BYD vence licitação na Georgia (EUA) e fecha novo pedido de ônibus elétricos para o Canadá

Contrato no estado do sul dos Estados Unidos prevê ação integrada com outras agências; já no Canadá, BYD comemora primeiro contrato com a província de Quebec

ALEXANDRE PELEGI

A BYD acaba de vencer a licitação para suprir o contrato estadual de transportes públicos do estado da Geórgia (EUA).

A empresa chinesa fornecerá ônibus 100% elétricos movidos a bateria.

Os novos ônibus auxiliarão o estado do sul dos Estados Unidos a reduzir a emissão de gases do efeito estufa em 20% até 2020 e em 40% até 2030, com base nas emissões de 2009.

O contrato estadual será uma fonte de conveniência para todas as entidades governamentais do Estado da Geórgia, incluindo agências, conselhos, instituições, faculdades, universidades, cidades, municípios, condados e outras subdivisões políticas.

Com os preços competitivos deste contrato pré-estabelecido, espera-se que o governo da Georgia possa alavancar seu poder de compra, beneficiando os governos locais e as agências de trânsito e transporte. O modelo de contrato estará disponível para outras entidades governamentais de outros estados americanos.

Bobby Hill, vice-presidente da Divisão de Ônibus Urbanos e Rodoviários da BYD na América do Norte, declarou que a BYD “está animada por trabalhar com clientes na Geórgia e espera aumentar sua presença no estado e melhorar a qualidade do ar para a população local”.

Além do estado, a BYD venceu ainda a licitação para se tornar um dos fornecedores de veículos elétricos da cidade de Atlanta, capital da Georgia. Este contrato inclui ônibus, caminhões pesados e automóveis para frotas de táxi.

O contrato permitirá aos departamentos da cidade de Atlanta a possibilidade de comprar a preços competitivos e rapidamente incorporar os veículos elétricos a bateria com emissão zero. Além disso, as agências externas poderão comprar veículos graças a um acordo de cooperação com a prefeitura.

Como publicado pelo Diário do Transporte (relembre), a BYD anunciou em julho deste ano o a formação de uma joint venture para o primeiro programa de leasing de ônibus elétrico nos Estados Unidos (EUA) em parceria com a Generate Capital, Inc., uma empresa líder no financiamento de ativos de infraestrutura sustentável.

A joint venture, descrita como a primeira do gênero, foi projetada para expandir a frota de ônibus elétricos do país, reduzindo os custos iniciais. A ação já resultou em entregas de ônibus elétricos para mais de 40 clientes nos EUA – incluindo Facebook, Stanford University, UCLA, UCI e Long Beach Transit.

BYD VENDE NOVE ÔNIBUS ELÉTRICOS PARA O CANADÁ

A BYD recebeu também esta semana um pedido de compra do Canadá para nove ônibus elétricos de 9 metros. Os veículos serão utilizados nas cidades de Montreal, a segunda maior do país, e sua vizinha Longueuil. A encomenda foi feita pela Société de transporte de Montréal (STM) – que ficará com 4 veículos –  e pela Réseau de Transport de Longueuil (RTL), que ficará com cinco.

Para Ted Dowling, vice-presidente da BYD Canadá, os ônibus com bateria elétrica de longo alcance fazem sentido em Quebec. “Usamos a eletricidade limpa da estatal de energia Hydro Quebec para carregar nossos ônibus durante a noite. Esse é o melhor uso do excedente de energia e levará as agências de transporte STM e RTL a uma economia de 100.000 dólares por ano só com custos de diesel”, afirmou o executivo.

ttc-byd-front-mount-dennis

Abril deste ano: ônibus 100% elétrico da BYD faz demonstração na garagem de Mount Dennis, da TTC, em Toronto. Crédito: Chris Edwards

Este pedido de ônibus elétricos é o primeiro da BYD na província de Quebec. Já para a cidade de Toronto a BYD venceu no mês de julho de 2018 a primeira ordem de compra de 10 ônibus elétricos para a Toronto Transit Commission (TTC), maior operadora de transporte e trânsito do Canadá e a terceira maior da América do Norte. Pelo acordo assinado, a BYD deverá entregar dez veículos de 12 metros, com uma opção em aberto para 30 ônibus adicionais (relembre).

Além da TTC, que completa seu sétimo pedido de ônibus elétricos da BYD nos últimos dois anos, a gigante chinesa em energia limpa entregou, no início de julho, outros seis ônibus 100% elétricos para as operadoras de transporte público de St. Albert (quatro veículos) e Grande Prairie (dois veículos), cidades canadenses do estado de Alberta.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

2 comentários em BYD vence licitação na Georgia (EUA) e fecha novo pedido de ônibus elétricos para o Canadá

  1. Estou torcendo pra sair do papel o corredor da Radial Leste, e a BYD ganhar pra fazer e operar o mesmo ano que vem.

  2. Interessante, todos os dias o diário pública que a bus vendeu aqui ali, mas pelo jeito agui no BR não vai decolar.
    Aki e do ônibus diesel motor dianteiro.

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Jerusalém terá primeiros ônibus 100% elétricos fornecidos pela BYD – Diário do Transporte
  2. Empresa de turismo de Vancouver, Canadá, decide eletrificar sua frota de 90 ônibus até 2023 – Diário do Transporte

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: