Via Mobilidade confirma: estações Chácara Klabin, Santa Cruz e Hospital São Paulo passam a operar em horário integral a partir deste sábado, 13

Catracas da nova Estação Santa Cruz, Linha 5-Lilás. Foto: Peter Alouche

Novas estações foram inauguradas no dia 29 de setembro de 2018

ALEXANDRE PELEGI

A concessionária Via Mobilidade, que opera a Linha 5-Lilás, acaba de confirmar oficialmente que as três novas estações – Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin -, entregues no dia 29 de setembro de 2018, passarão a operar em regime integral a partir deste sábado, dia 13 de outubro. Relembre: Metrô entrega três estações da Linha 5-Lilás. Veja fotos

O horário seguirá a grade das demais estações do sistema metroviário da capital: aos sábados, das 4h40 à 1h da manhã, e de domingo a sexta-feira, das 4h40 à meia-noite.

Alouche_pelissioni_discurso

Cerimônia de inauguração das novas estações (28/9). Discurso do Secretário Clodoaldo Pelissioni Foto: Peter Alouche

O Metrô de SP estima que com a linha 5-Lilás finalizada, 244 mil passageiros serão atraídos para o sistema de trilhos da Grande São Paulo.

via_mobilOutra previsão é a de que com as 3 novas estações haverá uma diminuição no número de passageiros que usam a linha 9-esmeralda da CPTM, e a linha 4-amarela do Metrô, operada pela ViaQuatro. Isso porque elas compõem hoje o trajeto utilizado pelo morador do extremo da zona sul para chegar à região central da capital. Com as novas estações, a linha Lilás permitirá novos e mais curtos caminhos.

A Linha 5-Lilás é operada pelo Consórcio ViaMobilidade desde agosto de 2018.

O Consórcio, formado pelas empresas CCR e RUASinvest, venceu o leilão para assumir as operações da linha 5 Lilás de metrô de São Paulo e 17 Ouro de monotrilho, realizado no dia 19 de janeiro de 2018.

O contrato de concessão é de 20 anos e deve render neste período, entre receitas tarifárias e não tarifárias, R$ 10,8 bilhões. A exigência de investimentos é em torno de R$ 3 bilhões, entre trens, equipamentos e modernizações de estações, por exemplo.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

20 comentários em Via Mobilidade confirma: estações Chácara Klabin, Santa Cruz e Hospital São Paulo passam a operar em horário integral a partir deste sábado, 13

  1. Muito boa , diminuiu os vendedores ambulantes , bastante funcionários nas estações para orientação e ainda com velocidade rápida

    • Parabéns pelos responsáveis pela execução e operação da linha lilás, está sendo e será muito útil para milhões de pessoas, principalmente pelos moradores da região sul.

  2. Parabéns a nós moradores do Capão Redondo e adjacências pela conquista . Era o que faltava em matéria de transporte para enriquecer ainda mais nossa cidade . Agora detalhe, a Via Mobilidade precisa ser mais eficaz no combate ambulantes nos trens . Começaram muito bem e agora já relaxaram e os malditos estão chegando aos poucos e nos incomodando. É isso .

  3. Muito boa notícia. Falta ainda uma ligação por trilhos wue chegue realmente ao aeroporto de Guarulhos e não aquela gambiarra que fizeram lá. Congonhas está tepetrepe o erro.

  4. Excelente notícia, estamos chegando lá

  5. Muito bom masesmo!!! boa opção.
    Para ficar ainda melhor seria a construção do metrô saindo do Largo 13 até extremo da zona sul, aí ficaria ótimo.

  6. Gostaria de saber sobre o prolongamento da estação capao redondo ate o jardim angela pois não se fala mais disso na linha 5.

  7. Retificando: Congonhas está repetindo o erro.

    É o que pidepod ver na estação ainda inconclusa da linha do monotrilho. Ela não é contígua ao aeroport. Ate os shoppings Santa Cruz e Tatuspe dispoem dessa comodidade.

  8. Meus parabéns agora ficou bem melhor graças a deus.. top

  9. Quando será ampliado o horário de funcionamento do metrô?! um absurdo fechar a 00:00 sabemos da necessidade de manutenção mais uma cidade como São Paulo a onde as pessoas trabalham em diversos horários e a grande maioria mora nos extremos da capital.

  10. Que notícia maravilhosa!!

  11. Convido a todos a visitarem a estação Capão Redondo nos horários de pico,
    É uma vergonha!!! Filas de acesso a estação, assim como as catracas e plataformas estreitas. Falta de planejamento e estrutura.

  12. Tem que acabar com esses malditos desses vendedores ambulantes, dentro do metrô. São mal educados, falam palavrões. Tem que por esses funcionários do metrô e da cptm para trabalha mais no combate ao comercio ilegal. Esses funcionários são todos conivente, e até aceita um chocolate como propina pra deixas esses ambulantes atrapalhar a nossa viaje. Estão todos gordos esses seguranças de aceitar as guloseimas como propina.
    Espero que a Via Mobilidade ponha esses seguranças gordos para trabalhar, e não ser conivente com esses vendedores mal educados que infernizam a viagem com tantos barulhos e produtos vencidos e roubados.

  13. Emerson dos Santos Bezerra // 11 de outubro de 2018 às 23:14 // Responder

    Muito bom gostei

  14. Emerson dos Santos Bezerra // 11 de outubro de 2018 às 23:17 // Responder

    Agora ficou mais fácil para ir ao trabalho fico muito feliz já tava estressando essas baldeação to muito feliz mesmo

  15. Essas novas estações ñ vinheram em uma ótima hora, imagina até a st Cruz direto vou ganhar aí aproximadamente mais se uma hora.posso dormir mais sem medo de perder a hora.se até as estações,Moema é AACD esta ótimo imagina direto sem mencionar as integrações q vai da pra fazer.Vamos chegar ao centro de São Paulo mais rápido.
    Obrigada.Cida

  16. Marcos Henrique Saat // 12 de outubro de 2018 às 15:03 // Responder

    Esta linha repara um erro histórico que foi a extinção dos bondes de Santo Amaro.

  17. Ana Maria. De. Camargo // 13 de outubro de 2018 às 08:42 // Responder

    Obrigada . Ao. Governo. Okmam . Ao . Márcio. França. A. Todos . Os. Funcionários. Do. Metrô . E . Das . Obras. Deus . abençoa. A .todos . Quero . muito agradecer. Pois. Ganhei .na. Loteria . Moro. Santo . André. E . Trabalho. Moema . E . Minha. Família .Zona . Sul.

  18. Ana Maria. De. Camargo // 13 de outubro de 2018 às 08:47 // Responder

    Desse. Jeito . Nem. Os. Aposentados. Quer. Mais. Embora. De . São . Paulo. E . Tudo . Primeiro. Mundo . Tudo . Lindo . Excelente . Qualidade . Obrigada . Obrigada. Hoje. E .dia . Festa. De. Tanta. Felicidade . Bom .dia .a todos

  19. A cidade de São Paulo é merecedora de um sistema melhor de transporte público, parabéns aos responsáveis!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: