Prefeitura de São Carlos vai monitorar ônibus da Suzantur

Painel na Secretaria é complemento do trabalho feito no Centro de Controle Operacional

Coletivos também vão ganhar um sistema de reconhecimento facial

JESSICA SILVA PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE

A Prefeitura de São Carlos, no interior de São Paulo, anunciou que vai passar a monitorar as linhas de ônibus operadas pela empresa Suzantur. Além de apresentar o novo sistema de monitoramento, na manhã desta sexta-feira, 20 de abril de 2018, também foi anunciada a implantação da tecnologia de reconhecimento facial nos coletivos da cidade.

A empresa instalou um painel com o sistema de monitoramento na Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito. A medida foi tomada para atender a um dos requisitos estabelecidos em um acordo entre a Suzantur e a Prefeitura.

O acordo foi realizado em março de 2018, mês em que a prestação de serviços para o transporte coletivo urbano passou a ser feito pela empresa. Na época, o transporte operava com intervenção da Prefeitura.

Relembre: Suzantur retoma transporte coletivo em São Carlos

Segundo o gerente operacional da Suzantur, Aniceser Santana, o painel na Secretaria é uma extensão do trabalho feito no Centro de Controle Operacional da garagem da empresa. “É um recurso voltado pra acompanhamento dos veículos nos trajetos de seus itinerários das linhas. A Prefeitura poderá, agora, acompanhar da mesma forma e gerar relatórios sobre o cumprimento de partidas, pontualidade e conhecer incidências que podem gerar atrasos, como acidentes e desvios” – disse, em nota.

Segundo o gerente, o sistema de monitoramento é feito por GPS. Com isso, a empresa consegue monitorar toda a frota em tempo real. Agora, esse controle também pode ser feito por parte da Prefeitura.

O monitoramento também serve como base de dados para o aplicativo CittaMobi, utilizado pelo passageiro para verificar os horários dos ônibus. O usuário também pode visualizar, em tempo real, o caminho que está sendo seguido pelo coletivo.

A apresentação ocorreu na Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito. Na ocasião, também foi anunciada a implantação do sistema de reconhecimento facial nos ônibus de São Carlos. A tecnologia é utilizada para coibir fraudes em gratuidades e evitar que os bilhetes com as passagens sejam utilizados por terceiros.

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta