Ao visitar produção de biarticulado, Greca diz que tarifa de ônibus em Curitiba não sobe em 2018

Greca em visita à fabricação de biarticulados Foto: Franklin de Freitas/Bem Paraná. Clique na foto para ampliar

Prefeito de Curitiba ainda afirmou que cobra viações a instalação de câmeras de segurança

ADAMO BAZANI

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, visitou na tarde desta segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018, a linha de produção da montadora Volvo, na mesma cidade, para acompanhar a montagem do lote de 25 ônibus biarticulados que serão comprados pelas empresas operadoras e foram prometidos pelo poder público para março.

Conforme noticiou o Diário do Transporte na semana passada, o primeiro veículo chegou à empresa Transporte Coletivo Glória, mas profissionais do setor em Curitiba acreditam que todo o lote não deve ficar pronto até o aniversário da cidade, em 29 de março.

https://diariodotransporte.com.br/2018/02/22/primeiro-biarticulado-novo-chega-ao-sistema-de-curitiba-mas-lote-de-25-nao-deve-ficar-pronto-antes-do-aniversario-da-cidade/

Os biarticulados são do modelo B 340M e têm capacidade para até 270 passageiros.

Na ocasião, Greca afirmou à imprensa que neste ano não haverá aumento de tarifa para o passageiro, conforme já havia anunciado no início do ano.

Mas as empresas devem receber em fevereiro aumento de tarifa-técnica, que é a remuneração por passageiro transportado, A diferença de custos seria “bancada” pelo caixa superavitário da Urbs, que fechou 2017 com saldo de R$ 47 milhões, e retendo um valor menor da remuneração das viações. Hoje a Urbs retém das empresas de ônibus, R$ 0,18 por passageiro que passa nas catracas dos terminais, ônibus e estações-tubo.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2018/02/22/primeiro-biarticulado-novo-chega-ao-sistema-de-curitiba-mas-lote-de-25-nao-deve-ficar-pronto-antes-do-aniversario-da-cidade/

Na ocasião, Greca também disse que todos os novos biarticulados já virão com câmeras de segurança, inclusive uma medida para tentar barrar a onda de arrastões e assaltos ao sistema.

Nos ônibus antigos também deve haver câmeras. Greca disse que já cobra das empresas a instalação dos equipamentos, de acordo com o Portal Bem Paraná.

Conforme mostrou o Diário do Transporte, a Urbs havia sinalizado no passado que não teria dinheiro para remunerar as empresas por este investimento nas câmeras e há na Câmara Municipal um projeto de lei que visa estabelecer parcerias com empresas privadas que pagariam a instalação dos equipamentos em troca de publicidade nos ônibus, estações-tubo e terminais.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2018/02/20/50072camera-onibus-curitba/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading