Idade média da frota de ônibus de Guarulhos é de 6,28 anos

Contrato prevê que as empresas operadoras mantenham a idade média dos coletivos abaixo dos 10 anos. Foto: José Luiz / Prefeitura de Guarulhos.

Número é um dos mais altos da Região Metropolitana de São Paulo

JESSICA MARQUES

A idade média da frota de ônibus de Guarulhos é de 6,28 anos, conforme apurado pelo Diário do Transporte por meio da Lei de Acesso à Informação. O número é um dos mais altos da Região Metropolitana de São Paulo.

A empresa com a frota mais velha é a Viação Campo dos Ouros LTDA, que possui 6,47 anos de idade média. Em seguida, está a Viação Urbana Guarulhos S/A, com 6,35 anos, e a Empresa Vila Galvão LTDA, com 6,02.

Segundo a Prefeitura, a Viação Campo dos Ouros deve entregar 50 ônibus novos para renovar parte da frota até dezembro. Caso a empresa não cumpra o novo prazo estipulado para a renovação da frota, os ônibus serão tirados de circulação “até que a irregularidade seja sanada”.

Relembre: Viação Campo dos Ouros tem frota de ônibus com idade média mais alta de Guarulhos

Em nota, a Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) informou que “o contrato prevê que as empresas operadoras mantenham a idade média dos coletivos abaixo dos 10 anos”.

Grande São Paulo

Para se ter uma ideia, por meio da Lei de Acesso à Informação, o Diário do Transporte apurou que a frota do Consórcio União Santo André, no ABC Paulista, tem 5,92 anos, em média.

Após Guarulhos, por causa do Consórcio União Santo André, a cidade do ABC Paulista possui uma das frotas mais velhas de ônibus municipais.

Considerando também os veículos da Suzantur, empresa que opera em contrato emergencial na região da Vila Luzita, todos os ônibus municipais de Santo André possuem 5,58 anos. A frota da empresa possui 4,42 anos, em média.

Em São Bernardo do Campo, por sua vez, a idade média da frota é de aproximadamente cinco anos, segundo informações da ETCSBC (Empresa Transporte Coletivo São Bernardo Campo).

Segundo informações da Secretaria de Trânsito e Sistema Viário, a idade média da frota de ônibus que operam no sistema municipal de transporte coletivo de Mauá, também no ABC Paulista, está em torno de 1,5 anos.

Em Osasco, por sua vez, a idade média da frota é de 4,7 anos, entre as empresas Viação Urubupungá (4,7 anos) e Viação Osasco (4,8 anos).

As demais cidades ainda não responderam às solicitações feitas pelo Diário do Transporte.

INTEGRAÇÃO

Além da idade média da frota estar acima dos padrões da Região Metropolitana de São Paulo, a falta de integração física e tarifária entre os ônibus e trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) em Guarulhos foi citada pelos moradores da cidade como um ponto que deve ser melhorado.

Confira a reportagem especial do Diário do Transporte sobre o assunto:

População sofre com falta de rede integrada de transporte em Guarulhos

Jessica Marques para o Diário do Transporte

5 comentários em Idade média da frota de ônibus de Guarulhos é de 6,28 anos

  1. Ônibus são os verdadeiros Pau de arara sujos sempre atrasados todo tempo principalmente a linha 274 e 263 tá na hora de mudar entra ouras empresa???

  2. Eva Paulino Guedes // 15 de outubro de 2018 às 17:24 // Responder

    E uma falta de respeito o valor da passagem cara e os ônibus todos velhos

  3. Uma vergonha a condição precária da frota de Guarulhos. Trabalho lá e acho um abuso o barulho dos ônibus para nós passageiros. Parecem uma carroça.

  4. Além de mto velhos, sujos, fedorentos tem UM DETALHE..PASSAGENS MAIS CARA DE SP. e dos ônibus urbanos $4, 70 no dinheiro e $4.30 CARTÃO bilhete único. , alguém ja viu isto em outro Município ?Só em Guarulhos estas coisas acontecem.

  5. santo andre ta abandonada os onibus sao velhos sujos e ninguem da prefeitura se importa mas festa que e bom tem toda hora

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: