Luxemburgo se tornará o primeiro país a tornar todos os transportes públicos gratuitos

Meta do governo é priorizar o meio ambiente e acabar com congestionamentos

ALEXANDRE PELEGI

Luxemburgo, pequeno Estado soberano situado na Europa Ocidental, limitado pela Bélgica,  está prestes a se tornar o primeiro país do mundo a tornar todo o seu transporte público gratuito.

As tarifas de trens, bondes e ônibus serão suspensas no próximo verão segundo os planos do governo de coalizão liderado por Xavier Bettel, que assumiu o segundo mandato como primeiro-ministro na quarta-feira, dia 5 de dezembro de 2018.

Bettel, cujo partido Democrata formará um governo com o Partido Socialista dos Trabalhadores de esquerda e os Verdes, prometeu priorizar o meio ambiente durante a recente campanha eleitoral.

A cidade de Luxemburgo sofre de alguns dos piores congestionamentos do mundo. Morada de cerca de 110.000 pessoas, recebe 400.000 pessoas, que se deslocam para a cidade para trabalhar.

Enquanto o país como um todo tem 600.000 habitantes, quase 200.000 pessoas que vivem na França, Bélgica e Alemanha cruzam a fronteira todos os dias para trabalhar em Luxemburgo. Um estudo apontou que os motoristas gastaram uma média de 33 horas em congestionamentos em 2016.

Luxemburgo tem demonstrado cada vez mais uma atitude progressista em relação ao transporte. Neste verão, o governo trouxe transporte gratuito para todas as crianças e jovens com menos de 20 anos. Alunos do ensino médio podem usar transporte gratuito entre sua instituição e sua casa. Os passageiros precisam pagar apenas € 2 (cerca de R$ 9) por até duas horas de viagem, que em um país de apenas 2.599 quilômetros quadrados cobre quase todas as viagens.

Agora, a partir do início de 2020, todos as tarifas serão abolidas, mas a política ainda está para ser totalmente definida, no entanto. Ainda não foi tomada uma decisão sobre o que fazer com os compartimentos de primeira e segunda classe nos trens, por exemplo.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

4 comentários em Luxemburgo se tornará o primeiro país a tornar todos os transportes públicos gratuitos

  1. Um dos países com o maior PIB per capita do mundo, logo com certeza o transporte público deve ser muito pouco utilizado

    • ANTONIO SILVA DE JESUS // 7 de dezembro de 2018 às 15:53 // Responder

      Pelo contrário, em países realmente desenvolvidos a população sabe usar bem o transporte público, até porque é de muita qualidade e eficiência.

  2. Se e publico porque e pago. Se e pago por que e público?

  3. Robério Silva de Jesus // 10 de dezembro de 2018 às 12:19 // Responder

    Público privado

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: