Metrô abre na segunda licitação para instalação de portas de plataforma em estações do sistema

Concorrência é internacional e engloba também simuladores para treinamentos e centros de monitoramento
ADAMO BAZANI
O Metrô de São Paulo vai dar início na segunda-feira, 03 de setembro de 2018, a uma licitação para implantação de portas de plataforma em estações cujas linhas são de operação pública, como a 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.
O aviso de licitação foi publicado neste sábado, dia 1º de setembro de 2018, no Diário Oficial do Estado.
A concorrência é internacional e envolve diversas etapas como projeto executivo, fornecimento e instalação das portas de plataforma.
A licitação também engloba fornecimento de simuladores para testes e implantação de centros de monitoramento das operações.
O edital vai ser publicado na segunda-feira, dia 3, quando serão detalhados valores e prazos.
A apresentação das propostas, se não houver nenhum entrave na concorrência, está marcada para o dia 25 de outubro de 2018.
As portas de plataforma são consideradas equipamentos essenciais para a segurança de passageiros, evitando quedas nos trilhos.
Nesta sexta-feira, dia 31 de agosto de 2018, o secretário de transportes metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, disse que todas as estações da linha 5-Lilás terão portas de plataforma até 2020. As novas estações já deveriam ser inauguradas com os equipamentos, mas, segundo o secretário, a empresa Bombardier não cumpriu os prazos e já foi multada em cerca de R$ 50 milhões.
A declaração ocorreu após a inauguração da estação AACD – Servidor, que passou a funcionar das 09h às 16h, já com cobrança de tarifa. Gradativamente, o horário de funcionamento será ampliado.
Relembre: Portas de Plataforma em toda a linha 5 Lilás serão entregues até 2020, diz Pelissioni
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Um absurdo essa demora, e não e de hoje isso.