Empresas de ônibus do ABC são multadas por dispensarem cobrador e usarem ônibus sem vistoria

Rigras, Triângulo, Imigrantes e a EAOSA estão entre as empresas autuadas

ADAMO BAZANI

Algumas empresas de ônibus do ABC Paulista não têm cumprido tabelas de horário, nem mantido cobradores, mesmo que obrigatoriamente, e até mesmo colocam ônibus que não são registrados, vistoriados ou aprovados pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, gerenciadora dos serviços intermunicipais.

É o que revela relação de multas e sanções publicada hoje no Diário Oficial do Estado de São Paulo. Entre as empresas autuadas que não mantém cobrador, mesmo que obrigadas, estão a Rigras Transportes Coletivos e Turismo Ltda e a EAOSA – Empresa Auto Ônibus Santo André.

Colocando em risco a segurança dos passageiros, algumas das companhias circulam com os ônibus sem vistoria ou autorização da EMTU.   São os casos da EAOSA – Empresa Auto Ônibus Santo André e Viação Triângulo.

Companhias de ônibus do ABC Paulista também não têm cumprido as tabelas de horário e viagens. Companhias como a Viação Riacho Grande e a EAOSA receberam multas em relação a este problema.

Já a Mobibrasil, também opera o ABC Paulista, recebeu sanções por outros motivos.

Em todos os casos, as empresas são reincidentes das irregularidades.

O ABC Paulista é a única região da grande São Paulo onde os ônibus operam sem contrato de licitação. Desde 2006, a EMTU tenta licitar os transportes da área 5, mas sem sucesso. Empresários da região esvaziaram o certame.

Os contratos são por meio de permissões precárias e algumas linhas são dos anos e 1970, estando desatualizadas. A média da frota do ABC Paulista é a maisa velha do Estado de São Paulo, quase nove anos.

A EMTU promete neste mês lançar um edital de licitação para toda Grande São Paulo, incluindo o ABC. Mas agora a data ficou para abril.

As empresas podem recorrer das multas

Outras companhias também foram multadas pelos mesmos motivos em ocasiões anteriores.

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Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

13 comentários em Empresas de ônibus do ABC são multadas por dispensarem cobrador e usarem ônibus sem vistoria

  1. RUBENS RODRIGUES DE LIMA // 3 de Março de 2017 às 09:43 // Responder

    Bom dia
    Estou como agente fiscal Emtu SP .Parabens e excelente materia.A bem da verdade e da justica o ministerio publico deveria investigar a EMTU .Ha evidencias de improbidade administrativa.Evandro Lossaco e Joao Jorge ex diretor operacional e gerente regional respectivamente .Quem contribuiu financeiramente nas campanhas eleitorais dos mesmo?sugestoes. RTO ORCAS CONTRATO DE PERMISSAO EM CARATER EMERGENCIAL

  2. Rigras é a única ai que que não tem ônibus caindo aos pedaços.

  3. Já passou da hora da EMTU tomar outro tipo de providência resolver esta questão da licitação da área 5.
    Costumo passar todo dia nos arredores do Taboão (São Bernardo do Campo) e zoológico, e todo dia, sim, todo dia, tem ônibus da Triângulo ou da São Camilo. O problema já diminuiu muito quando a Imigrantes deixou de operar muitas das linhas e a Mobibrasil entrou no lugar.
    Até micro-ônibus sem roda da Triângulo já vi nos últimos dois meses.

  4. Walter Domingues filho // 3 de Março de 2017 às 13:17 // Responder

    O mais interessante éq o baltazar é o dono da riacho grande. triângulo. eaosa. Ribeirão pires.seria ótimo se abrisse uma investigação entre emtu e sr baltazar .a séculos .Este empresário prestá um mal serviço e a emtu é conivente com ele .

  5. A Viação Abc….nao tem nenhum cobrador em carro convencional…foi multada? Atrasos contantes na linha 238? Foi multada? A empresa temas 2 linhas de maior demanda do abc paulista e tem micrao nas linhas causando transtornos e super lotaçao…foi multada? Tem onibus fabricados em 1998, 5 caio alphas…que estão bonitos por fora…e bem judiados por dentro…..cade as multas???? Expresso Sbc, transbus em algumas linhas sem cobrador..cade as multas????

  6. Paulo Roberto Postigo de Oliveira Bittencourt // 3 de Março de 2017 às 22:08 // Responder

    A área 5 dá EMTU está abandonada, tem carros com mais de 20 anos de uso, venham ver a empresa Pq. Das Nações, só carros velhos e sucateados assim como as demais dá região 5. Onde está o picolé de xuxu do governador? Peço que vem ver a CPTM tb, aqui a muito está abandonada pelo governo do Estado de São Paulo

  7. Amigos, boa noite.

    Essa “ladainha” ocorre desde 1992 e todos sabemos que a multa nao resolve NADA.

    Ja pasdou da hora da EMTOSA ser auditada e multada.

    Afinal qual e a competencia da EMTOSA ????

    Multar ????

    Att,

    Paulo Gil

    • Complementando.

      A grande maioria dos buzoes do ABC, nao pode e nem precisa passar por vistoria, pois e totalmente desnecessario.

      Afinal e apreensao direto.

      Kkkkkkkkkkkk

      Att,

      Paulo Gil

  8. Greves,ônibus quebrando nas ruas,pegando fogo e continua por isso mesmo né EMTU?

    A imigrantes que deveria ter ônibus de categoria rodoviário està operando com microônibus gambiarrado e como sempre caindo aos pedaços igual os alphas que eles tem.

  9. Keitaro Urashima // 4 de Março de 2017 às 17:04 // Responder

    Aqui na Z/L, lote 04 da EMTU, desde a saida da Julio Simões a situação está ruim. A transição foi bem complicada e os problemas persistem. A linha 075 (Arujá- Brás) opera com poucas partidas, pois a Radial prefere operar a 075VP (Arujá-São Miguel), bem mais curta. A linha 075 (Poá-Metro Brás) enfrenta o mesmo problemas. Reclamo na EMTU, ela aplica as multas mas a situação persiste.

  10. Fabiano Nascimento // 8 de Março de 2017 às 12:39 // Responder

    A Multa não resolve!!!, na opinião, se o ônibus não esta com a inspeção em dia, ele está irregular e portanto deve ser apreendido.
    mas não, para essas situações, a empresa paga a multa e continua rodando com ônibus sem a licença.
    Eu estava consultando no site da EMTU e 80% dos veículos da Viação Imigrantes não estão liberados para circular, e outros nem constam mais no cadastro da EMTU, e mesmo continuam circulando normalmente.
    isso é uma afronta a legislação, e na minha opinião a EMTU sabe da situação e não faz nada!!!, isso é negligência para não chamar de (Corrupção)!!!!!

  11. MARCOS NASCIMENTO // 11 de Março de 2017 às 18:07 // Responder

    E o pior nesta história toda é que LICITAÇÃO NÃO VAI RESOLVER O PROBLEMA simplesmente porquê aqui no Brasil até para a compra de 1 lápis ou 100000 canetas (se a licitação for dirigida) acaba ganhando quem já fornece o material e a mesma coisa é com o transporte.
    EXAMINEM como foi a licitação e como estão os transportes hoje de cidades como Salvador, BH, Fortaleza, Blumenau, Florianópolis, Caxias do Sul etc… e tirem suas conclusões!

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  2. EAOSA opera com ônibus clandestinos, é alvo de 101 apreensões, mas continua com veículos irregulares – Diário do Transporte

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