Santo André analisa três propostas para reformulação dos transportes

Suzantur deve continuar por um bom tempo com esta forma de contratação em Santo André

Como licitação do sistema de Vila Luzita será realizada apenas após este procedimento, Suzantur deve ficar até metade de 2018

ADAMO BAZANI

A Prefeitura de Santo André recebeu três propostas de empresas interessadas na licitação para a elaboração de um estudo para reformular o sistema de transportes da cidade.

Agora, a comissão da prefeitura vai analisar a documentação e as propostas comerciais.

O estudo deve ficar pronto num período de seis meses, podendo ser prorrogado por outros seis meses após assinatura do contrato, que deve ocorrer até a metade do ano.

Em sua conta pessoal no Facebook, o prefeito de Santo André, Paulo Serra, diz que a licitação do sistema de Vila Luzita, operado por autorização a título precário pela empresa Suzantur de Mauá, só deve ser realizada após a conclusão deste estudo de reformulação de rede.

Como será necessário analisar as três propostas do estudo, respeitar o tempo para eventuais recursos, assinar o contrato, começar o estudo, concluir o levantamento, a prefeitura então verificar o estudo e, com base nele, elaborar e lançar o edital de licitação do sistema de Vila Luzita, receber as propostas, respeitar os prazos de recursos … a Suzantur deve continuar no sistema até metade de 2018, isso se não houver nenhum entrave no meio do caminho.

A empresa de Claudinei Brogliato entrou no sistema por contrato emergencial em outubro do ano passado, após a Expresso Guarará, da família Passarelli, ter decretado falência.

Ainda na gestão de Carlos Grana, em dezembro, a prefeitura abriu uma licitação. No entanto, havia uma série de contestações e dúvidas sobre o certame que foi descontinuado pela atual gestão de Paulo Serra.

O novo edital não ficou pronto até o fim do contrato emergencial, que foi em abril.

Assim a prefeitura decidiu fazer a contratação por autorização a título precário por tempo indeterminado.

O sistema de Vila Luzita tem 15 linhas e responde pela maior demanda individual geográfica da cidade por 20 anos. A cidade tem uma média mensal em todo o sistema de 4,82 milhões de passageiros. Somente o sistema tronco-alimentado reúne 1,086 milhão de passageiros por mês, sendo que destes, 792,3 mil são pagantes.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes