Durante visita à empresa, Viação Paraty apresenta novos ônibus urbanos para Araraquara

Os ônibus são Caio Apache Vip IV Volvo B27OF, ano 2018, zero quilômetro. Foto: Jessica Marques

Veículos vão operar no transporte intermunicipal com destino a São Carlos

JESSICA MARQUES

A Viação Paraty abriu as portas da empresa para admiradores de ônibus e para a imprensa nesta terça-feira, 21 de agosto de 2018, em Araraquara, no interior de São Paulo.

Durante a visita, a companhia apresentou três novos veículos urbanos que vão operar no sistema intermunicipal, conhecido como “suburbano” na região. Os novos carros vão operar na linha que tem como destino São Carlos, partindo de Araraquara.

Os ônibus são Caio Apache Vip IV Volvo B270F, ano 2018, zero quilômetro. Na garagem da empresa, os veículos estavam ainda com plásticos nos bancos, sem placa e com cheiro de carro novo.

“Chegaram ontem à noite, estão sem placa e documentação ainda. Vão ser colocados na linha suburbana São Carlos / Araraquara. São ônibus com ar-condicionado e vão ter Wi-Fi também. A gente segue todo um contrato com as prefeituras, então já estava prevista essa aquisição”, disse a diretora da Viação Paraty Luciana Herszkowicz.

A diretora contou ainda que, há três anos, a empresa fez a aquisição de 45 ônibus novos para a cidade, quando a empresa venceu a concorrência pública para operar no município.

“Antes, Araraquara era uma divisão entre uma empresa pública, a CTA, e a Viação Paraty. A CTA detinha 70% das linhas e a gente, 30%. Foi aberta uma licitação para esses 70%, porque a CTA fechou. Então foi criado o Consórcio Araraquara de Transportes, que junto com a empresa Cruz, a gente ganhou a licitação”, afirmou Luciana.

Conforme informado durante a visita, a frota total da Viação Paraty é de aproximadamente 650 veículos. Os ônibus da empresa atuam em transporte urbano, intermunicipal, rodoviário, com fretamento e turismo.

Confira as fotos dos veículos apresentados na garagem nesta terça-feira e a estrutura da empresa:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Nesta conta, incluem-se também os novos ônibus rodoviários da Busscar, que foram apresentados também nesta terça-feira.

Relembre: Viação Paraty, em Araraquara, recebe primeiros ônibus da Busscar

A VIAÇÃO PARATY

A Viação Paraty apresentou para um grupo de admiradores de ônibus e para a imprensa a estrutura da empresa, localizada em Araraquara, no interior de São Paulo. Tanto a área operacional quanto a parte administrativa puderam ser visitadas.

Na oficina da empresa, por exemplo, são executados mais de 30 planos de manutenção para os ônibus. Uma equipe fica responsável por coordenar os trabalhos e outra, por executar os reparos necessários.

Em uma estrutura construída em 2012, os funcionários são orientados a trabalhar de forma organizada. Cada empregado tem uma “baia” com o nome e é responsável tanto pela manutenção do veículo que é colocado no local quanto pela limpeza do espaço onde trabalha.

Na garagem, que também foi apresentada pela Viação Paraty, mais de 200 ônibus ficam estacionados para atender o município de Araraquara. Tanto o transporte escolar quanto urbano e suburbano têm veículos no local. Conforme apresentado durante a visita, a movimentação tem início às 3h30, diariamente.

Com relação à parte administrativa, foram apresentados os sistemas de bilhetagem. Os validadores são da empresa Prodata e contam com biometria facial nas linhas urbanas, biometria digital nas suburbanas e câmeras de segurança em todos os veículos.

A intenção da biometria, segundo a Viação Paraty, é coibir fraudes nos cartões que são utilizados com benefícios tarifários, como para estudantes e idosos. As câmeras, por sua vez, flagram irregularidades na prestação de serviço, como motoristas ao telefone ou passageiros sentados no capô, por exemplo.

Diariamente, a empresa faz uma varredura diária nas imagens registradas pelas câmeras e toma providências com relação a infrações cometidas pelos funcionários.

No caso dos passageiros que utilizam cartões de forma indevida, têm o benefício bloqueado após uma análise biométrica, feita por um sistema, automaticamente.

Durante a visita, também foi apresentado o refeitório dos funcionários, os departamentos Jurídico e de Recursos Humanos.

Programa Acidente Zero 2018

Além de toda estrutura apresentada pela Viação Paraty, durante a visita também foi apresentado o Programa Acidente Zero 2018. O programa tem com objetivo conscientizar motoristas sobre a importância de prevenir acidentes, tratar os passageiros com respeito e auxiliar pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, idosos e gestantes.

O primeiro ciclo de atividades foi realizado de maio a julho deste ano, com uma palestra educativa seguida de vivência, em parceria com o SEST SENAT, envolvendo mais de 800 participantes motoristas, divididos em 55 turmas de 15 integrantes cada.

Neste ano, o tema do treinamento foi “Eu me importo”, com foco em sensibilizar motoristas e funcionários com relação a passageiros com necessidades especiais.

Durante a visita, o Diário do Transporte teve acesso aos detalhes da história da empresa. Uma reportagem especial será publicada neste domingo, 26 de agosto, sobre o tema.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

 

1 comentário em Durante visita à empresa, Viação Paraty apresenta novos ônibus urbanos para Araraquara

  1. Roberto Carlos Camargo // 22 de agosto de 2018 às 15:03 // Responder

    Como participante desse evento quero em primeiro dar parabéns a excelente cobertura do diário do transporte muito bem representado no evento. Em segundo parabenizar e agradecer a Viação Paraty pelo acolhimento e recepção a todos nós. Foi um grande aprendizado sobre o funcionamento da empresa. Podemos perceber que a Viação Paraty está ampliando seus serviços e modernizando as relações com seus colaboradores e usuários.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: