EMTU prepara licitação dos ônibus no Vale do Paraíba e Litoral Norte

Vários ônibus na região ainda não oferecem acessibilidade plena

Secretaria criou comissão de trabalho que pode recorrer à consultoria externa para elaborar como será o edital

ADAMO BAZANI

As linhas metropolitanas gerenciadas pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos no Vale do Paraíba e Litoral Norte vão ser licitadas.

Para dar início à concorrência, que ainda não tem data definida, a STM – Secretaria de Transportes Metropolitanos institui uma Comissão de Trabalho que deve atuar no diagnóstico do sistema da região, traçar as diretrizes e a modelagem do que se deve esperar dos transportes entre os municípios. Com isso, será possível formular o edital. Segundo a resolução, a licitação será internacional e deve haver uma reorganização das linhas para “racionalizar” o sistema. Dois membros da Comissão vão atuar neste aspecto.

A resolução permite que a Comissão de Trabalho contrate uma consultoria externa especializada para dar apoio técnico na elaboração do edital.

A comissão dará ainda subsídios de informações para o “Grupo de Trabalho, a ser criado pelo Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização – CDPED”, com o objetivo de colocar a licitação em prática.

Segundo dados da EMTU, com base em 2017 (último ano completo), na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte são transportados 22 milhões de passageiros por ano, em 370 ônibus, dos quais, apenas 157 com acessibilidade até então.

A idade média da frota era de 5,6 anos. Relembre a matéria:

https://diariodotransporte.com.br/2018/03/15/emtu-frota-mais-velha-menos-onibus-e-queda-no-numero-de-passageiros/

A comissão de trabalho é formada por funcionários da Secretaria dos Transportes Metropolitanos-STM, da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo-EMTU/SP e por um representante da Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões – CMCP.

Entre as obrigações está verificar a atual situação de demanda e econômica do sistema, projeção de passageiros, reformulação das linhas, determinar que tipos de ônibus são mais adequados, dividir os serviços em áreas e lotes, além de verificar pontos relacionados à acessibilidade.

A Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte foi constituída por lei complementar estadual 1166, de 9 de janeiro de 2012. A EMTU assumiu o gerenciamento das linhas da região em março de 2013.

A região possui 39 cidades com 2,5 milhões de habitantes, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

 

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

1 comentário em EMTU prepara licitação dos ônibus no Vale do Paraíba e Litoral Norte

  1. Paulo Roberto Postigo de Oliveira Bittencourt // 11 de julho de 2018 às 17:14 // Responder

    E a licitação do Grande ABC? Quando vai sair alguma coisa??? Será que até a próxima Copa do Mundo no Brasil sai?? Ou vcs tem medo de alguém aqui?? Ou vcs estao levando muito dinheiro com isso tudo?? Eu acredito que estao levando muito dinheiro para não realizarem essa licitação.
    Vamos ver se vcs vão ter coragem para responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: