ENTREVISTA: Com novas linhas e trajetos mais longos, Guerino Seicento renova frota e compra mais 14 ônibus zero quilômetro

Ônibus de dois andares da Guerino Seiscento. Configuração atende exigência maior dos passageiros. Foto: Divulgação Guerino Sescento. Texto: Adamo Bazani / Clique sobre a imagem para ampliar

Segundo o diretor-presidente da empresa, João Seiscento, em entrevista ao Diário do Transporte, objetivo é manter idade média da frota entre 2 e 2,5 anos. O gerente de vendas de ônibus da Scania no Brasil, Alan Bartels Frizeiro, destacou, também em entrevista ao Diário do Transporte, as vantagens da configuração dos ônibus de 14 metros com dois eixos

ADAMO BAZANI

A empresa de ônibus Guerino Seiscento, de Tupã, no interior de São Paulo, acabou de adquirir mais 14 veículos zero quilômetro para as linhas rodoviárias regulares.

Com a renovação, a empresa pretende criar um padrão de frota com ênfase no maior espaçamento entre os bancos para aumentar o conforto dos passageiros.

“Meu pai, o senhor Guerino, sempre falava: ‘Somos uma empresa de ônibus e precisamos sempre investir no que há de mais moderno em frota para oferecer conforto e segurança para nosso cliente’. E estamos seguindo este legado” – explicou ao Diário do Transporte o diretor-presidente da empresa, João Seiscento, filho do fundador Guerino Seiscento.

João conta que a empresa recentemente passou a operar linhas de grande extensão, como de Penápolis, Franca e São José do Rio Preto para Curitiba e em mercados como Londrina, Goiânia e Três Lagoas.

Dos 14 ônibus adquiridos, 12 são da marca Scania, sendo 10 chassis K360 4×2 de 14 metros que vão receber carrocerias do modelo Marcopolo Paradiso 1200 e dois chassis K400 6×2 (de três eixos) para carrocerias do modelo Marcopolo Paradiso 1800 DD (Double Decker), ônibus de dois andares.

O gerente de vendas de ônibus da Scania no Brasil, Alan Bartels Frizeiro, destacou, também em entrevista ao Diário do Transporte, as vantagens da configuração dos ônibus de 14 metros com dois eixos.

“O modelo de 14 metros é fantástico por diversas razões. Esse chassi se mostra como melhor opção para substituir diretamente o 6×2 [ônibus de três eixos] para atender à nova ‘lei da balança’. O modelo proporciona redução de custo operacional e continua entregando ao cliente do nosso cliente, o passageiro, o serviço excelente, com a mesma percepção ou até melhor em comparação ao 6×2” – disse Frizeiro.

Scania K 360 de dois eixos. Montadora diz que versão para 14 metros oferece a mesma qualidade do 6×2 [três eixos] com menor custo para carrocerias convencionais. Foto: Divulgação Scania. Texto: Adamo Bazani

Segundo o executivo de vendas, entre as vantagens econômicas estão preço menor de aquisição do ônibus; menos custos com pedágios, pneus, manutenção e o consumo de combustível é menor.

A última renovação da Guerino Seiscento, em abril deste ano, foi também com ônibus Scania, sendo seis unidades K400 6×2 para ônibus de dois andares e quatro K360 4×2. Na compra anterior, o modelo K360 4×2 encomendado não tinham o freio “retarder”, item presente nesta recente aquisição.

“A decisão se deu depois do bom desempenho do retarder nos modelos mais altos. O custo operacional é bem menor porque praticamente não há esforço dos freios comuns”, contou o gerente de vendas de ônibus da Scania no Brasil.

Os ônibus foram vendidos com o pacote mais completo de conectividade oferecido pela montadora, que permite até mesmo um diagnóstico individualizado da dirigibilidade de cada motorista, possibilitando assim treinamentos mais direcionados ao tipo de operação da empresa. Dados de localização, consumo e alertas de eventuais falhas são disponibilizados em tempo real.

A Guerino Seiscento também aderiu na compra a um pacote de manutenção da Scania que, segundo Alan Bartels Frizeiro, permite melhor programação das revisões preventivas e cobrança dos serviços por quilômetro rodado, também se adequando ao estilo das linhas de cada empresa.

