TRF decide pela prisão imediata de deputados envolvidos na operação Cadeia Velha

Foto: ASCOM PMDB-RJ

Após a votação, os desembargadores determinaram a expedição imediata dos mandados de prisão. Assembleia do Rio terá agora de ratificar a decisão

ALEXANDRE PELEGI

A pedido do Ministério Público Federal (MPF), o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) analisou nesta quinta-feira (16) os pedidos de prisão dos deputados estaduais Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi.

Segundo o MPF, os deputados agiram para proteger os interesses das empresas de ônibus do Rio de Janeiro.

Os três parlamentares são alvo da operação Cadeia Velha, desdobramento da Lava Jato deflagrada às vésperas do feriado de 15 de novembro, que investiga pagamentos de propinas a agentes públicos pela Fetranspor – Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro.

Investigações e depoimentos revelaram que os parlamentares se utilizaram de cargos políticos para a prática de corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Por decisão do desembargador do TRF2, Abel Gomes, os pedidos de prisão tiveram de ser submetidos ao colegiado na tarde de hoje.

Jorge Picciani é atualmente presidente da Alerj, cargo anteriormente ocupado por Paulo Melo. Edson Albertassi é o atual líder do governo estadual na Assembleia.

No julgamento, o Tribunal decidiu por 5 a 0 que o presidente da Alerj e os outros dois deputados serão presos por suspeita de crimes apurados pela Operação Cadeia Velha. Os desembargadores decidiram que a prisão será imediata. Logo, elas ocorrerão antes mesmo da análise da Assembleia sobre o caso. Após a votação, os desembargadores determinaram a expedição imediata dos mandados de prisão.

Caberá agora à Alerj ratificar a decisão do Tribunal. Em sua decisão, o desembargador Messod Azulay Neto afirmou que a decisão do TRF deverá ser submetida ao plenário da Assembleia.

Após a decisão do Tribunal, a procuradora Silvana Batini afirmou:

“O Ministério Público Federal considera que esta é uma decisão história e importante. Absolutamente necessária porque o enfrentamento da criminalidade organizada no Rio de Janeiro precisa de decisões corajosas, decisões que enxerguem a realidade dessa situação. Nos estamos hoje contentes porque ela atende aos reclames da sociedade e aquilo que o Ministério Público entende como necessário para o estabelecimento da ordem pública Fluminense”.

No entanto, para que os deputados Picciani, Albertassi e Melo sejam presos, será preciso o aval da Alerj, o que significa que o pelnário precisará votar a favor da decisão do TRF em maioria absoluta. Isso significa 35 votos mais 1. Nos bastidores da casa legislativa a expectativa é de que os parlamentares da base livrarão os colegas da prisão.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading