Cade analisa compra de ativos da Nossa Senhora da Penha pela Guanabara

Guanabara é do Grupo de Jacob Barata - Clique na foto para ampliar

Empresas registraram publicidade de ato de concentração econômica

ADAMO BAZANI

As operações da tradicional empresa de ônibus rodoviários Nossa Senhora da Penha vão ser formalmente integradas a outro grupo tradicional do setor: o Guanabara.

Nesta quarta-feira, 16 de maio de 2018, o Cade – Conselho Administrativo de Defesa Econômica, vinculado ao Ministério da Justiça, deu publicidade, em seus editais, ao Ato de Concentração nº 08700.003084/2018-95 das companhias de ônibus Expresso Guanabara S/A e Empresa de Ônibus Nossa Senhora da Penha S/A.

Segundo o edital, a natureza da concentração é “aquisição de ativos” no setor de “transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, interestadual”

Segundo o Cade, com base no artigo 90 da Lei 12.529/2011, os atos de concentração são as fusões de duas ou mais empresas anteriormente independentes; as aquisições de controle ou de partes de uma ou mais empresas por outras; as incorporações de uma ou mais empresas por outras; ou, ainda, a celebração de contrato associativo, consórcio ou joint venture entre duas ou mais empresas. Apenas não são considerados atos de concentração, para os efeitos legais, os consórcios ou associações destinadas às licitações promovidas pela administração pública direta e indireta e aos contratos delas decorrentes.

O que determina o tipo de concentração é a natureza da publicidade, que neste caso específico é a compra de ativos.

Desde o ano passado, a Expresso Guanabara tem comprado mercados (linhas) da Penha.

Em julho de 2017, por exemplo, foram sete ligações: Fortaleza-Rio, Fortaleza-Salvador, Recife-Salvador, Campina Grande- São Paulo, Sobral-Pelotas, Sobral-São Paulo, Recife-Brasília.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2017/06/07/guanabara-assume-linhas-da-penha-e-amplia-participacao-no-mercado-interestadual/

A Nossa Senhora da Penha pertencente ao Grupo Comporte, de Constantino Oliveira, e a Guanabara, ao grupo do empresário Jacob Barata.

O procedimento analisado pelo Cade não se trata de compra da Penha pela Guanabara, mas estes ativis são

mercados, ou seja, grupos de linhas, conforme o processo que já passou pela ANTT:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

9 comentários em Cade analisa compra de ativos da Nossa Senhora da Penha pela Guanabara

  1. João Luis Garcia // 16 de maio de 2018 às 09:15 // Responder

    Não esqueçamos que a N Sra da Penha não pertence exclusivamente ao Grupo Comporte pois a administração da empresa não está com o Grupo Comporte e sim com os outros membros da sociedade

  2. Carlos Henrique da silva // 16 de maio de 2018 às 12:40 // Responder

    Eu na minha humilde opinião acho que a
    Expresso Guanabara foi quem comprou a Viação Motta, o Chiquinho Feitosa foi só uma Laranja nessa transação… Vale lembrar que a última,compra, de veículos, comprados pela antiga administração da Viação Motta eram 15 Paradiso 1200 usados, oriundos da Expresso Guanabara….

  3. fernando Ribeiro sena // 16 de maio de 2018 às 13:50 // Responder

    deveria ter comprado a itapemirim isso sim daria um novo rumo a ela pq ela merece sim com certeza

  4. Estranho nene Constantino não vende nada.so compra

  5. Eu não vejo qualidade nas empresas do Jacob Barata ,pois a útil e uma M e as demais uma M também.

  6. Não fosse longe são paulo eu ia de oniôni na empresa guanGuana essa empresa é boa para tdo bom atendimento um abraço para dono queria trabalhar nessa empresa um dia mais e difícil

  7. Esse dinheiro saiu de onde ? Das propinas do Detro. Da parceria com Detento Cabral… É isso que o ministério Público e a polícia Federal devia investigar!

  8. NA VERDADE SÃO EMPRESAS DO GRUPO CONSTANTINO E JACOB BARATA SEMPRE TEVE ROLO ENTRE ELAS !! EXEMPLO DA AUTO DIESEL // BREDA RIO // RIO MINHO // REDENTOR // AGRODIESEL // ENTRE OUTRAS QUE ERAM DO NENê CONSTANTINO E DEPOIS VIROU DO BARATA E VICE -VERSA……TUDO FARINHA DO MESMO SACO….ALÉM DISSO SÓ COMPRA ESSA MERDA DE MERCEDES – BENZ//// DIFICIL ESSES GRUPOS COMPRAREM VOLVO E SCANIA

  9. WALTER DA SILVA // 17 de maio de 2018 às 22:22 // Responder

    Oi boa noite a EXPRESSO Guanabara podia por um Convencional de São Paulo X Timbaúba Pernambuco também ne, sera que mas pra frente a EXPRESSO Guanabara vai pegar essa linha são Paulo a Timbaúba.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: