Primeiro trem da CPTM em teste chegou a Guarulhos nesta madrugada

Linha 13 deve ser inaugurada até o fim de março. Foto: Denis Castro / Paparazzi Ferroviário

Modelos habitualmente operam na Linha 12. Governo do Estado estima inaugurar Linha 13 para o Aeroporto no fim de março

JESSICA SILVA PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE

Entre a noite desta quarta-feira, 21 de março de 2018, e a madrugada de hoje, 22 de março, os primeiros trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) foram testados nos trilhos da Linha 13-Jade.

A Linha 13 deve ligar a Estação Engenheiro Goulart, na zona leste da cidade de São Paulo às imediações do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

Nos testes, foram utilizadas composições da Série 9500, fabricadas pela Rotem-Hyundai. Os modelos habitualmente operam em outra linha da rede.

Ambas devem fazer parte da frota da nova linha. Os trens foram flagrados na região do Viaduto Estaiado, próximo ao cruzamento das rodovias Ayrton Senna e Hélio Smidt, em Guarulhos.

Com isso, a rede aérea está finalizada no trecho. A CPTM foi procurada pela reportagem do Diário do Transporte para mais detalhes, mas não respondeu até o fechamento desta reportagem.

Composição usada em teste atende linha 12

A ligação ferroviária entre a Capital e a região do Aeroporto é uma antiga promessa do Governo do Estado. Deveria ser entregue antes da Copa do Mundo, em 2014, conforme reportagem publicada pelo Diário do Transporte: Governo Alckmin estuda conceder operação da linha 13 da CPTM para iniciativa privada e promete conclusão da obra para março de 2018

O Secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni, disse no início deste mês, durante a abertura da Estação Eucaliptos da Linha 5 Lilás do Metrô, que a Linha 13 Jade deve começar a operar até o fim de março de 2018.

Relembre:

Inauguração da Estação Eucaliptos da Linha 5-Lilás do Metrô é marcada por tom político

Segundo informações da CPTM, a Linha-13 Jade representa um investimento total do Estado da ordem de R$ 2,3 bilhões. A nova linha terá 12,2 quilômetros de extensão, se​​ndo que uma parte do trajeto será feita em superfície (4,3 km) e outra em elevado (7,9 km).

No total serão duas novas estações: Guarulhos Cecap e Aeroporto Guarulhos, além da Estação Engenheiro Goulart, integrando com a Linha-12 Safira.

Comentários

Comentários

  1. Pelo menos a notícia é boa.

  2. Antonio disse:

    Mesmo marcada por tom político a noticia foi ótima! parabéns aos envolvidos!

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading