Tarifas de ônibus municipais da SPTrans, Metrô e CPTM irão para R$ 4

Ônibus urbano em São Paulo

Integrações devem ter percentuais menores

ADAMO BAZANI

A tarifa unitária de ônibus municipais de São Paulo gerenciados pela SPTrans, do Metrô e da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos será de R$ 4

O aumento deve ser aplicado até o dia 8 de janeiro.

O anúncio oficial será feito nesta quinta-feira, 28 de dezembro.

O reajuste é de 5,26% e fica abaixo da inflação do período que a tarifa ficou congelada que, pelo IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo foi de 8,9%.

Se fosse aplicado o IPCA, o valor iria para R$ 4,14. Técnicos do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura, considerando aumentos acima da inflação, como do óleo diesel, queriam que a tarifa fosse para R$ 4,20 (10,5% de reajuste), o que foi descartado pelo setor político.

O último reajuste ocorreu em janeiro de 2016. Em 2017, o prefeito João Doria decidiu congelar a tarifa unitária dos ônibus, sendo seguido pelo governador Geraldo Alckmin.

Somente com subsídios aos serviços de ônibus, a prefeitura de São Paulo desembolsou neste ano cerca de R$ 3 bilhões. Nesta conta entram as gratuidades, integrações e o congelamento.

Para 2018, a Câmara Municipal aprovou Orçamento R$ 700 milhões menor para subsídios, alçando R$ 2,34 bilhões.

As integrações entre o sistema de trilhos e de ônibus também devem ter aumento no início de janeiro, mas num percentual menor. Isso porque, foram reajustadas neste ano, depois de longa disputa judicial entre janeiro e abril.

Na ocasião, as integrações subiram mais que o dobro da inflação acumulada.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

4 comentários em Tarifas de ônibus municipais da SPTrans, Metrô e CPTM irão para R$ 4

  1. Absurdo
    Total irresponsabilidade
    Desrespeito com o dinheiro público e com os contratos
    Afinal ao deixar de aumentar a tarifa corretamente a atual gestão continuará a subsidiar o setor
    Isso acarretará um grande problema para os outros municípios pois a cidade de São Paulo sempre foi uma espécie de balizador, porém são poucas as cidades que subsidiam à tarifa
    Tudo porque o atual prefeito cometeu o grande erro de não aumentar a tarifa esse ano e agora em 2018 teremos eleições

  2. Srs a tarifa tem q ser técnica e para isso tem a planilha da ANTP que garante cálculos operacionais corretos e tb define q nível de subsídio o governo terá q implementar. Do jeito q estão fazendo continua meramente política , em cima do usuário e operadores e o transporte fica nesse joguete político ! Como ex: Paris tem 66% e Eua como um todo 50% de subsídio na tarifa sendo a opração do próprio governo ! Não tem mágica .

  3. Amigos, boa noite.

    “O reajuste é de 5,26% e fica abaixo da inflação do período que a tarifa ficou congelada que, pelo IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo foi de 8,9%.”

    Mais do mesmo.

    Caranguejada zigzagueada, 21/21, sujeira interna, Linhas Penha Lapa e as “pseudos linhas novas”, muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito em breve, logo ali.

    3 anos após a assinaturas do novos contratos.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    “SDS” = Só Deus Sabe.

    Isto que é “JESTÃO”.

    E a fiscalizadora, custa quanto ao contribuinte ?????

    No Edital no tem NOVAS LINHAS consta tudo inclusive história, mas a relação das linha NÃO EXISTE.

    Tá mais fácil achar no Edital a estória do Pinóquio do que as novas linhas.

    Eeeeeeeee mesmisse da mesmisse.

    Att,

    Paulo Gil

  4. Kkkkk só rindo desde nosso país entra ano sai ano e continua mesma coisa só AUMENTOS….depois vem com essa conversa de cidade linda….cadê o povo reclamando como fizeram lá trás e o que adiantou ou seja nada mudou…
    Políticos que não pensam no povo… esse país infelizmente em quanto tiver esses políticos falastroes e esses partidos todos corruptos não vamos a lugar algum…!!!
    Que Deus nos abençoe e nos de forças todos os dias para trabalhar e vivermos dignamente na nossas vidas um feliz 2018 a todos…!!

1 Trackback / Pingback

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