Alckmin entrega dois novos trens para a CPTM
Publicado em: 14 de julho de 2017
Os dois trens fazem parte do lote de 65 unidades adquiridas pela CPTM, 35 foram encomendadas à empresa espanhola CAF e 30, à Hyundai Rotem.
ALEXANDRE PELEGI
Hoje (14) pela manhã o Governador Alckmin entregou dois novos trens para a CPTM.
Um é da série 9.500, fabricado pela Hyundai Rotem, e circulará na linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato). O outro trem, da série 8.500, foi produzido pela CAF, e servirá na linha 11-Coral Expresso Leste (Luz-Guaianases).
O Governador informou que os novos trens, o 15º e o 16º, são os mais modernos do mundo, “com ar-condicionado, câmeras de vídeo, motorização maior e vagão contínuo”.
O governador, que estava acompanhado pelo secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, e pelo presidente da CPTM, Paulo de Magalhães, garantiu que até o final do ano seu governo entregará mais 22 novos trens. “Com isso, estamos substituindo as composições da década de 1950, muito antiquadas, e também aumentando o número de trens, para oferecer mais horários e oferecer mais conforto aos usuários”, disse o governador.
Os dois trens fazem parte do lote de 65 unidades adquiridas pela CPTM, 35 foram encomendadas à empresa espanhola CAF e 30, à Hyundai Rotem.
Das 14 composições já entregues, três operam no Expresso Leste, na linha 11-Coral e 11 na linha 7-Rubi.
Os novos trens fazem parte do processo de padronização da frota de todos os trechos da CPTM, de acordo com a necessidade operacional.
A linha 7-Rubi é a maior da CPTM e liga a Estação da Luz a Jundiaí, ao longo de 60,5 quilômetros de extensão e transporta, em média, 425 mil pessoas por dia útil.
A linha 11-Coral tem 50,8 km de extensão. Desse total, 24,2 km estão na capital e compreende o trecho de Luz a Guaianases, o chamado Expresso Leste. Somente nesse trecho, circulam, em média, 478 mil usuários diariamente. A linha segue até a estação Estudantes, em Mogi das Cruzes, e transporta, ao todo, 682 mil passageiros por dia, o que faz dela a mais movimentada da CPTM.
Os novos trens têm salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), e possuem monitoramento com câmeras na parte externa e interna.
Além disso são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência, e dispõem de monitores digitais internos com informações e interação das principais notícias sobre a prestação de serviços, além de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.
SAIBA MAIS:
A licitação de compra dos trens da Hyundai Rotem pela CPTM está no centro de uma investigação do Ministério Público Estadual (MPE), conforme anunciamos em matéria de maio passado. (Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2017/05/05/novos-trens-da-cptm-nao-apresentam-confiabilidade-diz-relatorio-da-engenharia-do-mp/)
Em 27 de junho de 2017 noticiamos que a Hyundai solicitou ao Estado a extensão do prazo de entrega das 30 unidades de oito carros para a malha da CPTM. (Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2017/06/27/hyundai-rotem-quer-mais-prazo-para-entregar-trens-para-a-cptm/)
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte



Amigos, bom dia.
Ufa, pelo menos uma BOA NOVA nos transportes de Sampa.
Uma curiosidade; os trens da Sorocabana eram com carros contínuos, depois fecharam; agora depois de décadas dizem que é novidade.
Rssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss
BASILLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
Não esqueçam de caprichar na manutenção da malha, pois um descarrilamento irá custar muiiiiiiiiiiiiiito caro.
ATENÇÃO AI EM MANUTENÇÃO DA CPTM, e cuidem mais da DIAMANTE, pois essa é a verdadeiro Jóia da CPTM.
Ops, o trem é novinho, mas…
“CUIDADO COM O VÃO E A ALTRA ENTRE O TREM E A PLATAFORMA”
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Att,
Paulo Gil
Só dois?