João Seiscento contou ao Diário do Transporte que a empresa está há dois anos sem registros de quebras significativas no trajeto, o que também se deve aos planos de manutenção.

Já os ônibus DD – Double Decker, segundo o executivo da Guerino Seiscento, são tendências com os passageiros cada vez mais exigentes e atendem o objetivo de oferecer maior espaço e conforto que estão entre os diferenciais de viagens rodoviárias por ônibus na comparação com as viagens de avião e até mesmo de carro.

Ônibus de dois andares são utilizados em linhas de maior distância e têm virado os “queridinhos” dos passageiros. Foto: Divulgação Guerino Sescento. Texto: Adamo Bazani

Além dos ônibus Scania, a Guerino Seiscento comprou dois modelos Volvo B420R, de três eixos, para carroceria Marcopolo Paradiso 1800 DD, de dois andares, de 14 metros.

IDADE MÉDIA E PRÓXIMAS RENOVAÇÕES:

Segundo João Seiscento, além de oferecer maior conforto, conquistar mais passageiros e atender às rotas mais distantes, as aquisições visam manter a idade média da frota da Guerino Seiscento entre dois anos e dois anos e meio.

Para isso, foi feito um cronograma de renovação. Na metade de 2019 devem ser comprados em torno de 20 ônibus novos, com destaque para a configuração de dois andares.

“Com essa nova aquisição serão 26 DD e os quatro últimos serão em 2019”

A Guerino Seiscento possui 289 ônibus em sua frota.

Além dos serviços rodoviários regulares, a empresa opera linhas suburbanas.

ALÉM DO ÔNIBUS E APLICATIVO EM DEZEMBRO:

João Seiscento diz que para manter e conquistar o passageiro, que deve ser visto como cliente, os investimentos em frota são fundamentais, mas não bastam.

Por isso, a empresa tem realizado aportes em tecnologia, infraestrutura e treinamento de funcionários.

Recentemente, a Guerino Seiscento abriu Salas Vip em Londrina e Assis. Os espaços contam com ambiente reservado, ar-condicionado, suco, água, café e lanches.

A empresa também busca modernizar a bilhetagem e, em dezembro, segundo João Guerino, os passageiros vão contar com um aplicativo de celular.

“Hoje estamos presentes nas principais plataformas de vendas pela internet e sites especializados. Já para o Natal, deveremos ter um aplicativo de celular para o passageiro. Está em desenvolvimento” – revela ao Diário do Transporte.

De acordo com a mais recente pesquisa de qualidade da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, que regula as linhas interestaduais e internacionais, a Guerino Seiscento ficou em segundo lugar em todo o País. O ranking mede a satisfação do passageiro. Relembre reportagem exclusiva do Diário do Transporte de 05 de setembro de 2018, com as notas de cada empresa:

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2018/09/05/cresce-satisfacao-de-passageiros-com-onibus-interestaduais-veja-os-indices-de-cada-empresa/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. gabrielbascilei disse:

    A grande maioria dos trechos são todos irregulares

  2. Luiz Roberto disse:

    Parabéns a empresa pela aquisição e a satisfação dos clientes sempre em primeiro lugar.

  3. Fátima Aparecida Ramos de Jesus disse:

    Eu viajei e gosto de viajar no Guerino seiscentos. ..Quando eu vou para Assis. .

  4. Priscila Anderson disse:

    Espero q melhore o aplicativo pq nao consegui efetuar a compra por ele. Mesmo ligando na empresa para atualizar o cadastro, fui obrigada a comprar com a empresa Garcia.

    1. blogpontodeonibus disse:

      Mas o aplicativo será lançado oficialmente pouco antes do Natal.

  5. Divina Peralta Serrano disse:

    Parabéns que Deus abençoe cada vez mais essa empresa maravilhosa Guerino Seiscentos, e que em breve coloque esses ônibus lindos e confortáveis em São Paulo para Rinopolis, ou Tupã ficarei muito feliz.

Deixe uma resposta