ANPTrilhos lança guia de orientação para passageiros de metrôs, trens e VLT do Brasil

Objetivo da Associação é orientar e fornecer informações para os usuários dos sistemas metroferroviários do país

ALEXANDRE PELEGI

A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) acaba de lançar o “Guia Brasileiro para utilização dos sistemas sobre trilhos”.

O objetivo é orientar e fornecer informações para os usuários dos sistemas metroferroviários do país.

Em versão digital, pode ser baixado diretamente do site da ANPTrilhos e dos operadores metroferroviários de todo o Brasil.

O Guia traz informações úteis para a utilização dos sistemas de metrô, trem e VLT do acesso na estação de origem, durante a viagem, até a saída na estação de destino.

Com 35 dicas de convivência nos trens e estações, o Guia fornece ao usuário exemplos de como agir em situações de emergência, além de informações sobre as regras de uso dos sistemas, e o que ele pode e não pode fazer durante as viagens, com dicas importantes de segurança.

A ANPTrilhos elaborou a ferramenta de orientação para os usuários juntamente com as equipes que atuam nos sistemas.

Conrado Grava de Souza, Diretor de Planejamento da ANPTrilhos,  explica a função do Guia: “Uma interferência em um ponto afeta todo o sistema, então, cada vez mais é importante termos o usuário como colaborador, como parceiro na produção da viagem. Para tanto, as regras e os procedimentos precisam ficar esclarecidos para ele. Os deveres e as obrigações do operador também devem ficar claros. É desta parceria que obtemos a melhor qualidade do serviço e o Guia visa colaborar”.

Para conhecer e baixar o Guia, basta clicar aqui.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

 

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta