Corredores BRT de Uberaba (MG) começam a operar ainda no mês de julho

brt vetor Foto: Edden Brito

Prefeitura quer aproveitar período de férias para facilitar ajustes e habituar os passageiros com os novos horários

ALEXANDRE PELEGI

Os dois corredores do BRT de Uberaba devem começar a operar ainda neste mês de julho, segundo informações da Prefeitura da cidade mineira. Isso apesar de os contratos terem sido novamente prorrogados para dezembro deste ano.

Os eixos Sudeste e Sudoeste aguardam apenas a conclusão do projeto operacional das novas linhas e a organização do sistema integrado, segundo o secretário municipal de Obras, Marcondes Nunes, que explicou ainda que a prorrogação é apenas para fins burocráticos.

No início do ano a Prefeitura já anunciara a prorrogação do prazo para a conclusão das obras dos novos eixos do BRT da cidade. Com atraso, o contrato que deveria se encerrar em dezembro de 2017 foi postergado por mais seis meses, com a previsão de entrega do serviço até o dia 21 de junho de 2018, o que não ocorreu.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2018/01/15/uberaba-prorroga-novamente-prazo-para-entrega-das-obras-do-brt/

Com a nova prorrogação para dezembro, a prefeitura garante que a operação começa já nos próximos dias. O motivo da prorrogação contratual foi apenas para permitir os últimos ajustes que estão sendo realizados antes da vistoria final, além do fechamento da prestação de contas junto à Caixa Econômica Federal, financiadora do projeto.

Em declaração ao Jornal da Manhã, de Uberaba, o secretário de Obras informa que os dois corredores estão com o cronograma de obras praticamente finalizado. Restam apenas, segundo ele, a conclusão de recapeamento em alguns trechos e outros acabamentos.

Todos os ônibus que vão operar nos novos corredores dos eixos Sudeste e Sudoeste já estão na cidade.

“Queremos começar a rodar no período de férias para facilitar os ajustes que serão necessários no sistema e as pessoas habituarem com os novos horários”, declarou o secretário municipal de Obras ao Jornal da Manhã, sem especificar o dia para a inauguração.

Marcondes lembra que o sistema BRT mudará as linhas completamente, “pois sairão dos bairros e deixar nos terminais. É preciso uma revisão de todo o circuito desses ônibus. Tem que montar escala de motoristas, com novos horários”, disse.

Dividido em etapas, o BRT Vetor, como é conhecido, começou a operar em janeiro de 2015. O primeiro trecho a entrar em operação comercial foi o Vetor Leste-Oeste, com 5,1 Km de extensão, 10 estações e dois terminais (Oeste e Leste). Nos dias úteis ele transporta 40 mil pessoas.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: