Chat da CPTM atende mais de 300 nos primeiros dez dias

Publicado em: 19 de julho de 2017

Trem histórico do “Expresso Turístico” foi o principal tema abordado por internautas no chat.

De acordo com a companhia, maior parte das dúvidas foi em relação ao Expresso Turístico, feito com trem histórico. Horário de atendimento será ampliado a partir de 1º de agosto

ADAMO BAZANI

O chat da CPTM, um atendimento online pela internet, que ainda funciona de maneira experimental, atendeu a 332 solicitações nos primeiros 10 dias de testes, entre 4 e 14 de julho.

A informação é da própria Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

Inicialmente os serviços do Conexão CPTM, como é chamado o chat, estão disponíveis de segunda a sexta-feira das 9 h às 15 h.

Nesse período, também foi possível analisar as possibilidades de melhoria de atendimento, tanto do próprio chat como dos serviços de trens como um todo.

Ainda de acordo com a CPTM, 25% dos contatos se referiam ao Expresso Turístico, uma locomotiva dos anos de 1950 que faz um passeio histórico com destino a Mogi das Cruzes, Jundiaí ou Paranapiacaba (Santo André), aos finais de semana.

Em seguida, a maior parte dos contatos consistiu em solicitações e dúvidas sobre os procedimentos operacionais da CPTM.

O gerente de Relacionamento da CPTM, Sérgio de Carvalho, disse, em nota, que a partir de 1º de agosto o horário de atendimento será ampliado.

“A ideia inicial foi realizar o atendimento das 9h às 15h para familiarizar tanto as pessoas quanto os empregados ao novo processo”, relata.  “A expectativa era exatamente essa, obtivemos mais de 300 interações, volume bom para a novidade. A partir de 1º de agosto, o Conexão CPTM funcionará das 5h às 21h e, assim, temos a expectativa de interagir com um número maior de pessoas”.

Sérgio de Carvalho também informou que o chat estará disponível no aplicativo da CPTM e os relatos dos passageiros poderão ser usados para direcionar investimentos da companhia.

“Também queremos transformar os dados em informações, pois demandas que vem dos passageiros podem ser um sinal de onde devemos investir ou melhorar já que o canal é totalmente aberto para sugestões e denúncias entre outras manifestações do público”.

A CPTM também explica que para usar o chat, basta entrar no site da empresa e selecionar a área de atendimento ao usuário.

Para utilizar o chat, basta um celular smartphone, tablet ou computador com acesso à internet para navegar no site da CPTM ( www.cptm.sp.gov.br ). Na página Atendimento ao Usuário há um ícone para o cidadão interagir on-line.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    O que interessa mesmo a CPTM fica muda há mais de meio século.

    E o vão entre o trem e a plataforma ??

    Isso nem o chat responde.

    Parem de fazer marketing.

    Relaxo.

    Att,

    Paulo Gil

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