Sindicato diz que dinheiro obtido com venda da Busscar não será suficiente para pagar dívidas trabalhistas

Busscar Modelo rodoviário da Busscar. Caio deve investir neste segmento

Encarroçadora foi adquirida por sócios da Caio por preço mais de cinco vezes menor que o proposto em primeira tentativa de leilão no ano passado

ADAMO BAZANI

Na primeira tentativa de leilão da fabricante de carrocerias Busscar, em 2016, que ocorreu há mais de um ano, em 15 de março, as três unidades fabris adquiridas nesta semana por sócios da Caio, encarroçadora do interior paulista, custariam R$ 369.305.922,65 (trezentos e sessenta e nove milhões, trezentos e cinco mil, novecentos e vinte e dois reais e sessenta e cinco centavos). – Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2016/03/15/%EF%BB%BFleilao-da-busscar-ninguem-apresenta-propostas-e-nova-rodada-sera-realizada-no-proximo-dia-29/

Mas, o grupo paulista, comandado pela família Ruas, a maior operadora de ônibus municipais de São Paulo, conseguiu da Justiça homologação da compra, no dia 21 de março de 2017, com assinatura no dia 22, por R$ 67,15 milhões, valor cinco vezes e meia menor que o estipulado inicialmente há um ano. O montante foi dividido em um sinal de R$ 9,4 milhões e mais  50 parcelas do restantepelos próximos quatro anos, compreende as unidades da Busscar em Joinville, Pirabeiraba e Rio Negrinho, assim como seus terrenos, edificações, maquinário e móveis. As parcelas terão correção monetária.

Esse deságio é uma das preocupações expressadas pelo Sindicato dos Mecânicos de Joinville, que representa os trabalhadores que foram desligados da Busscar. A encarroçadora, fundada em 1946, pela família Nielson, teve a falência decretada pela primeira vez em 2012, abrindo margem para disputa judicial.

De acordo com a entidade sindical, as dívidas da Busscar giram em torno de R$ 1 bilhão. Somente os débitos trabalhistas, somam R$ 250 milhões e 5,5 mil trabalhadores cobram na Justiça os direitos.

Pela negociação, aprovada pela justiça, o grupo da Caio não foi obrigado a assumir as dívidas da antiga administração.

Isso porque, a Caio não adquiriu a marca Busscar e sim os patrimônios, equipamentos e gabaritos dos ônibus da empresa.

A maior esperança de arrecadação seria justamente a venda dos patrimônios.

Para pelo menos tentar diminuir aflição dos trabalhadores, o sindicato faz um abaixo assinado com o objetivo de conseguir a divisão igual ou proporcional a todos os empregados. Pelas regras atuais, alguns deles poderiam ficar sem nenhum recurso neste primeiro momento.

17505071_1417405928311803_1457873299544483788_o

Com arrecadação bem abaixo dos valores das dívidas, os trabalhadores temem não receber integralmente seus direitos até o final da vida.

Os outros credores, como bancos, fornecedores e o próprio poder público, já que há um grande volume de impostos em atraso, também temem.

Se não houver nenhuma contestação na justiça, ou algum problema de documentação, o que praticamente está descartado, a Caio assume agora, em abril, a administração. Em maio, deve começar a contratar trabalhadores, dando preferência a ex-funcionários da Busscar.

Entretanto, ainda não há uma data para o início das operações. A tentativa é para o segundo semestre.

A encarroçadora paulista é líder no segmento de urbanos, com pouca expressividade nos ônibus rodoviários, e quer investir justamente neste ramo de atuação dos transportes, hoje liderado pela Marcopolo.

A Busscar chegou por diversos momentos a ser líder nacional de produção de ônibus, em especial de modelos rodoviários, embora era também expressiva entre os ônibus urbanos e metropolitanos.

HISTÓRICO DAS MAIS RECENTES TENTATIVAS DE LEILÃO DA BUSSCAR:

Foram várias tentativas de leilão da Busscar, três somente em 2016. Todas esvaziadas. A cada uma delas, o valor caía.

– Primeira tentativa: 15 de março de 2016, as três unidades fabris (Unidade Joinville SC – Fábrica de Carrocerias / Unidade Pirabeiraba – Joinville SC – Fábrica de Peças / Unidade Rio Negrinho SC – Fábrica de Peças)  custariam R$ 369.305.922,65 (trezentos e sessenta e nove milhões, trezentos e cinco mil, novecentos e vinte e dois reais e sessenta e cinco centavos)

– Segunda tentativa: 29 de março de 2016.  O valor seria de R$ 221,5 milhões (incluindo ativos reivindicados na Justiça, e incertos) ou, na prática, R$ 176,5 milhões (descontados os ativos) por todas as empresas do grupo. – 60% do valor do primeiro leilão

– Terceira Tentativa: No dia 8 de julho, terminou sem lance o terceiro leilão da empresa. Seria aceita oferta de quantia igual ou superior a 49% do valor da avaliação- do primeiro leilão.  R$ 133.151.088,11. Também sem propostas.

CAIO “NAMORAVA” HÁ MUITO TEMPO A BUSSCAR:

O namoro entre a empresa de Botucatu, atualmente especializada apenas em ônibus urbanos, e que não preenche o mercado de ônibus rodoviários, é antigo.

Em 2007, a Caio já havia procurado sócios da Busscar para uma fusão. As negociações não avançaram.

Em setembro de 2011, antes mesmo da falência da Busscar, a Caio já tinha confirmado interesse na encarroçadora de Joinville. Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2011/09/28/busscar-caio-fala-em-primeira-mao-com-blog-ponto-de-onibus/

Em outubro daquele ano, porém, a Justiça indeferiu a proposta da Caio que previa pagamento de R$ 40 milhões pelo complexo.

Em 15 de fevereiro de 2012 foi anunciada a criação de uma joint venture formada pelos acionistas das duas gigantes da produção de carrocerias de ônibus: Caio e Marcopolo.

A parceria envolve a Twice Investimentos e Participações, integrada por acionistas da Caio Induscar, e a controlada da Marcopolo, Syncropats Comércio de Distribuição de Peças Ltda.

Em 2013, a Caio voltou a apresentar outra proposta, desta vez para aluguel da Busscar.

Esta proposta também foi recusada pela justiça. Todas as propostas foram apresentadas em período anterior à crise econômica.

As empresas propuseram à Quinta Vara Cível de Joinville, que cuida do processo de falência da Busscar, o aluguel/arrendamento do Parque Fabril da companhia.

Para isso, pagariam um valor de R$ 300 mil por mês. – Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2013/02/28/caio-e-marcopolo-querem-alugar-a-busscar/

Digitalizar0011 2 1982 pluma 8130
Modelo rodoviário da família Diplomata, destaque na época da Nielson – nome de origem da Busscar

BREVE HISTÓRICO:

A Busscar foi fundada oficialmente como Nielson no dia 17 de setembro de 1946, com iniciativa de Augusto e Eugênio Nielson que começaram uma pequena oficina em Joinville, atuando na construção de móveis e utensílios e fazendo reparos em carrocerias de caminhões e cabines. Em 1948, a Nielson fez seu primeiro veículo de transporte coletivo, uma jardineira – ônibus simples feito de madeira. O veículo da Nielson foi uma encomenda da empresa Abílio & Bello Cia Ltda, que fazia a linha Joinville – Guaratuba, em Santa Catarina.

Foi na época do surgimento empreendimento dos Nielson, que o Brasil começava assistir mais intensamente o crescimento das cidades e também das relações comerciais entre as diferentes localidades. Tudo isso demandava uma maior oferta de transportes. Assim muitos empreendedores compravam chassis de caminhão, como da Ford e da GM, e precisavam transformá-los em ônibus para enfrentar as difíceis estadas de terra e verdadeiros atoleiros. Nesta época, a Nielson & Cia Ltda. tinha o comando do patriarca da família, Bruno, e do filho Harold.

Em 1958, um dos marcos para a Nielson foi o projeto de estrutura metálica para os ônibus.

No início dos anos de 1960, ganhavam as estradas os modelos Diplomata, carroceria de dois níveis que lembravam os Flxibles norte-americanos que, quando foram importados pela Expresso Brasileiro Viação Ltda eram chamados de Diplomata. A Nielson então conquistava definitivamente o mercado.

Nos anos de 1980, Nielson cresce mais e no segmento de rodoviário travava disputa acirrada com a Marcopolo e no segmento urbanos, a briga era com a Caio, praticamente de igual para igual.

A linha Diplomata tinha recebido novas versões e o Urbanuss ganhava atenção dos frotistas.

Por uma estratégia de negócios, a Nielson mudou a marca para Busscar. Inicialmete a marca foi conhecida como Busscar-Nielson. Surgiram os rodoviários El Buss e Jum Buss  e os urbanos da linha Urbanuss.

Em 2002, a Busscar começa enfrentar dificuldades financeiras. A família Nielson alegava problemas motivados pela variação cambial e também dificuldades de créditos, mas já havia também erros administrativos internos. O BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social chegou a realizar empréstimos para empresa, que não foram plenamente honrados. A recuperação não foi plena, havendo novamente outro problema financeiro em 2004. A última crise da Busscar começou em 2008, quando a empresa começou a atrasar salários.

Depois de uma dívida que se aproximou de R$ 2 bilhões, contando juros, impostos e débitos com fornecedores, trabalhadores e bancos, a empresa teve a falência decretada em 27 de setembro de 2012 pelo juiz Maurício Cavalazzi Povoas. A decisão, no entanto, foi anulada em 27 de novembro de 2013, após recursos judiciais. No entanto, os recursos caíram em 5 de dezembro de 2013. A família Nielson chegou a apresentar um novo pedido de recuperação judicial, mas o juiz Luis Felipe Canever, de Santa Catarina, após negativa por parte dos credores, decretou no dia 30 de setembro de 2014, nova falência da encarroçadora de ônibus Busscar, que já foi uma das maiores do Brasil.

Os negócios continuam na América Latina com a atuação em parceira de outros grupos, com destaque para as operações na Colômbia.

A Busscar Colômbia foi formalizada no ano de 2002 sendo fruto de uma aliança entre a indústria local Carrocerías de Occidente, empresa fundada em 1995, e a Busscar Ônibus do Brasil, fundada pela família Nielson em 17 de setembro de 1946.

Foram várias tentativas de leilão da Busscar, três somente em 2016. Todas esvaziadas. A cada uma delas, o valor caía.

– Primeira tentativa: 15 de março de 2016, as três unidades fabris (Unidade Joinville SC – Fábrica de Carrocerias / Unidade Pirabeiraba – Joinville SC – Fábrica de Peças / Unidade Rio Negrinho SC – Fábrica de Peças)  custariam R$ 369.305.922,65 (trezentos e sessenta e nove milhões, trezentos e cinco mil, novecentos e vinte e dois reais e sessenta e cinco centavos)

– Segunda tentativa: 29 de março de 2016.  O valor seria de R$ 221,5 milhões (incluindo ativos reivindicados na Justiça, e incertos) ou, na prática, R$ 176,5 milhões (descontados os ativos) por todas as empresas do grupo. – 60% do valor do primeiro leilão

– Terceira Tentativa: No dia 8 de julho, terminou sem lance o terceiro leilão da empresa. Seria aceita oferta de quantia igual ou superior a 49% do valor da avaliação- do primeiro leilão.  R$ 133.151.088,11. Também sem propostas.

No final de outubro de 2016, foi apresentada uma proposta de compra por R$ 67,15 milhões por um grupo de investidores com o objetivo de retomar as produções em meados de 2017.

Em dezembro do mesmo ano, foi liberado um lote de R$ 18 milhões para saldar parte das dívidas trabalhistas.

Também em dezembro de 2016, dois grupos internacionais, o português a Imparável Epopeia UniPessoal Ltda e o chinês Liaoyuan Group demonstraram interesse na compra da Busscar.

Em 07 de janeiro de 2017 terminou o prazo para as empresas estrangeiras apresentarem a documentação exigida.

A proposta ficou somente pela Caio. No dia 08 de janeiro, advogado da Caio esteve em Joinville e confirmou valor proposto de R$ 67,5 milhões.

Em 21 de março de 2017, o juiz da 5ª Vara cível de Joinville, Valter Santin Júnior, aprovou em sentença definitiva a compra da Busscar por sócios da Caio, encarroçadora de ônibus de Botucatu/SP, que tem como principal sócio o Grupo Ruas, de empresas de ônibus de São Paulo.

No dia 22 de março de 2017, os sócio-diretores da Caio/Induscar Marcelo Ruas e Maurício Lourenço da Cunha foram à Joinville, em Santa Catarina e assinaram o documento de compra da Busscar, na 5ª Vara Cível na cidade.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes