Ônibus da Express Transportes é o quinto veículo a rodar em São Paulo com nova tecnologia de resfriamento de motores

Ônibus da Express Transportes Urbanos já com sistema EEC

Equipamento Electric Engine Cooling (EEC), parceria Modine/SPAL, foi instalado nesta semana

ALEXANDRE PELEGI

express_transporte_02Mais um retrofit do EEC – Electric Engine Cooling foi instalado nesta semana, desta vez num ônibus da Express Transportes Urbanos, empresa que opera em 34 linhas interligando bairros da região leste e o centro da cidade de São Paulo (foto ao lado).

Com este, já são cinco veículos operando na capital com o novo sistema de resfriamento de motores. Antes, já haviam sido instalados equipamentos nas empresas Santa Brígida (o primeiro, em outubro de 2016); Sambaíba e Cidade Dutra (em dezembro de 2017) e recentemente na Vip, no último dia 30 de janeiro. A próxima instalação deverá ocorrer num veículo da Via Sul.

Produzido pela parceria Modine/SPAL, o EEC – sigla para Electric Engine Cooling (sistema de Resfriamento elétrico do motor) foi instalado num ônibus O500U – 2011, e vai operar na Zona Leste da capital. A linha ainda será definida pela empresa.

Como já noticiamos, em função do sucesso inicial, e até mesmo pela necessidade premente das operadoras de ônibus de reduzir custos e ainda atender a exigências ambientais – redução do índice de emissões e de ruído -, os testes de rua com o retrofit do EEC se espalharam pelas empresas do sistema de transporte público coletivo de São Paulo.

O novo sistema de resfriamento elétrico do motor é uma nova alternativa que traz como diferencial a utilização de ventiladores elétricos que trabalham independentemente do motor, ao contrário do sistema tradicional.

A tecnologia é resultado de uma parceira vitoriosa entre as empresas Modine (líder global em sistemas térmicos) e SPAL Automotive (empresa italiana que fabrica eletro-ventiladores axiais e centrífugos de alta durabilidade), que trouxe para o Brasil o novo sistema de arrefecimento.

Os testes de rua do EEC são necessários para avaliar o novo sistema de resfriamento elétrico do motor na aplicação real. Como explica Fernando Rodrigues, gerente sênior de engenharia da Modine, “colocando o retrofit do EEC em empresas que atuam em diferentes locais da capital estamos cobrindo todos as regiões e assim as diversas condições de uso na cidade”.

Os testes até agora já produziram resultados importantes, observados pela equipe técnica da Modine e SPAL, como também pelos frotistas, quanto ao desempenho e à economia de combustível. No caso do primeiro equipamento de EEC instalado “a economia de diesel gira em torno de 5%”, conta Fernando Rodrigues.

O mercado americano atesta o sucesso do sistema de resfriamento de motores desenvolvido pela Modine e pela SPAL. “Apesar de inédito no Brasil, já temos mais de 5 mil carros rodando no mercado dos EUA, entre ônibus comuns e articulados”, afirma o engenheiro da Modine.

Fernando relata ainda que para o frotista, “além da economia de combustível, tem a questão de manutenção do sistema que é praticamente zero, pois só precisa fazer a limpeza, o que é bem simples: basta apertar um botão que reverte a rotação das hélices”.

“Outro ponto importante é o nível de ruído, que atinge em torno de 70 dB. Este diferencial  está sendo um grande atrativo para as empresas, haja vista que o ruído hoje é um problema. No sistema tradicional, quando a hélice acopla, o nível de ruído pode superar os níveis regulamentados pela CETESB/SPTrans, e quando isso acontece o carro é reprovado na vistoria. Esta informação nos foi repassada pelos próprios frotistas” relata o engenheiro da Modine.

Na questão custo/benefício, o engenheiro da Modine relata: “Para nós, até aqui, tem ficado claro que após instalar o sistema de resfriamento de motores EEC o frotista terá um payback entre 1 e 2 anos, graças à redução do consumo. Isso depende muito da aplicação, evidente, mas há ainda as outras vantagens que citamos”.

A previsão é que ainda neste mês de março será feita a instalação do sistema Electric Engine Cooling em ônibus articulados de três diferentes empresas: Cidade Dutra, Sambaíba e VIP.

 

Relembre as matérias feitas sobre o sistema EEC:

SPAL traz nova tecnologia de resfriamento de motores de ônibus para o Brasilhttps://diariodotransporte.com.br/2017/08/08/spal-traz-nova-tecnologia-de-resfriamento-de-motores-de-onibus-para-o-brasil/

Viação Santa Brígida testa tecnologia de resfriamento de motores que economiza 5% de diesel: https://diariodotransporte.com.br/2017/08/26/santa-brigida-testa-nova-tecnologia-de-resfriamento-de-motores-de-onibus/

Retrofit com nova tecnologia de resfriamento de motores de ônibus reduz ruído da hélice e índice de emissões:  https://diariodotransporte.com.br/2017/12/20/retrofit-com-nova-tecnologia-de-resfriamento-de-motores-de-onibus-reduz-ruido-da-helice-e-indice-de-emissoes/

Ônibus da VIP Transportes recebe retrofit com nova tecnologia de resfriamento de motores: https://diariodotransporte.com.br/2018/02/01/onibus-da-vip-transportes-recebe-retrofit-com-nova-tecnologia-de-resfriamento-de-motores/

Assista ao vídeo institucional que explica em detalhes o funcionamento e as vantagens do sistema “EEC” (Electric Engine Cooling – sistema de Resfriamento elétrico do motor):

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

1 Trackback / Pingback

  1. Ônibus da Express Transportes é o quinto veículo a rodar em São … – MECÂNICA Diesel em Ararangua

Deixe uma resposta