CPTM recebe R$ 102,5 milhões para pagar encomenda de 65 trens
Publicado em: 4 de janeiro de 2019

Termo foi assinado em 28 de dezembro pelo então Ministério das Cidades e extrato foi publicado nesta quarta-feira. Acordo vale até novembro deste ano
ADAMO BAZANI
A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos vai receber do Governo Federal uma verba de R$ 102,5 milhões (R$ 102.582.867,73) para complementar o pagamento da compra de 65 trens novos.
O termo foi oficializado em 28 de dezembro de 2018 . O dinheiro é do Ministério das Cidades (extinto pela gestão Jair Bolsonaro) e o agente operador é a CEF – Caixa Econômica Federal . A compartida da STM – Secretaria de Transportes Metropolitanos deve ser de R$ 2 milhões (R$ 2.093.527,91).
Em nota, respondendo aos questionamentos do Diário do Transporte, a CPTM diz que, apesar da palavra “aditivo”, publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 02 de janeiro de 2019, não houve aditivo no contrato com o Ministério das Cidades.
Os 65 trens, segundo a CPTM, fazem parte da encomenda realizada com Hyundai/Rotem e a CAF.
A CPTM esclarece que não houve aditivo no referido contrato. Trata-se de aporte de recursos para complementação de pagamento do fornecimento de 65 trens à CPTM. São Termos de Recebimento Provisórios (TRP), decorrentes dos contratos entre a STM com a CAF (35 trens) e Hyundai/Rotem (30 trens).
A liberação destes recursos é resultado de uma emenda impositiva de bancada do Estado de SP em 2017, cujo trâmite pela liberação foi realizada durante o ano de 2018 e agora está disponível para a STM utilizar no pagamento dos 65 trens.
De acordo com a área de transparência do Ministério das Cidades, inicialmente, o acordo previa valores maiores: R$ 102,8 milhões (R$ 102.804.830,55), com a contrapartida da STM de R$ 2.364.512,00.
A unidade de número 57 deste lote de 65 trens novos foi entregue no dia 17 de dezembro.
Relembre:
Mas estas entregas estão atrasadas em relação ao cronograma inicial.
O processo de licitação para a compra dos trens, com oito vagões cada, foi realizado em 2013 em dois lotes, num contrato total de R$ 1,8 bilhão.
A licitação de um lote foi vencida pela fabricante espanhola CAF (Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles), envolvendo a compra de 35 trens da série 8500. A do outro lote, com 30 trens da série 9500, foi vencida pelo consórcio Iesa Hyundai-Roten.
A entrega de todos os trens, prevista para julho de 2016, sofreu atrasos desde então. Além de investigações do Ministério Público, as empresas passaram por dificuldades nesse período.
A espanhola CAF atribuiu o atraso à troca do banco financiador do contrato, que teria exigido mudanças na taxa de nacionalização de peças e equipamentos. A Hyundai-Rotem alegou a falência da Iesa, sócia do consórcio, que entrou em recuperação judicial em 2014.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Onde estão os movimentos catraca livre????
Eles eram contra os aumentos ou contra o PT??
Eu queria muito saber quem bancou esses movimentos que serviram de estopim para o Impeachment da Dilma!