Terminal Parque Dom Pedro terá catracas de acesso após agressão a ator

Catracas de acesso no Terminal Lapa. Objetivo é aumentar segurança e ter controle da frequência.

Diogo Cintra, de 24 anos, disse que foi expulso de terminal por seguranças e entregue a agressores

ADAMO BAZANI

A SPTrans estuda implantar catracas de acesso no Terminal Parque Dom Pedro II, o mais movimentado da cidade, como já ocorre desde 05 de abril, no Terminal Lapa, na zona Oeste de São Paulo. Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2017/04/05/terminal-lapa-e-reformado-e-passa-a-ter-controle-de-acesso/

A gestora dos transportes da cidade já projetava o sistema para os demais terminais da cidade. O Terminal Parque Dom Pedro II deve ser um dos próximos. Ainda não há data para a implantação dos controles de acesso, mas o caso de agressão contra o ator Diogo Cintra, de 24 anos, fez com que voltassem as discussões sobre a segurança nos terminais de ônibus da cidade e imediações.

Diogo diz que na madrugada do último dia 15 voltava de uma balada quando nas proximidades do terminal foi abordado por dois homens que pediram o celular e dinheiro.

O ator conta que correu para o terminal procurando ajuda, mas os seguranças o expulsaram do local e permitiram que a dupla, que já estava com mais pessoas, o agredisse.

Diogo ainda conta que os seguranças os acusaram de roubo, sendo que ele seria a vítima.

A SPTrans e o SPUrbanuss, sindicato das empresas de ônibus, que cuidam do terminal, determinaram o afastamento de seis seguranças.

No Terminal Lapa, o controle de acesso não consiste em pré-embarque, ou seja, pagamento da tarifa antes de o passageiro entrar no ônibus. As catracas não debitam o valor da tarifa. O tempo necessário para integração continua sendo contabilizado quando o usuário passar pela catraca do ônibus.

Assim, não há cobrança da passagem e nem contabilização do tempo de integração ao entrar no terminal.

O novo modelo de acesso aos terminais também deve ser levado em consideração no processo de concessão dos espaços à iniciativa privada, com possibilidade de obras de requalificação nos espaços e no entorno.

No caso do terminal Parque Dom Pedro II, o controle é mais complexo que no da Lapa, por possuir mais de um acesso e movimento maior.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Se for só pra segurança beleza, se for igual antigamente pra pagar antecipado, pagar no ônibus jamais.

  2. Jessica disse:

    Pq o povo não sabe que esses de colete verde é porteiro e controladores de acesso não tem mais segurança nos terminais urbanos trocaram segurança por porteiros disfarçado de coletes verdes dando a impressão q seja um segurança pessoal olhem o crachá!

  3. Maria Aparecida disse:

    Já teve e tiraram agora a falta de caráter e preconceitos e culpa das catracas,isso não impede deles fazer oque fizeram com esse rapaz, deve espulsa e esses segurança e da uma boa indenização a esse rapaz é um bom treinamento as futuros seguranças seria o justo!!

  4. Márcio Pereira da Silva disse:

    Vai se boa fica muitos pessoas querendo rouba passageiros já presenciei eu traballo na madrugada entro ônibus term R Carvalho

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading