico, já está operando na cidade de Medellín, Colômbia

A Metroplús adquiriu o primeiro ônibus articulado 100% elétrico de 18 metros – modelo BYD K11 –, no início de 2017. O articulado obteve excelentes resultados durante suas operações nos últimos 9 meses, que cobriram mais de 50.000 km. Além disso, alcançou uma economia de 60% nos custos e de 75% na manutenção, comparado a um ônibus articulado a diesel padrão.

O comunicado da fabricante chinesa informa que o ônibus articulado BYD K11 viajou mais de 5.800 km por mês, excedendo em muito as exigências diárias de rodagem. Isso foi determinante para que a Metroplús escolhesse a BYD novamente, pelo excelente desempenho econômico do ônibus e seu longo alcance.

ELETROMOBILIDADE EM EXPANSÃO NA COLÔMBIA E AMÉRICA LATINA:

byd_taxis_BOGOTAEm setembro de 2013, a maior frota de táxi elétrico puro da América Latina, composta de 45 veículos e6s, chegou oficialmente às ruas de Bogotá, capital do país.

Em setembro de 2015, um ônibus 100% elétrico da BYD passou a operar em regime de comissionamento no Aeroporto Internacional El Dorado de Bogotá, e em dezembro de 2015, outro ônibus elétrico puro da fabricante chinesa entrou no SITP – Sistema Integrado de Transporte Público de Bogotá, tornando-se o primeiro veículo desse tipo a ingressar no setor de transporte coletivo do país.

De 2016 a 2017, a BYD entregou dois ônibus modelo K7 (9 metros) para a Medellin Power Company, chamada EPM. A operação durou mais de 2 anos e teve uma boa resposta.

Além disso, em abril de 2017, a BYD assinou um contrato com a Localiza, na Colômbia, para sete táxis modelo e6, entregando ao país 80 táxis elétricos puros no total.

A BYD também viu crescer a demanda crescente suas soluções ecológicas de transporte público em toda a América Latina.

Em novembro de 2018, a empresa recebeu um pedido de 20 ônibus elétricos do Equador e um mês depois ajudou o governo chileno a lançar uma frota de 100 ônibus puramente elétricos – o maior sistema elétrico numa frota de ônibus – em Santiago, a capital do Chile.

Relembre: BYD entrega 100 primeiros ônibus elétricos em Santiago, no Chile

60 dos 100 ônibus elétricos vendidos pela BYD para o Transantiago já estão prontos na China

Equador terá primeira frota de ônibus 100% elétricos no início de 2019

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. diegofc88 disse:

    A Colômbia deu um passo à frente do Brasil na mobilidade urbana.

  2. Daniel Duarte disse:

    Brasil quase sempre se libertando das amarras depois dos outros.
    Independência, escravidão, poluição, mobilidade urbana, violência ….

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading