Metra inova e usa Facebook e YouTube para mostrar à população como funciona uma empresa de ônibus

onibus Em um dos programas, Metra mostra como funciona o controle da operação

Série de vídeos chamada “Por Dentro da Metra” explica o papel dos diferentes setores da empresa que opera ônibus e trólebus no corredor Metropolitano ABD

ADAMO BAZANI

Muitos passageiros que veem os ônibus nas ruas e nos corredores não têm a noção da equipe necessária para que os veículos possam prestar serviços à população e os altos investimentos para isso. É um contingente de profissionais, desde os setores administrativos até manutenção, limpeza, controle operacional, fiscalização, segurança, borracharia, funilaria e tantos outros.

As equipes atuam 24 horas por dia e a madrugada é um dos períodos mais movimentados numa garagem de ônibus.

Por outro lado, o setor de transportes como um todo ainda enfrenta uma grande deficiência: não se comunica adequadamente com o seu cliente, que é o passageiro.

Não basta apenas ficar respondendo reclamações ou informando mudanças de linhas. É necessário criar uma ligação com o usuário e a tecnologia pode ser uma boa ferramenta para isso.

A Metra, empresa concessionária do Corredor Metropolitano ABD, que liga as zonas Sul e Leste da capital paulista por municípios da região do ABC, criou um case interessante para o setor e também para os passageiros e gestores públicos.

Chamada de “Por Dentro da Metra”, a iniciativa resultou na produção de uma série de vídeos curtos e informativos, explicando como atuam os diferentes setores da empresa e destacando diferenciais como os investimentos em sustentabilidade, a exemplo da estação de tratamento de água, no CCO -Centro de Controle Operacional e na tecnologia para gestão e monitoramento dos serviços.

Apesar de ser uma ação da comunicação e marketing, não se trata propaganda simplesmente, segundo a Metra, mas mostrar como é a atuação da empresa e informar ao passageiro as ações para melhorar a prestação de serviços.

Se o passageiro é cliente, a lógica é que este cliente conheça bem o produto ou serviço que está consumindo ou utilizando.

A cada semana é postado um vídeo novo na página oficial da empresa no Facebook: https://www.facebook.com/MetraTransportes/

As publicações continuam

Acompanhe alguns exemplos de vídeos:

 

 

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes