Sócios da Caio assinam compra da Busscar e contratações devem começar em maio

Caio Busscar Ônibus da Busscar (esquerda) e da Caio, lado a lado.

Com isso, encarroçadora que é líder de mercado de urbanos, quer se firmar no segmento de rodoviários

ADAMO BAZANI

Os diretores da Caio/Induscar Marcelo Ruas e Maurício Lourenço da Cunha foram à Joinville, em Santa Catarina, nesta quarta-feira 22 de março de 2017 e assinaram o documento de compra da Busscar, na 5ª Vara Cível na cidade.

Nesta terça-feira, o juiz Walter Santin Júnior, homologou a compra pelos sócios da encarroçadora da capital paulista por R$ 67,1 milhões. O valor, dividido em um sinal de R$ 9 milhões e mais de 50 parcelas pelos próximos quatro anos, compreende as unidades da Busscar em Joinville, Pirabeiraba e Rio Negrinho, assim como seus terrenos, edificações, maquinário e móveis.

Formalmente, a Caio em si não poderia assinar a compra e sim seus sócios, mas o Diário do Transporte apurou que o grupo de São Paulo tem mesmo a intenção de fabricar ônibus rodoviários. Hoje a Caio é líder no segmento de urbanos, mas tem pouca expressão nos setores de fretamento e rodoviários, com os modelos Solar e o Giro, este que teve mais penetração no mercado exterior.

Existe um prazo legal a ser cumprido para verificar se há contestações à compra, mas isso não deve ocorrer. O grupo deve investir em torno de R$ 100 milhões para atualizar as plantas, gabaritos e equipamentos. Reformas prediais também estão previstas.

O grupo da Caio ainda não definiu qual será o nome da nova empresa, que não deve ser tratada como filial da planta de Botucatu, no interior de São Paulo.

Nos bastidores, há uma discussão se a nomenclatura pode ensejar lembrança à Busscar, que durante décadas foi reconhecida como uma das maiores e melhores encarroçadoras do país, desde a época da Nielson (nome de fundação da empresa).

No entanto, um dos objetivos é mostrar que uma nova empresa está surgindo.

Havendo consenso e não existindo nenhum recurso, os administradores devem assumir a Busscar no final de abril. As contratações devem começar em maio, se não houver nenhum entrave no caminho. Será dada preferência a ex-funcionários da Busscar.

O dinheiro obtido com a venda irá preferencialmente para débitos trabalhistas, seguido de bancos e fornecedores.

CAIO “NAMORAVA” HÁ MUITO TEMPO A BUSSCAR:

O namoro entre a empresa de Botucatu, atualmente especializada apenas em ônibus urbanos, e que não preenche o mercado de ônibus rodoviários, é antigo.

Em 2007, a Caio já havia procurado sócios da Busscar para uma fusão. As negociações não avançaram.

Em setembro de 2011, antes mesmo da falência da Busscar, a Caio já tinha confirmado interesse na encarroçadora de Joinville. Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2011/09/28/busscar-caio-fala-em-primeira-mao-com-blog-ponto-de-onibus/

Em outubro daquele ano, porém, a Justiça indeferiu a proposta da Caio que previa pagamento de R$ 40 milhões pelo complexo.

Em 15 de fevereiro de 2012 foi anunciada a criação de uma joint venture formada pelos acionistas das duas gigantes da produção de carrocerias de ônibus: Caio e Marcopolo.

A parceria envolve a Twice Investimentos e Participações, integrada por acionistas da Caio Induscar, e a controlada da Marcopolo, Syncropats Comércio de Distribuição de Peças Ltda.

Em 2013, a Caio voltou a apresentar outra proposta, desta vez para aluguel da Busscar.

Esta proposta também foi recusada pela justiça. Todas as propostas foram apresentadas em período anterior à crise econômica.

As empresas propuseram à Quinta Vara Cível de Joinville, que cuida do processo de falência da Busscar, o aluguel/arrendamento do Parque Fabril da companhia.

Para isso, pagariam um valor de R$ 300 mil por mês. – Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2013/02/28/caio-e-marcopolo-querem-alugar-a-busscar/

BREVE HISTÓRICO:

A Busscar foi fundada oficialmente como Nielson no dia 17 de setembro de 1946, com iniciativa de Augusto e Eugênio Nielson que começaram uma pequena oficina em Joinville, atuando na construção de móveis e utensílios e fazendo reparos em carrocerias de caminhões e cabines. Em 1948, a Nielson fez seu primeiro veículo de transporte coletivo, uma jardineira – ônibus simples feito de madeira. O veículo da Nielson foi uma encomenda da empresa Abílio & Bello Cia Ltda, que fazia a linha Joinville – Guaratuba, em Santa Catarina.

Foi na época do surgimento empreendimento dos Nielson, que o Brasil começava assistir mais intensamente o crescimento das cidades e também das relações comerciais entre as diferentes localidades. Tudo isso demandava uma maior oferta de transportes. Assim muitos empreendedores compravam chassis de caminhão, como da Ford e da GM, e precisavam transformá-los em ônibus para enfrentar as difíceis estadas de terra e verdadeiros atoleiros. Nesta época, a Nielson & Cia Ltda. tinha o comando do patriarca da família, Bruno, e do filho Harold.

Em 1958, um dos marcos para a Nielson foi o projeto de estrutura metálica para os ônibus.

No início dos anos de 1960, ganhavam as estradas os modelos Diplomata, carroceria de dois níveis que lembravam os Flxibles norte-americanos que, quando foram importados pela Expresso Brasileiro Viação Ltda eram chamados de Diplomata. A Nielson então conquistava definitivamente o mercado.

Nos anos de 1980, Nielson cresce mais e no segmento de rodoviário travava disputa acirrada com a Marcopolo e no segmento urbanos, a briga era com a Caio, praticamente de igual para igual.

A linha Diplomata tinha recebido novas versões e o Urbanuss ganhava atenção dos frotistas.

Por uma estratégia de negócios, a Nielson mudou a marca para Busscar. Inicialmete a marca foi conhecida como Busscar-Nielson. Surgiram os rodoviários El Buss e Jum Buss  e os urbanos da linha Urbanuss.

Em 2002, a Busscar começa enfrentar dificuldades financeiras. A família Nielson alegava problemas motivados pela variação cambial e também dificuldades de créditos, mas já havia também erros administrativos internos. O BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social chegou a realizar empréstimos para empresa, que não foram plenamente honrados. A recuperação não foi plena, havendo novamente outro problema financeiro em 2004. A última crise da Busscar começou em 2008, quando a empresa começou a atrasar salários.

Depois de uma dívida que se aproximou de R$ 2 bilhões, contando juros, impostos e débitos com fornecedores, trabalhadores e bancos, a empresa teve a falência decretada em 27 de setembro de 2012 pelo juiz Maurício Cavalazzi Povoas. A decisão, no entanto, foi anulada em 27 de novembro de 2013, após recursos judiciais. No entanto, os recursos caíram em 5 de dezembro de 2013. A família Nielson chegou a apresentar um novo pedido de recuperação judicial, mas o juiz Luis Felipe Canever, de Santa Catarina, após negativa por parte dos credores, decretou no dia 30 de setembro de 2014, nova falência da encarroçadora de ônibus Busscar, que já foi uma das maiores do Brasil.

Os negócios continuam na América Latina com a atuação em parceira de outros grupos, com destaque para as operações na Colômbia.

A Busscar Colômbia foi formalizada no ano de 2002 sendo fruto de uma aliança entre a indústria local Carrocerías de Occidente, empresa fundada em 1995, e a Busscar Ônibus do Brasil, fundada pela família Nielson em 17 de setembro de 1946.

Foram várias tentativas de leilão da Busscar, três somente em 2016. No dia 8 de julho, terminou sem lance o terceiro leilão da empresa.

No final de outubro de 2016, foi apresentada uma proposta  de compra por R$ 67,15 milhões por um grupo de investidores com o objetivo de retomar as produções em meados de 2017.

Em dezembro do mesmo ano, foi liberado um lote de R$ 18 milhões para saldar parte das dívidas trabalhistas.

Também em dezembro de 2016, dois grupos internacionais, o português a Imparável Epopeia UniPessoal Ltda e o chinês Liaoyuan Group demonstraram interesse na compra da Busscar.

Em 07 de janeiro de 2017 terminou o prazo para as empresas estrangeiras apresentarem a documentação exigida.

A proposta ficou somente pela Caio. No dia 08 de janeiro, advogado da Caio esteve em Joinville e confirmou valor proposto de R$ 67,5 milhões.

Em 21 de março de 2017, o juiz da 5ª Vara cível de Joinville, Valter Santin Júnior, aprovou em sentença definitiva a compra da Busscar por sócios da Caio, encarroçadora de ônibus de Botucatu/SP, que tem como principal sócio o Grupo Ruas, de empresas de ônibus de São Paulo.

No dia 22 de março de 2017, os sócio-diretores da Caio/Induscar Marcelo Ruas e Maurício Lourenço da Cunha foram à Joinville, em Santa Catarina e assinaram o documento de compra da Busscar, na 5ª Vara Cível na cidade.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

10 comentários em Sócios da Caio assinam compra da Busscar e contratações devem começar em maio

  1. Amigos, boa noite.

    A Caio pode aproveitar coisas boas dos urbanos da Busscar, afinal eles sao mais confortaveis do que os Apaches e Milleniuns.

    Quanto ao nome da fabrica de rodoviarios vai uma sugestao a la Paulo Gil, um nome pe quente e popular entre o mercado.

    “NILSON”

    De volta os “NILSON’S, este nome dara sorte e e pe quente pois so tras boas lembrancas.

    Facam o primeiro modelo com chapa polida sem tonta, vai chocar e abafar um new estilo.

    Viva os “NILSON”

    De$ejo $uce$$o!

    Att,

    Paulo Gil

  2. Complementando, com duas novas sugestoes.

    O URBANUSS passaa ser denominado RUAS e o BUSSCAR, ESTRADAS.

    Valeu.

    Att,

    Paulo Gil

  3. Tenho algumas sugestões de nomes: Busscaio, Caio Inbusscar… Kkkkk
    Brincadeiras à parte, vamos ver como serão os futuros ônibus de uma futura empresa que se aproxima.

  4. Se mudar os modelos pra padrão Caio, não vai prestar.

  5. Uma boa notícia, enfim, em tempos de crise. Embora não seja a Caio a compradora, mas seus donos, é óbvio que utilizarão a planta joinvilense para complementar a paulista, não concorrer com ela.

  6. marcio roberto alves // 23 de março de 2017 às 15:55 // Responder

    E um absurdo um juiz liberar uma venda dessa. Sendo q mais de 5.000 funcioarios deixaram de receber os atrazados ai gente ve que trabalhadores nao tem valor nenhum.cade as autoridades nesse pais. Por isso q o pais esta essa robalheira. 4 anos de suor meu e de outros jogados fora. Por um juiz.

  7. Amigos, bom dia.

    O que passou e passado, queiramos ou nao, o que vale agora e o futuro, o passado faz parte da historia do buzao.

    Ai eu estive pensando.

    Deve e sera um trabalho muito legal de todos os colaboradores que farao a nova fabrica nascer.

    Ja pensaram:

    Colaboradores e colaborados a partir de hoje, vamos tirar a poeira e comecar a organizar tudo para em “x” mesmos recebermos nosso primeiro chasdi, dar o primeiro ponto de solda e comecar a produzir nosso primeiro buzao.

    Isso sem contar os fornecedores que caminharao em paralello para suprir a nova planta.

    Parabens e muito $UCE$$O a todos.

    Afinal nasce no Brasil uma nova planta industrial, n6ma crise financeira e moral, nao ha noticia noticia melhor pra os brasileiros e para o Bradil.

    Isto e um exemplo da FAZEDORIA, ainda bem que temos pessoas disposta ao trabalho.

    VIVA !

    Att,

    Paulo Gil

  8. Elian Almeida do Amaral // 27 de março de 2017 às 16:27 // Responder

    Esta carta é o sentimento dos trabalhadores da BUSSCAR S/A. Que estivemos em Brasília, recebemos a promessa de ajuda do Gilberto Carvalho, prometeu ajuda, precisávamos de 45 milhões, nos traiu e mandaram para as republiquetas comunistas BILHÕES de nós Brasileiros!
    No lugar da Varig Leia BUSSCAR .
    No lugar da Gol Leia Marcopolo e CAIO-INDUSCAR!

    Nunes, ex-comissária da Varig, enviou uma carta ao blog para lembrar sobre a atuação do governo Lula na falência da empresa gaúcha de aviação para beneficiar a concorrente Gol, que era de propriedade de Nenê Constantino, amigo do ex-presidente.
    Leia na íntegra o texto redigido pela ex-funcionária da empresa:
    Lula.
    A sua prisão nunca trará de volta os sonhos que perdi.
    Os anos que envelheci.
    As lágrimas que chorei.
    As noites que não dormi.
    A casa que não comprei.
    O conforto que não usufrui.
    A paz que me deixou.
    A preocupação, a ansiedade, a depressão, por medo do mês seguinte.
    As doenças somáticas que adquiri.
    A suspensão de todo e qualquer lazer.
    E tudo que não pude dar aos meus filhos.
    Quando você não pagou à Varig, a quantia bilionária que devia.
    Quando você bateu a porta do BNDES na nossa cara, nos negando crédito, enquanto financiava o metrô de Caracas.
    Quando você não nos recebeu ou nos ouviu.
    Quando você não se importou ou se interessou pelo destinos das milhares de famílias dos funcionários.
    Quando todos os setores do governo e da imprensa caçoavam de nós, dizendo que éramos maus gestores e estávamos pagando o preço, sem que dessem a saber que havia uma dívida ganha na justiça que até hoje não foi paga.
    Você quis nos quebrar para se locupletar.
    Tinha poder e conseguiu!
    A sociedade nunca saberá a realidade dos fatos nem a desgraça que foi para as nossas vidas te ter como presidente. Foi e é, pois sua pupila reza na mesma cartilha.
    Você passará vergonha, mas não passará necessidade como nós passamos.
    Você terá seu orgulho quebrado, mas não se atirará do décimo andar ou dará um tiro na cabeça como alguns de nós que se suicidaram.
    Você será desprezado, mas nunca sentirá o desespero de ter um poder monumental, o poder de um governo, te massacrando, te tirando o pão da boca e da boca de seus filhos.
    Em memória a todos que partiram em aflição e em honra daqueles que continuam cambaleantes, batendo com o braço fraco mas persistente, mas portas do intrincado judiciário brasileiro, onde teus seguidores recorrem protelatoriamente sem nos pagar, para que morramos um por um sem receber nossos direitos trabalhistas e previdenciários.
    Pois bem, de 2006 pra cá, 1.200 de nós já morreu, mas 8.800 continuam lutando.
    Somos teimosos e orgulhosos da nossa história, de nossas honradas profissões, e do patrimônio histórico que representaremos sempre na aviação brasileira.
    Não seremos ressarcidos nunca.
    Somos pessoas de bem.
    Não nos dá prazer o seu mal.
    Tudo que queríamos era um homem bom e justo como presidente.
    Tudo poderia ter sido diferente para nós.
    Tudo poderia ser diferente para você.
    Mas, a escolha foi sua.
    Que a justiça seja feita!
    Ainda que parcial.
    Angel Nunes, por Elian Almeida do Amaral.

  9. precisamos de alternativas, que venha a caio, mascarello, que volte a comil e que viva a marcopolo, há espaço para todos!!!

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