Cresce satisfação de passageiros com ônibus interestaduais. Veja os índices de cada empresa

Melhor colocada no índice da ANTT foi empresa de Goiás. Foto: Site da empresa/Clique para ampliar

Pesquisa de qualidade da ANTT ouviu 21 mil passageiros e mostra que conforto, segurança, higiene e pontualidade são, na ordem, os fatores que mais os usuários se importam nas linhas que servem diferentes estados

ADAMO BAZANI

Os passageiros de ônibus rodoviários interestaduais estão mais satisfeitos com os serviços.

É o que mostra a Pesquisa de Satisfação dos Usuários feita pela empresa MK Pesquisa e Planejamento Ltda e encomendada pela ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, que gerencia as linhas entre diferentes estados no Brasil.

De acordo com o levantamento referente a 2018, a satisfação dos usuários chegou a 75,2%, enquanto que, no levantamento anterior, realizado em 2014, o índice foi de 71%

A pesquisa tomou as impressões, por meio de questionários, de 21.480 usuários do transporte rodoviário de passageiros interestadual de 09 de dezembro de 2017 a 30 de abril de 2018. Entre os dias 15 de dezembro de 2017 e 15 de janeiro de 2018, a empresa de pesquisa suspendeu os trabalhos por considerar o período atípico para a realização das entrevistas. A pesquisa foi retomada entre 16 a 31 de maio de 2018 e de 15 a 21 de junho de 2018.

PRIORIDADES:

De acordo com o levantamento, o que mais os passageiros esperam de um serviço de transporte rodoviário é o conforto, que teve 18,7% das respostas em nível nacional. Em segundo lugar, aparece segurança, com 16,5% das respostas. Para 13,2% das respostas dos passageiros, a higiene dos ônibus é terceiro item mais valorizado por quem pega o transporte interestadual.

Em relação ao levantamento realizado em 2014, os atributos considerados mais importantes praticamente não foram alterados.

Entretanto, alguns aspectos ganharam mais relevância neste ano, como o preço das passagens, que em 2014 era importante em 3,1% das respostas e, em 2018, corresponde a 8,8% dos passageiros.

“Os atributos mais importantes para os usuários do transporte rodoviário interestadual são: conforto, segurança, higiene e pontualidade; • Na pesquisa realizada no ano de 2014, os mesmos atributos foram considerados como mais importantes, com a diferença de que a importância da higiene vinha a frente da importância de segurança; • Os atributos conforto, segurança, higiene e pontualidade são os mais importantes para os usuários de praticamente todas as regiões/ interregiões, não necessariamente na mesma ordem, com algumas exceções: NORDESTE/ NORTE, NORTE/SUDESTE, NORTE e NORDESTE/SUL • Nas interregiões NORDESTE/NORTE e NORTE/SUDESTE a pontualidade dá lugar ao atendimento da empresa; • Na região NORTE o preço assume maior importância que a pontualidade • Na interregião NORDESTE/SUL os atributos mais importantes são preço, atendimento da empresa, confiabilidade e segurança.” – diz nota técnica da pesquisa.

EMPRESAS DE ÔNIBUS:

A pesquisa de satisfação da ANTT também apurou as opiniões dos passageiros em relação às principais empresas de ônibus que prestam serviços regulares.

Pelo Índice de Satisfação com a Empresa – ISE, a pesquisa classificou as melhores e piores companhias sob a visão do usuário.

O levantamento levou em conta, para o resultado final, a SEReg – Satisfação com a Empresa na Região, ou seja, considerando as características das operações locais, que podem variar de acordo com a área atendida.

Há regiões onde as rodovias são boas e, em outras, as estradas são de terra ainda.

Outros fatores também podem influenciar na percepção do passageiro, como a proximidade que a empresa tem com determinadas comunidades, o que poder ocorrer com viações menores em locais com menos habitantes.

A metodologia procurou, entretanto, utilizar o maior número de critérios comuns a cada empresa de ônibus independentemente de onde possui linhas.

Foram 138 empresas analisadas pelos passageiros

A companhia de ônibus com melhor avaliação do País, segundo a pesquisa de satisfação da ANTT, é a JJ Tur Transportes e Turismo Ltda, de Anápolis, em Goiás, com índice de 83,7.

Em segundo, aparece a empresa Guerino Seiscento, de Tupã, em São Paulo, com ISE de 81,7.

A Expresso Gardênia, de Belo Horizonte, foi a pior colocada na pesquisa, com índice de 48,9.

Em penúltimo, aparece a Colitur Transportes Rodoviários, de Barra Mansa, no Rio de Janeiro, com índice de 54.

GRATUIDADES:

Diferentemente do que ocorre com os ônibus urbanos e metropolitanos, a pesquisa da ANTT revelou que a grande maioria dos passageiros, 92,5%, não conta com nenhum tipo de gratuidade.

Já entre os beneficiados, a maior parte é formada por idosos – 60,2%, sendo que, entre estas pessoas, 42,5% contam com gratuidade total e 17,7% com descontos.

Ainda de acordo com a pesquisa da ANTT, 80% dos passageiros declararam que consideram adequadas as condições de acessibilidade dos ônibus.

PERFIL:

A pesquisa revelou ainda que 56,8% dos passageiros são mulheres e 43,2%, homens.

Veja também os resultados das linhas semiurbanas rodoviárias interestaduais da ANTT.

ANTT : Satisfação com linhas semiurbanas no País melhora, mas aprovação ainda é baixa. Veja a classificação de cada empresa

 

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaborou Jessica Marques

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Ane rose disse:

    Eu quero sabe quanto fica a passagem de ônibus pra viaja dia 22 de novembro três pessoas um adulto e duas crianças

    1. blogpontodeonibus disse:

      Tem de procurar as empresas de ônibus. Somos site de imprensa

  2. MARCOS NASCIMENTO disse:

    138 empresas avaliadas pela ANTT ???? PQP !!!! Mas a ANTT até o ano passado tinha 256 empresas registradas que cumprem linhas interestaduais. PORTANTO ficaram de fora da pesquisa mais de 100 empresas!!!!!!!!! Seriam elas as piores das piores e por isso não entraram na lista ????

Deixe uma resposta