Empresas de ônibus do ABC são multadas por dispensarem cobrador e usarem ônibus sem vistoria

Rigras, Triângulo, Imigrantes e a EAOSA estão entre as empresas autuadas

ADAMO BAZANI

Algumas empresas de ônibus do ABC Paulista não têm cumprido tabelas de horário, nem mantido cobradores, mesmo que obrigatoriamente, e até mesmo colocam ônibus que não são registrados, vistoriados ou aprovados pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, gerenciadora dos serviços intermunicipais.

É o que revela relação de multas e sanções publicada hoje no Diário Oficial do Estado de São Paulo. Entre as empresas autuadas que não mantém cobrador, mesmo que obrigadas, estão a Rigras Transportes Coletivos e Turismo Ltda e a EAOSA – Empresa Auto Ônibus Santo André.

Colocando em risco a segurança dos passageiros, algumas das companhias circulam com os ônibus sem vistoria ou autorização da EMTU.   São os casos da EAOSA – Empresa Auto Ônibus Santo André e Viação Triângulo.

Companhias de ônibus do ABC Paulista também não têm cumprido as tabelas de horário e viagens. Companhias como a Viação Riacho Grande e a EAOSA receberam multas em relação a este problema.

Já a Mobibrasil, também opera o ABC Paulista, recebeu sanções por outros motivos.

Em todos os casos, as empresas são reincidentes das irregularidades.

O ABC Paulista é a única região da grande São Paulo onde os ônibus operam sem contrato de licitação. Desde 2006, a EMTU tenta licitar os transportes da área 5, mas sem sucesso. Empresários da região esvaziaram o certame.

Os contratos são por meio de permissões precárias e algumas linhas são dos anos e 1970, estando desatualizadas. A média da frota do ABC Paulista é a maisa velha do Estado de São Paulo, quase nove anos.

A EMTU promete neste mês lançar um edital de licitação para toda Grande São Paulo, incluindo o ABC. Mas agora a data ficou para abril.

As empresas podem recorrer das multas

Outras companhias também foram multadas pelos mesmos motivos em ocasiões anteriores.

multas-1

multas-2

multas-3

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes