Uberaba prorroga novamente prazo para entrega das obras do BRT

brt vetor

Essa não é a primeira vez que a Prefeitura adia a conclusão das obras. Já foram feitos anteriormente quatro aditivos ao contrato para implantação dos novos corredores

ALEXANDRE PELEGI

A Prefeitura de Uberaba anunciou a prorrogação do prazo para a conclusão das obras dos novos eixos do BRT da cidade.

Com atraso nas obras, o contrato que deveria se encerrar em dezembro foi postergado por mais seis meses, com a previsão de entrega do serviço até o dia 21 de junho deste ano.

Essa não é a primeira vez que a Prefeitura de Uberaba adia a conclusão das obras. Já foram feitos anteriormente quatro aditivos ao contrato das obras de adequação para implantar os novos corredores.

Um exemplo de atrasos na execução das obras é o do trecho do BRT trecho Sudoeste, da avenida da Saudade. O consórcio responsável pelo corredor terceirizou a execução, mas a construtora contratada não avançou nas obras, após entrar em processo de recuperação judicial no início de 2017.

Conforme noticiamos no dia 24 de novembro de 2017, a Prefeitura precisou assumir a infraestrutura das obras desse trecho. Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2017/11/24/prefeitura-de-uberaba-tem-problemas-com-consorcio-e-decide-assumir-obras-do-brt-sudoeste/#prettyPhoto

Para passar a executar as obras, paralisadas após diversos atrasos, a administração municipal teve que antes solicitar autorização e recursos à Caixa Econômica Federal. No dia 1º de dezembro de 2017, por meio de edital publicado no Porta-Voz de Uberaba, que divulga diariamente os atos oficiais no âmbito do governo municipal, o secretário de Obras da prefeitura da cidade mineira, Nagib Facury, informou que a prefeitura recebera recursos provenientes do Pró-Transporte para realizar as obras de implantação do corredor Sudoeste do BRT.

Os valores foram depositados no dia 22 de novembro, feitos pela Caixa Econômica Federal, por meio de contrato de financiamento proveniente do Pró-Transporte, e chegam a R$ 784.622,86. Com o sinal positivo do banco estatal, a prefeitura assumiu agora o serviço, retomando as obras do BRT trecho Sudoeste no dia 3 de janeiro de 2018.

A prefeitura está fazendo os serviços de afastamento de meio-fio, passeios e cabos de fibra ótica, além da implantação da base reforçada de cimento da faixa de ônibus, a criação das baias de estacionamento e o recapeamento da via no trajeto. Caberá ainda ao município executar a sinalização de trânsito no trecho.

A previsão é que o serviço seja executado em 70 dias úteis, mas o período de chuvas pode obrigar a prefeitura a estender o prazo.

Para finalizar as obras do BRT no corredor Sudoeste, a prefeitura chegou a realizar um processo licitatório para a locação de caminhões e máquinas.

Dividido em etapas, o BRT Vetor, como é conhecido, começou a operar em janeiro de 2015. O primeiro trecho a entrar em operação comercial foi o Vetor Leste-Oeste, com 5,1 Km de extensão, 10 estações e dois terminais (Oeste e Leste). Nos dias úteis ele transporta 40 mil pessoas.

Já os outros trechos que completam o sistema BRT, Sudeste e Sudoeste, ainda estão em obras. O trecho Sudoeste tem 6,4 km, e o Sudeste 3,9 km.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: