ANTT regulamenta fretamento interestadual e internacional por ônibus e micro-ônibus

ATENÇÃO: LEIA A NATÉRIA  DESTE LINK

ANTT RECEBE SUGESTÕES PARA MUDAR RESOLUÇÃO DE FRETAMENTO:

https://blogpontodeonibus.wordpress.com/2015/09/28/antt-recebe-sugestoes-que-pode-mudar-resolucao-sobre-fretamento/

ônibus

Ônibus de fretamento de longa distância. ANTT regulamenta viagens e exigências de frota Foto: Adamo Bazani.

ANTT regulamenta fretamento interestadual e internacional

Limite de idade dos ônibus deve ser de 15 anos e operadores devem instalar sistema de monitoramento

ADAMO BAZANI

A ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres publicou na edição desta quarta-feira, 8 de julho de 2015, do Diário Oficial da União a resolução 4.777 que regulamenta os serviços de fretamento interestaduais e internacionais.

As regras começam a valer em 30 dias a partir desta publicação.

A idade de máxima dos micro-ônibus e ônibus será de 15 anos de fabricação do chassi. Veículos com mais de 15 anos não vão receber autorização da ANTT e podem até ser apreendidos em caso de fiscalização.

No entanto, a idade da frota deve seguir um cronograma de adequação que vai até 2025 –  conforme figura abaixo:

antt-fret_1

Os ônibus e micro-ônibus devem ter inspeção anual da ANTT e, no caso de transportes internacionais, estão também sujeitos às regras dos outros países signatários da ANTT.

Os desembarques de passageiros só podem ser realizados na mesma cidade onde foram feitos os embarques, com exceções apresentadas a ANTT. A empresa ou transportador autônomo deve informar a relação prévia de passageiros. O objetivo é evitar que sejam feitos transportes como se fossem de linhas regulares sem autorização.

A substituição de passageiros fica limitada a 20% do total previsto na viagem: “Art. 36. A relação de passageiros deverá conter nome, ao menos um sobrenome, número do documento de identificação e órgão emissor de todos os passageiros. §1º É permitida a inclusão ou substituição de no máximo 20% do total de passageiros indicados na relação de passageiros constante da licença de viagem autorizada. §2º Entende-se por substituição a alteração simultânea de nome, sobrenome e documento de identificação do passageiro”

A quilometragem de viagens de micro-ônibus fé limitada também: “I – fretamento turístico, nas modalidades de traslado e passeio local, limitado a 540 km por licença de viagem; e II – fretamento contínuo, limitado a 540 km por licença de viagem.”

A ANTT vai exigir a implantação de sistema de monitoramento cujo cronograma varia de acordo com o tamanho da frota, conforme tabela abaixo:

antt-fret_2

A ANTT também define na resolução publicada nesta quarta-feira do que se tratam passeios turísticos, passeio local, circuito fechado e as modalidades de transporte eventual e contínuo:

“ Fretamento turístico: o serviço prestado por autorizatária, para deslocamento de pessoas em circuito fechado, com exceção dos casos previstos nesta Resolução, em caráter ocasional, com relação de passageiros transportados e emissão de nota fiscal de acordo com as características da viagem, que deverá ser realizada conforme as modalidades turísticas definidas em legislação; VII – Fretamento eventual: o serviço prestado por autorizatária, para deslocamento de pessoas em circuito fechado, com exceção dos casos previstos nesta Resolução, em caráter ocasional, com relação de passageiros transportados e emissão de nota fiscal de acordo com as características da viagem, que ocorrerá sem interesse turístico; VIII – Fretamento contínuo: o serviço prestado por autorizatária, para deslocamento de pessoas em circuito fechado, por período determinado, com quantidade de viagens, frequência e horários pré-estabelecidos, com relação de passageiros transportados, firmado por meio de contrato registrado em cartório, destinado ao transporte de empregados ou colaboradores de pessoa jurídica, de docentes, discentes e técnicos de instituição de ensino, de associados de agremiação estudantil ou associação legalmente constituída e de servidores e empregados de entidade governamental que não estiver utilizando veículo oficial ou por ela arrendado; IX – Transporte próprio: viagem realizada sem fins comerciais e sem ônus para os passageiros, desde que comprovadamente os passageiros mantenham vínculo empregatício ou familiar com a autorizatária ou com o transportador. X – Licença de viagem de fretamento turístico ou de fretamento eventual: documento que deverá ser emitido pela autorizatária, antes do início de cada viagem, em sistema disponibilizado para esse fim pela ANTT, em conformidade com o estabelecido nesta Resolução; XI – Licença de viagem de fretamento contínuo: documento que deverá ser requerido pela autorizatária, antes do início da implantação de serviço em regime de fretamento contínuo, em sistema disponibilizado para esse fim pela ANTT, em conformidade com o estabelecido nesta Resolução; XII – Roteiro: indicação dos municípios de origem e destinos de uma viagem; XIII – Itinerário: indicação do trajeto desde o local de origem até os locais de destino da viagem. XIV – Circuito fechado: viagem de um grupo de passageiros com motivação comum que parte em um veículo de local de origem a um ou mais locais de destino e, após percorrer todo o itinerário, observado os tempos de permanência estabelecidos nesta Resolução, este grupo de passageiros retorna ao local de origem no mesmo veículo que efetuou o transporte na viagem de ida; XV – Passeio local: viagem realizada para localidades de interesse turístico sem incluir pernoite; e XVI – Traslado: viagem realizada com local de origem e local de destino em estações terminais de embarque e desembarque de passageiros, meios de hospedagem, locais onde se realizem congressos, convenções, feiras e exposições de negócios; Art. 4º Na prestação do serviço internacional de que trata esta Resolução serão observados os tratados, as convenções e os acordos internacionais, dos quais o Brasil seja signatário, bem como as demais legislações pertinentes.”

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

113 comentários em ANTT regulamenta fretamento interestadual e internacional por ônibus e micro-ônibus

  1. Amigos, boa noite.

    Nooooooooooooooooosssa.

    Deixem a turma trabalhar é muita burocracia, que que é isso; já estamos na época do Uber, daqui a pouco teremos o Uber Bus.

    Gente, o mundo hoje é dinâmico, o que querem com isso ???

    Põe esse controle todo para minimizar a corrupção nacional.

    Soltem as rédeas da burocracia, deixem o povo trabalhar.

    Só isso, simples assim.

    Tem tanta “coisa errada” que funciona há décadas e ninguém interfere em nada, porque essa perseguição com o buzão.

    Cobrem a taxa e pronto, afinal é só isso que interessa.

    Não precisa de papelada inútil.

    “PAGOU RODOU”

    Só embarcando num disco voador, para ir para um local mais evoluído.

    Att,

    Paulo Gil

    • Giancarlo Marchezi // 9 de julho de 2015 às 02:24 // Responder

      Concordo em grande parte contigo Paulo… Isso é só para fazer reserva de mercado para os maiores operadores. A ANTT deveria olhar mais pelo serviço de linhas regulares, que são serviços essenciais do que ficar inventando moda no fretamento, que é atividade típica de mercado.

      • Concordo! É isso mesmo tanta coisa errada nesse pais. Eu acredito que desde que mantem o sistema de segurança do ônibus, van, enfim. Ja se paga tanto de imposto,pedágio. É muita burocracia. Por isso que o Pais estacou no tempo da idade média.

  2. cleber sacksida // 8 de julho de 2015 às 22:22 // Responder

    Boa noite , qual veiculo a ANTT considera microonibus? quantos passageiros?

    • Até 30 passageiros sentados, com outros fatores conjugados como PBT e e comprimento total.

    • concordo em partes,pois a questao nao é só veiculos muitos usados e sem manutençao,mas sim a falta de fiscalizaçao da propria antt.esse governo que arrazou com nosso país,por ser corrupito ,mais uma vez ,se mostra incompetente para administrar algo tao simples como a Antt.desejo a todos um 2016 de saude ,paz e que esses tenha a responsabilidade precisa e consciente para que todos trabalhe com honestidade e responsabilidade.

  3. claudia cardozo // 9 de julho de 2015 às 17:41 // Responder

    Acho um absurdo total este orgao retirar a licença da rota Porto Alegre x Curitiba,da empresa Pluma Internacional,um desrespeito total com os passageiros que como eu utilizavam esta empresa e rota ha mais de 30 anos!Nao me conformo,so ficaram as linhas do interior do RS para a capital paranaense.
    Lamentavel!

  4. A Antt está correta… vc investe 1 milhão em um ônibus e tem q fazer preço de passagem igual a quem investe 50 mil… a diferenca de idade e conservação dos veículos tem q ser levado em conta… muitas vezes por isso vemos tragédias como em Santa Catarina com 50 mortos em um veículo antigo e sem as devidas manutenções. Quem é proprietário sabe o que eu estou falando. ..

    • Amigo a maioria dos acidentes são com carros novos, só dar uma pesquisada! Se os veículos passam por inspeção estão aptos a rodar. O acidente de Santa Catarina não foi por culpa do veículo e sim por imprudência do motorista!

      • Concordo plenamente com você Fabio, isso é uma injustiça com os pequenas empresas, que trabalhão regular, com suas manutenção em dia, revisado e aprovado pela inspenção, essas grandes empresas dão medo quando chegamos nelas para ver um veiculo deles, chego ate assustar com descaso deles nas manutençoes, são pessimas, e pra quem eles vendem pra nós, e agora que vamos fazer, ficar quietos e deixar eles nos tirar de circulação, tirar nosso sustentos, e de nossos motoristas, olha o tanto de desemprego vai acontecer, temos que nos unir e não deixar colocar cabresto em nos, um pais corrupto desse, onde politico corruptos não pagam pelo o que faz, estradas ruins, pedágios, policiais rodoviarios corruptos isso é uma vergonha.

      • Amigos vejamos o seguinte: quando compramos um ônibus usado colocamos esse veículo perante todos os órgãos regulamentadores e conseguimos: placa ALUGUEL; INSPEÇÃO DO IMETRO; LAUDO DAS VISTORIADORAS AUTORIZADAS PELA ANTT; CERTIFICADO DE TACÓGRAFO; INSPEÇÃO ESTADUAL que no meu caso é do DER-PE; SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL DE APROXIMADAMENTE R$-3.000,00; CURSO PARA MOTORISTAS; CNH APROPRIADA PARA EXERCER ATIVIDADE REMUNERADA; PAGAMOS IMPOSTOS DE TODAS AS VIAGENS COM EMISSÃO DE NOTA FISCAL, entre outras exigências. afinal ainda não é suficiente? e querem nos deixar sem trabalho. Ora se foi autorizado a venda e cadastro do carro quando comprei então mim compre de volta para que eu tenha condições de comprar um mais novo e não simplesmente mim impedir de transitar e eu que mim vire isso é roubo e abuso de poder. Em outras palavras é interesse dos grandes empresários da área de turismo e fretamento que cada vez mais estão concorrendo a cargos políticos não para representar a sociedade e sim para defender seus próprios interesse. É UMA VERGONHA. “ISSO AÍ É O BRASIL” (Brasileiros sendo lesado por políticos que deveriam esta nos representando).

    • E APOS 15 ANOS VOCE VAI VENDER SEU ONIBUS PRA QUEM??? VOCE VAI CONSEGUIR PAGAR ELE EM 15 ANOS?? DUVIDO.

      • tenho um paradiso de ano 92 totalmente especionado ,liberado e cadastrado em todo orgão exigido pela lei discordo deses 15anos exigido tudo isso e pra deixar simpresmente as grandes empresas, que muitas delas são de politicos e muitas vezes sem as vistorias exigidas . wando

      • AS GRANDES EMPRESAS DE POLÍTICOS E COMPRADORES DE POLÍTICOS SÓ TÊM UM CORRETIVO: BALA.

    • Pois é meu amigo a empresa penha tbém teve acidente com carro novo, e daí que vc diz,temos mais exemplos se colocar aqui vou escrever um livro.pensa antes comentar,
      empresa pequena tem a mesma responsabilidade, das grandes e funcionarios tenho certeza preferem empresa pequena a grande pra trabalhar.

    • Anderson dos Santos // 27 de junho de 2016 às 13:28 // Responder

      Discordo de você amigo, Então no seu Pensamento onibus novo nao acontece acidente nao?
      Essa Antt é uma Bosta, por que ela nao fiscaliza essas grandes empresas?
      Que andam mais irregulares do que os clandestinos.
      Hoje em dia Empresas “Clandestinas” estão andando com Onibus mais novos do que de empresa legalizada.. Mas infelizmente eles nao olham isso. Viva o Brasil um país onde a corrupção tem mais privilegio do que um pai de Família que tenta levar o pao de cada dia aos seus filhos…

    • Valdir tem muitas empresas que tem veiculos novos, mas a manutenção é zero (ou seja) o onibus roda demais e não tem tempo para manutenção, eu tenho onibus antigo e são super conservados, acho que estão a altura de um novo. Então tem casos e casos. Agora essa taxa é sim abusiva, aqui infelizmente no Brasil é o pais que mais tem taxas e impostos e com isso está realmente dificil para se manter uma empresa.

  5. Cleverlei Santos // 13 de julho de 2015 às 22:30 // Responder

    Boa noite. ..tenho um ônibus volvo B12 trucado ano 2001 que comprei da Catarinense em 2011…faço manutenção preventiva todos os meses, não uso pneus recapados, somente novos e em todos os rodados…e devido a isso nunca quebrou em trânsito… sempre passa com louvor nas inspeções anuais, inclusive já está licenciado pela ANTT com o sistema de Assessibilidade a bordo…Tenho amigos que tem DD 2014 e ficam indignados com os problemas que esses carros novos dão. ..e que não são baratos pra consertar…Pois bem, com essa nova exigência da ANTT quem vai comprar o meu ônibus. ..ou aceita-lo em forma de pagamento de outro mais novo…sem falar que pra eu trabalhar mais 15 anos terei que comprar um Zero Km….

    • INTERVENÇÃO MILITAR JÁ!

      NOS EUA ÔNIBUS COM MAIS DE 25 ANOS RODAM NAS CIDADES. O CONTROLE MAIOR É NA SEGURANÇA E NA POLUIÇÃO E NÃO NA IDADE DO ÔNIBUS EM SI.

      OUÇAM A RÁDIO REDE BRASIL DE ATIVISMO w w w . redebrasil. net

      VAMOS TODOS PARA BRASÍLIA DO DIA 1 AO DIA 14 DE NOVEMBRO PORQUE DIA 15 VAI SER O DIA DA DERRUBADA.

      OS CAMIONEIROS PARAM NO DIA 1 E VÃO PARA BRASÍLIA.

  6. bem, estudo essa antt há anos. isso é uma corja de servidores públicos, com cargos ocupados pelo PT, isso é óbvio. bem, poderia aqui escrever um livro mas vou deixar pra quando ajuizar minha açao de indenizaçao como empresário prejudicado e muito. Na verdade, essa resoluçao nao vai perdurar para o serviço turístico, pelo menos, uma vez que a antt nao é mais legítima pra fiscalizar o transporte turístico, pois o Ministério do Turismo ja publicou a Lei do turismo em 2008, o decreto que regulamenta essa lei em 2012 e a portaria necessária ao bom andamento dos serviços. Sou advogado e também estudo essa matéria, até porque, como brasileiros, nao podemos estar sujeitos a dois ministérios, ainda mais ao do transporte que deveria cuidar somente do transporte regular. Ocorre que quando foi criada a ANTT, inesistindo lei específica do turismo, passou a fiscalizar esse serviço. Quero aqui dizer que 90% de suas resoluçoes sao para proteger os grandes empresários de onibus, que por sinal operam desde 2008 sem contrato mas sob o manto protetivo desses agentes nocivos ao Pais. O que eles deveriam mesmo é proteger os cidadao e agilizar a concorrencia pública, dando igualdade de tratamento a todos os empresários.

    • Muito boa as suas palavras, tenho van 2015 e n tenho mais viagens por causa dessa nova resolução da antt, como advogado q vc é, o q vc acha q devemos fazer? Obrigado.

    • Olá Bayard Barcellos Munhoz, seria possível me conseguir mais informações sobre esse tema, essa lei que fala de que Ministério do turismo que devia cuidar dos ônibus de turismo, é que estou tentando escrever um artigo sobre essa nova lei, estou em conclusão de meu curso de pós. Se tiver mais algum material te agradeço muito, pois colocou que estuda o assunto ANTT. Desde já obrigado.Jônatan

  7. Os empresários deveriam se unir e exigir do poder público o reembolso dos veículos que não podem rodar mais, pois se não conseguiremos vender os veículos o poder público deverá comprar os mesmos e assim quem ficará com o prejuízo são eles e não os empresários. Concordo com a lei desde que o prejuízo seja absorvido pela ANTT como funciona nos países desenvolvidos que tem ano para rodar, inclusive carros e o poder público faz a aquisição.

    • Pois bem, sou pequeno empresário no norte do Paraná, estou não só indignado como também preocupado pois em pouco tempo serei mais um desempregado juntamente com meus funcionarios por causa de uma canetada voltada a interesses de poucos. A 30 anos trabalho no ramo e tdo que concegui são 10 ônibus velhos devidamente documentados até 30/12/2015.

  8. Pois bem, sou pequeno empresário no norte do Paraná, estou não só indignado como também preocupado pois em pouco tempo serei mais um desempregado juntamente com meus funcionarios por causa de uma canetada voltada a interesses de poucos. A 30 anos trabalho no ramo e tdo que concegui são 10 ônibus velhos devidamente documentados até 30/12/2015.

  9. Concorda planamente com os comentários supracitados e dou tatal aval fazendo também minhas as palavras dos colegas. Acrecento dizendo que o que faz segurança não e ônibus novo na estrada, pois o mesmo pneus o mesmo terminal de direção a mesma pintura entre outros itens que compoe o ônibus novo fazem porte do ônibus velho, a diferença está na manutenção.kg

    • Ademir tb tenho uma empresa e tenho 3 onibus, cada viagem que faz no dia que chega de viagem, já para fazer manutenção, aqui a empresa é da familia meus funcionarios é meu pai e meu esposo, trabalhamos todos juntos, somos uma empresa pequena porém muito séria, que adianta a empresa ter um onibus zero km e não ter manutensão.

  10. Ola Pessoal. Tenho uma pequena empresa de onibus de Turismo aqui no Parana. Alem de onibus tambem tenho uma Van Master com 15 lugares 2007. Alguem saberia responder se eu posso usar minha Van 2007 para ir ate o Mato Grosso pescar com mais 4 amigos em ferias ? Ela tem nome da minha empresa e placa vermelha, mas nao tem ANTT. Este nao seria um fretamento pago e sim uma viagem minha particular com amigos . Vou inclusive retirar 10 lugares do veiculo para colocar nossas bagagens e material para pesca. Fico no aguardo da resposta . Muito obrigado a todos.

  11. Ademir Gonçalves // 29 de julho de 2015 às 13:19 // Responder

    Dando sequencia a ideia já comentada, gostaria de deixar aqui também, o meu protesto, como já fora citado em comentários anteriores por alguns colegas, reforçando com o relato de uma vida inteira dedicada ao trabalho no transporte com ônibus no interior do estado do Paraná. Só para salientar que a realidade no interior de qualquer estado é diversa dos grandes centros em questão financeira às empresas do ramo pois com trabalho de 30 anos no setor o que nossa empresa conseguiu foram 10 ônibus com idade media de 23 anos de uso, os quais todos devidamente revisados e regulamentados não tão somente na ANTT como, também, no DER/PR. Estes veículos até então revisados e aptos a viajarem dentro e fora do país até que os interesses de poderosos sem ética e respeito algum a pequenas empresas que empregam e pagam impostos simplesmente corrompendo administradores tornem uma lei como a em questão válida e do dia para a noite tornem uma empresa séria e correta em um monte de ferro velho sem validade para prestação de serviço. Gostaria que esses encabeçantes e legisladores que fizeram e aprovaram tal lei me explicassem o critério adotado para tal ato pois com já fora dito o que traz segurança aos usuários de ônibus não são tão somente o ano do veículo como também a manutenção e uso devido destes ônibus. De nada adianta ter um ônibus zero na rodovia se está sendo conduzido por motoristas sobrecarregado de carga horária e muitas vezes com salários não condizentes para profissão; o que está havendo ao meu modo de analisar é uma EXCLUSÃO SOCIAL onde neste setor poderão trabalhar somente empresas de alto poder aquisitivo, estamos em um país “democrático”, devemos respeitar as classes sociais cada uma com seu poder aquisitivo. A seleção natural para contratação de empresas deveria acontecer pelos próprios contratantes que irão comprar o serviço que lhes sejam conveniente e que lhes caibam no bolso ex.: quem for contratar um ônibus deverá poder escolher entre a empresa que presta serviço de ponta com veículos novos e preços diferenciados e outras com menos poder aquisitivo e com uma classe menos elevada. Concordo que o que está faltando seria uma fiscalização maior no setor pois mesmo da forma que está existem muitos clandestinos no setor. Novamente falando sobre os acidentes a que se referem os mentores da lei é fácil fazer uma pesquisa e observar que o numero maior de acidentes com ônibus está nos ônibus com menos de 10 anos. Gostaria que estes mentores me dissessem o que fazer assim que meus veículos não puderem mais transitar, irão comprar os meus ônibus? Me darão uma oportunidade de trabalho, a mim e à meus funcionários? Serei mais um desempregado?…
    Se queremos segurança para usuários de ônibus precisamos de estradas compatíveis, precisamos de pedágios mais baratos, precisamos de amparo e pontos de apoio nas estradas, precisamos que tirem da estrada todos os veículos sem condições de trafego. De que adianta colocar um ônibus 0Km na rodovia se existem caminhões carregando toneladas sem sequer farol que poderá a qualquer momento colidir com este ônibus novo. De que adianta mentores desta lei ônibus novo se o perigo está na estrada e não dentro do ônibus que eu estou?
    Poderia ficar aqui argumentando por horas mas acredito que o principal já fora dito deixando bem claro que está lei absurda fora feita por quem não tem o minimo de conhecimento de quantas empresas e pessoas estão sendo prejudicadas simplesmente tendo foco a interesse de poucos.
    Convido a todos que tiverem interesse nesta causa e aqueles que puderem nos ajudar de alguma forma(jornalistas, juristas ou empresários do ramo) que de algum modo façam seu manisfesto para que possamos mudar isso e fazer valer a democracia a que se diz que temos direito em nosso país.

  12. ROBSON EDUARDO PESSOA // 29 de julho de 2015 às 23:58 // Responder

    Fico indignado com uma coisa dessas! Querem fiscalizar tanto o transporte de passageiros e com o transporte por caminhão (nada contra caminhão) não fazem nada, por isso vemos o transporte de cargas com veículos com muito mais de 15 anos circulando por ai e nada acontece. E o que vão fazer com todos esse ônibus que atingirem os 15 ano? revender não da por que ninguém vai poder comprar. Isso é mais uma ato para favorecer os grandes empresario e acabar com os pequeno. pois tem muito empresario que tem ônibus com idade superior aos 15 anos dando exemplo na manutenção e nos cuidados a muito ônibus mais novo. Pois como um amigo já relatou a segurança no transporte de passageiros vem do condutor do veiculo estar bem treinado ou não, e as condições gerais do ônibus vem do capricho do empresario. ônibus não tem idade, ônibus tem dono!

    • O nome disso é falcatrua. Políticos como senador acir dono de empresa de onibus. Pra ele os onibus podem ser fabricados com 15 metros… dizem que pezao é um dos sócios da 1001, enfim, estamos num mato sem cachorro… quando será que a lavajato vai verificar fiscalizar esse ladroes dos direitos empresariais do povo brasileiro?

  13. Acho que o objetivo da antt, é tornar inviável o transporte turístico/fretado no Brasil, para beneficiar ainda mais os grandes. Estamos tomando uma pancada atrás da outra, voltando no começo do ano, acreditávamos que seriamos inclusos no simples nacional, como micro empresários com faturamento até 300.000,00 mês. pois bem, fomos o único seguimento comparado a indústria de armo de fogo e munição, e também a indústria de tabaco que não foram inclusas. Agora vem esta resolução 4777 para inviabilizar definitivamente o nosso seguimento, sera que não param para pensar que para o turismo acontecer no país, é preciso haver o transportador?
    Porque será que estamos sendo tão prejudicados por este bando de vagabundos? Será que só o altíssimo custo operacional que temos, não seria suficiente???
    Acho que esta chegando a hora de irmos para Brasília, para a sede da antt mostrar que se unirmos, podemos mudar muita coisa!.

  14. sacanagem em eu estava entrando no ramo e vou ter que sair estava negociando dois micros de 31 lugares ano 2003 e 2004 e um ônibus mair de 2001 pois sempre fui motorista e agora ia ter minha frota sacanagem deste governo deixe agente trabalhar, é como um colega comentou e estes caminhões com mais de 15 anos por que pode rodar qual a diferença para um ônibus o que vale é a manutenção pois já vi muitos ônibus mais velhos com melhor condição de viagem que um novo. obrigado governo que gosta de desemprego.

  15. ANTONIEL SANTANA FERREIRA // 4 de agosto de 2015 às 21:22 // Responder

    O JEITO E NOS UNIRMOS TODOS É IRMOS PRA BRASÍLIA FAZER M PROTESTO GIGANTESCO CONTRA A ANTT E SUAS RESOLUÇÕES ABSURDAS E INCONSTITUCIONAIS. VAMOS GENTE NOS UNIR. UNIDOS SOMOS MAIS FORTES.

  16. só quero fazer uma pergunta por que as prefeituras tem ônibus bem velhos e podem rodar pelas rodovias com gente e não precisa de ANTT o de liberação de outros Órgãos, pois miotos deles a gente ve não tem nem condição de viagem mais estão na estrada e ninguém faz nada isso é justo quem tem manutenção certinha paga imposto e quer trabalhar. outra coisa ta o pessoal tem ônibus com mais de 15 anos, com certeza depois não vão conseguir vender mais o licenciamento e seguro obrigatório vão ser cobrado isso o governo vai querer receber e se agente não pagar vai para divida ativa do Estado legal do lado deles isso. Alem de tudo que exigem frota minima ainda para ter por isso tem bastante clandestino o governo não deixa trabalhar. Parabéns Governantes é isso que vocês fazem para povo. Acho que devemos todos ir para essas tal de bolças dai eles vão gostar.

  17. Bom dia colegas;
    Bom como nesse país as coisas só funcionam com protesto vamos ter que parar o país , vamos nos agrupar e dirigir a Brasília e nos manifestar contra esse abuso contra o pequeno empresário , estou com vocês .

    • é que a prefeitura é um orgao público e nao necessita de autorizaçao de outro orgao público para trafegar. quando voce trabalha pra prefeitura basta levar o contrato. Os poderes aão; União, Estados, distrito federal e Municípios e o prefeito nao precisa de pedir autorização pra ninguém pra transportar seus munícipes. As prefeitura registram porque nao sabem desse direito, mas na verdade nao precisa.

  18. Este governo corrupto só pensa em proteger,banqueiros,empreiteiros e grandes presas de ônibus. Bando de ladrões esta desgraça que o povo pós no poder chamado PT.País de analfabetos que vivem de bolsas e favores! Em países desenvolvidos não coexistem estas burro vracias! Revoltante!!! Vontade de ir embora!!!!

  19. Adilson Cordeiro de Vasconcelos // 6 de agosto de 2015 às 17:10 // Responder

    Boa tarde a todos! Observei a indignação de muitos aqui e parei pra pensar onde as grandes empresas colocariam os veículos velhos delas também? Precisamos sim nos unir e levar isso a Brasília , mantermos contatos e criar em cada estado um grupo responsável pelo seu município. Podemos mudar tudo que queremos é apenas sermos unidos de verdade. Estou disposto a entrar nessa ideia e deixo meu e-mail aqui pra qualquer comentário. (adilsoncordeiro2014@yahoo.com.br)

    Por: Adilson Cordeiro (Rio de Janeiro)

  20. Boa noite a todos! Temos que nos unir e levar nossos veículos até Brasília e fazer uma grande manifestação com nossos ônibus nas ruas, e parar com eles enfrente ANTT, se não resolver, deixar lá parado por um longo prazo. não podemos deixar eles nos tirar nossos ganha pão, pagamos nossos impostos, não podemos ficar calados.

  21. Olá colegas muitas empresas trabalhão sem documentos de carro tenho muitos colegas que trabalhão nas grandes empresas e falao que a maioria não tem documento para roda eu acho que temos que fazer uma manifestação pacifica se mão vamos sair do mercado porque sidicato São todos comprado nos dono de empresa temos que briga pelo nosso direito

  22. Gostaria de saber se vai haver alguma manifestação, estou pronta pra ir a brasilia, por favor me informe , meu e-mail abaixo. tem algum abaixo assinado também?

    nathaliaseribeli@gmail.com

  23. adriano c c silva // 26 de agosto de 2015 às 09:11 // Responder

    Esse e o PT destruindo o transporte alternativo. Politicos pra que? So fazem fuder o povo. Acorda Brasil. Se nao tiver mobilizaçao geral vai acabar!

  24. VAMOS NOS UNIR AMIGOS FAZER PROTESTO E LUTAR PARA OS NOSSOS DIREITOS. O FUTURO DOS NOSSOS FILHOS ESTÁ EM JOGO… VAMOS PRA CIMA! APOIO.

  25. Eu aprovo a resolução 4777

  26. Olá pessoal tdos indignados,mas vamos pensar um pouco,sem terra consegue chamar a midia,caminhoneiros travam estradas e conseguem a midia tbem, e nos todos estamos aqui relatando nossos desabafos,mas que tal fazer uma grupo nacional ou seja cooperativa outros… e começarmos a nos defender,somos capazes sim de fazer mudar esta situação,tudo depende de nós,basta uma escritorio de advocacia pegar a nossa causa e todos dividirem o custo não vai ficar caro pra nos,gente ta na hora de agirmos chega de reclamar,que tal blog do onibus fazer uma entrevista com antt,e divulgar nossos apelos abços a todos unido seremos tbem grande transportadores dignos.

  27. Estou vendo o que voces dizem , e estou junto , quero comprar um onibus para trabalhar, ja vi muitos onibus, muitos bons a venda mas estou esbarrando na idade dos mesmos. se comprar é trabalhar sem autorização o que fazer.

  28. Pessoa é um velho ditado popular a união faz a força vamos fazer valer nossos direitos vamos marcar uma data base para podermos se reunir e fazermos uma passeata com nosso carros para brasilia para mostrar que são carros velhos mais com manutenção porque se não for nos pequenos empresarios os grandes vão vender os carros deles para quem estou a disposição quem quiser se unir deixe Nome e telefone que vou fazer uma lista para podermos organizar essa passeata.

  29. Deveriam fazer uma lei para que, quem ocupassem cargo políticos, não deveriam ser empresários, todavia só colaboram para si próprio.

  30. Saiba a ANTT que a nossa constituição não impede o direito ao trabalho e principalmente se pagamos impostos. Somos todos iguais perante a lei. Isso que é um atos discriminatório e anitisocial.

    • Isso e uma pouca vergonha e agora o q vou fazer com minha Ducato de ano 2000??? Coloca fogo?? Pq não serve pra mais nada .. Vão cuida desses ladrãos e nos deixa trabalhar .como brasileiro estou endiguinado com isso.

  31. bom dia eu tenho uma van ducato e presciso viajar , quero saber se eu presciso fazer esse cadastro da antt…tambem

  32. bom dia eu tenho uma van ducato e presciso viajar , quero saber se eu presciso fazer esse cadastro da antt…tambem o carro e do ano 2000

  33. tenho 1 onibus e 2 van todos cadastrado na AGR viago so no estado de goias.tem que far este cadastro.

  34. Eu tenho um ônibus velho 87 mas todo arrumado só que antt não deixa eu trabalha aqui dentro de Brasília, além de tudo tem o detran DF que fica perseguido os trabalhadores com carros mais de idade, eu só faço serviços para as igrejas e não viajo para longe e tudo está mais difícil de trabalhar, que país e esse que eles falam que é a tal da democracia que tira o direito do trabalhador no transporte, e igual a um amigo falou que no estados unidos ônibus de turismo não tem idade para trabalhar o governo americano visa o lucro e a segurança dos passageiros, e o fim de tudo para a classe trabalhadora neste país sem moral…

  35. jose sergio gonçalves toledo // 17 de dezembro de 2015 às 09:28 // Responder

    Bom dia .Tenho um micro onibus ano 2001 de 23 lugares posso fazer viagem de turismo para outro estado a documentaçao junto ao detran tudo em dia sera que a antt libera aguardo resposta.Obrigado

  36. perseguição ao trabalhador e liberdades para bandidos, isso é Brasil

  37. nildo alves torres // 6 de Janeiro de 2016 às 17:53 // Responder

    no pais em que vivemos só dificultam nossas vida .a ANTT deveria liberar ano de uso e sim fiscalizar condições da frota .outra coisa porque não começar com um carro.num pais que diz estar em crise tanta burocracia e um absurdo.

  38. boa noite pois e eu tb tenho um onibus 90 e o neu motorista que ja trabalhou para uma empresa da minha cidade e foi demitido e agora conseguiu emprego denovo comigo falou que o meu carro da de 10 a 0 nas empresa da nimha cidade pois e antt vcs vao pagar nossos contas e por riso que o brasil vive sendo roubado começa la por cima

  39. E muito fácil comprar um ônibus zero quero ver quem tem condições de pagar prestação neste país em que vivemos manda estes politicos olhar a frota brasileira quem tem um veículo novo ta devendo e pagando juro para nossos governantes nem preocupa com a malha viária nossa bando de corrupitos

  40. Nao estamos em um pais de primeiro mundo , eu tive uma pequena empresa de ônibus , eu tinha ônibus com media de 20 a 30 anos de uso, sempre em perfeito estado de uso passando em vistorias do INMETRO a cada 3 vezes por ano !! acho um absurdo 15 anos para ônibus , 90 por cento de acidentes de ônibus são causados por imprudências do próprio motorista ou por buracos na rodovias ou falta de sinalização nas rodovias etc , Temos um pais fracassado pela corrupção , Onde para vc poder viajar num ônibus com segurança temos que pagar escolta , Agora querem destruir os pequenas empresas que muitas das vezes não conseguem crescer por causa dos impostos taxas multas etc etc que o governo e as autoridades controlam , Eu ate apoiaria todos terrem ônibus novos ,também caminhões e carros , hospitais ,escolas , estradas novas que não precisava pagar para usar , a ANTT e o governo já que querem trocar a frota de ônibus brasileira deveria pensar nas pequenas empresas , e que ate as grandes empresas vão se ferrar pra quem as grandes empresas vão vender os ônibus ?? então antt e governo brasileiro vamos comprar os ônibus e financiar perincipalmente para as pequenas empresas para poder comprar ônibus zero , e antt tinha que montar um empresa que coleta ônibus com mais de 15 anos e indenizar o proprietário , Isso so vai aumentar os clandestinos que muitas da vezes rodam erados por culpa do governo que so olha para os grandes empresas que pegam bilhões do governo como bnds e no pagam .Tinha que uni todos pequenos e medias empresas de ônibus e levar tudo os onibus para brasilia Df e entregar para o governo e melhor . sera que a antt e governo vai sustentar essas familias que vao fechar suas pequenas empresas por conta de um governo coru pito e fabrica de impostos e injustiça ao povo brasileiro , indi quinado !!

  41. Mauricio E Oliveira // 26 de Fevereiro de 2016 às 19:34 // Responder

    PALHACADA. TAXA DE FISCALIZACAO. TAXA DE 0800 DE VISTORIA DE TACOGRAFO. TAXA DE LAUDO DE VISTORIA. TAXA DE ACESSIBILIDADE .TAXA DE MONITORAMENTO. ANO DE VEICULO. JA DEU . TINHA QUE PARAR GERAL.

    • Mauricio estamos no Pais das taxas e multas o BRASIL está falidoooooo. Será que vamos ter que eleger pessoas de fora do BRASIL, pois aqui só temos ladrões. Afff quanta roubalheira.

  42. se o ônibus esta com as manutenções em dia não pode ter problemas em viajar.

  43. Olá pessoal apareceu no facebook que havia liberado os carros com mais de 15 ano de uso mas que teria de passar semestralmente inspeção mais alguém teve acesso a esta noticia.

    • É apenas uma proposta apresentada na fase de contribuições, ainda não foi definida esta possibilidade

    • Resolução nº 5017, de 18 de fevereiro de 2016

      Altera a Resolução nº 4.777, de 6 de julho de 2015, que dispõe sobre a regulamentação da prestação do serviço de transporte rodoviário coletivo interestadual e internacional de passageiros realizado em regime de fretamento.
      A Diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, no uso das atribuições que lhe conferem o inciso VIII do art. 25 do Regimento Interno da ANTT, aprovado pela Resolução nº 3.000, de 28 de janeiro de 2009, fundamentada no Voto DMB – 019, de 17 de fevereiro de 2016, e no que consta do Processo nº 50500. 349562/2015-81, RESOLVE:
      Art. 1º A Resolução nº 4.777, de 6 de julho de 2015, passa a vigorar com as seguintes alterações:
      “Art. 10 (…)
      I – contrato social consolidado ou estatuto social atualizados, com objeto social compatível com a atividade de transporte rodoviário coletivo interestadual e internacional de passageiros realizado em regime de fretamento e capital social integralizado igual ou superior a 120 (cento e vinte) mil reais, devidamente registrado na forma da lei, bem como documentos de eleição e posse de seus administradores, conforme o caso;
      §1º Na impossibilidade de comprovação de capital social integralizado no valor estabelecido no inciso I, fica a transportadora obrigada à contratação de Seguro Garantia.
      §2º Está dispensado de apresentar o disposto no inciso III, o transportador que não prestará o serviço de transporte rodoviário coletivo interestadual e internacional de passageiros realizado em regime de fretamento turístico.” (NR)
      “Art.11 (…)
      §4º Os veículos zero quilômetro serão dispensados de apresentar o CSV pelo período de 1 (um) ano após a sua compra, devendo apresentar cópia autenticada da nota fiscal do chassi. ” (NR)
      “Art. 15. Na prestação do serviço objeto desta Resolução, será admitida a utilização de veículo do tipo:
      I – ônibus; e
      II – micro-ônibus com até 15 (quinze) anos de fabricação.
      Parágrafo único. Os veículos de que trata o caput deverão ser de categoria aluguel.” (NR)

      “Art. 16 (…)
      Parágrafo único. Os ônibus com mais de (quinze) anos de fabricação deverão ser submetidos à Inspeção Técnica Veicular com periodicidade semestral, devendo os demais veículos serem inspecionados anualmente.” (NR)
      Art. 2º Revogar os arts. 26 e 66, da Resolução nº 4.777, de 6 de julho de 2015.
      Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

      JORGE BASTOS
      Diretor-Geral

      Publicado no DOU em: 22/02/2016

  44. Até quantos km pode andar um onibus sem cinto de segurança porque ele me respondeu que era circular e não precisava de cinto de segurança, sendo que aqui na minha cidade esse ônibus passa por uma br 101 muito movimentada…

    • Não há quilometragem mínima. Se o ônibus possui características rodoviárias, todos os passageiros e o motorista devem utilizar cinto de segurança. Isso independe da ANTT, é Código Nacional de Trânsito. Se o ônibus possui característica de urbano, o motorista é obrigado a usar e não há o dispositivo para os passageiros.

  45. Eu tenho uma van 16lugares particular placas sinza! Gostaria de saber se posso viajar sem cadastrar na antt e daier

  46. Se for para uso Familiar nao . precisa.

  47. Tudo isso se chama corrupção com certeza as grandes empresas doaram para as campanhas desses safados e molham a mao de muitos agentes publicos ,sabe pra que?acabar com a concorrência e cobrar o preço que eles quiser nas passagens ou fretamentos.

  48. Um ônibus em nome de uma igreja, caracteriza como particular? Precisa dw registro na antt para viagens?
    O prazo de 15 anos de uso da aplica também?

  49. Mauricio E de Oliveira // 18 de Abril de 2016 às 14:04 // Responder

    LUZ NO FIM DO TUNEL. COM AS MUDANCAS NA POLITICAS .CARGOS DE DIRETORES. INDICADOS POR PARTIDOS POLITICOS COSTUMAM CAIR E HORA DO FRETAMENTO AGIR.POR MENOS TAXA NO SISTEMA.

  50. Eu tomei … comprei uma van ontem ano 2000 pra que serve …

  51. Pedro Paulino Neto // 2 de Maio de 2016 às 22:34 // Responder

    eu gostaria de comprar um ônibus para a igreja onde congrego, gostaria de saber qual é a idade do veículo que posso comprar e usar sem ter problemas com a fiscalização?

    • Pedro quer comprar o meu??? Tenho um trucado lindo e com perfeita manutenção, creio se for colocar o onibus no nome da igreja não vai ter tanta burocracia como temos passado. se tiver interesse me chame no face Shirlei Leite

  52. João Paulo spindola // 1 de junho de 2016 às 05:17 // Responder

    Estou querendo compra um carro,,,, se alguém tiver ,quero carro trucado de preferência Scania ou Mercedes, até 140,000

  53. Tenho uma Van 2006 16 lugares vou usar ela para fretamento em uma empresa, gostaria de saber pelo ano se posso e qual documentação preciso?

    No documento está como micro-ônibus.

  54. Quero entrar para o ramo de transporte de passageiros, porem vou comprar um ônibus com mais de 18 anos, vou abrir uma igreja e tentar trabalhar, creio que no momento este é o caminho!!! Só Jesus na causa!!!

  55. Depois de 15 anos de fabricação os futuros ônibus velhos vão para onde ?????Pro sitio do LULA ?já sei deixem estacionados todos em Brasília . Cá entre nós um desrespeito total com o brasileiro.

  56. fiscalização lixoo
    Conheço vários clandestinos que pagam propina para rodar .

  57. Sidney Bitencourt // 30 de outubro de 2016 às 11:43 // Responder

    Olha queridos todos os que fizeram seus comentários tem um ponto de razão, quando olhamos para algumas exigencias exageradas ficamos irritados pois creio que todos precisam trabalhar e ganhar seu dinheiro dignamente sem explorar ninguem certo? Temos sim que ser honestos ao realizarmos nosso trabalho. e sei que muitos dos colegas estão lutando para sustentar a familia viajando atrás de um volante horas e horas e até mesmo dias, temos que exigir nossos direitos pois eu também estou lutando para colocar minha empresa em funcionamento e cada hora aparece uma dificuldade e embarga a possibilidade de isso se tornar realidade.
    Senhores responsáveis pela fiscalização nós so queremos trabalhar e tenho a certeza que ninguem no nosso ramo esta entrando nesse mercado ou quem já esta no mesmo tem a idéia de roubar ninguem. Nós só queremos que vocês tenham um pouco mais de flexibilidade para com os Heróis do volante que lutam pelo pão de cada dia.
    Nós não estamos nas rodovias com a intenção de matar e nem de fraudar ninguém. Muitos acidentes aontecem por conta de imprudencia e pessima condição das rodovias e tambem por detalhes de segurançã e não por questão de documentação. Creio que todos os colegas são devidamente documentados, só acho que deveria ser mais rigida a questão de se tratar com a segurança e condições dos carros , rodovias e motoristas. Portanto queridos os nossos direitos como cidadãos tem que ser defendidos sim. Nem sempre uma empresa que roda com muitos carros estão corretamente dentro da lei. Nós que somos pequenos estamos sendo alvo dos grandes para que a fiscalização tire os olhos deles e possam cometer seus delitos.
    Então cada um sabe onde seu sapato aperta e poderiamos ser mais humanos pois o sol nasce para todos e ninguem quer roubar serviço de ninguém, deixe-nos trabalhar em paz. O mundo que Deus criou é muito grande e tem espaço para todos, não precisamos invadir espaço de ninguém. Vamos deixar e ser corruptos e ter mais amor no coração. Onde estão o amor ao próximo,,,,,Reflitam Sou o Sidney….. Assim como meus colegas estou lutando para ganhar meu pão de cada dia..Bom trabalho a Todos que Deus os acompanhe……

  58. Não entendo o porque da limitação de ano de fabricação de veículos, pois para que servem as vistorias? A documentação até concordo ser cobrada, isso obriga ” empresas irregulares” a cumprirem suas obrigações e mantem um mercado controlado de modo que todos trabalhem e tenha deslealdade com os que andam correto. O ano de veículo não significa nada. O que importa é a manutenção, estado de conservação, conforto, ergonomia, condutores preocupados em transportar vidas. Você investe 1 milhão em um ônibus novo e quando acaba de pagar o que é provável que terá passado 15 anos, você vai encostar o veículo debaixo de uma árvore? O que tem que fazer é vistoriar a conservação e não ano. Devemos sim revindicar, pois tem muitos pessoas honestas que dependem e vivem desse trabalho. Estamos juntos.

  59. Boa Noite estou negociando 1 ônibus 2009 e 1 micro ônibus 2002.
    Estou no interior de São Paulo será que vou ter dificuldade pra trabalhar com essa nova lei?
    Agradeço quem poder me ajudar.

  60. Boa noite, sou de Juiz de Fora-MG gostaria de saber se posso levar minha família para a praia no RJ com uma van escolar (placa vermelha) só que ela não tem o registro da ANTT. É uma viagem particular de família sen fins lucrativos. Obrigado

  61. Ola pessoal, eu estou com um projeto de comprar um ônibus rodoviário para 42 passageiros , para fazer a linha curitiba paraguai e curitiba santa catarina intuito de passeios turisticos. sera que é muito burocrático para deixar tudo em dia para trabalhar ?

  62. Ola!
    Senhores, fico aqui me perguntando o porque a lei se da somente sobre os Ônibus. Se levantarem estudo de idades em veiculos de transportes, a maioria vai ficar de boca aberta, ao saberem que nossa frota de transportes de cargas terrestres não possuem nenhuma vistoria para se saber o estado dos caminhões e ainda mais no transporte aereo que possuim aeronaves com mais de 20 anos de fabricação. Não podemos esquecer que no ar não tem segunda opção se não o chão duro.

  63. neuton de souza crz // 13 de Fevereiro de 2017 às 22:18 // Responder

    a cho que esta na hora do povo acordar naõ votar en deputados e senadores congresso con 500 deputado eoitentasenadores mada mais de 240 milhoes de brasileiros massacra os que mais preçiza 99 são corruptoso faz leis que benefiçia as grandes empresa poque ten propina

  64. neuton de souza crz // 13 de Fevereiro de 2017 às 22:42 // Responder

    tenho caminhão desde meus 19 anos os deputados e sendores estão acabndo o pobre não pode mais trabalhar pedirão os proto socorro estintor novo agora ja não bastasse os ponto da carteira estão pedindoesame antitxco como todos brasileiros fosse drogado o rico paga a multa dobrada e não perd p tudo no brasil e dinheiro preçizamos unir e naõ votar nessa rassa ogovernador gerado alquimi prmeiro ele protesta o ipva e deois da desconto primeiro mata o pobre e depois cata as ultima migalhas e hora do povo acordar vamos dizer não a estes politico eque queren ver nosso fin

  65. engraçado…. um avião pode voar 30 anos em grandes empresas aérea, e nossos ônibus tem que rodar só 15 anos… me desculpe, mais não cola. tem e muita grana por trás disso ai….

  66. Não se esqueçam que as grandes empresas que podem comprar ônibus de não sei quantos mil reais em geral são de propriedade de laranjas de políticos. Uma pessoa comum que queira trabalhar com um ônibus de turismo sofre todas as exigências que a ANTT estabelece. Como sempre quem se ferra são os menores. Minha opinião é que se o veículo mesmo antigo estiver em condições e anualmente passar por inspeção que garanta seu funcionamento com total segurança deveria ser liberado pra trabalhar seja para uma empresa ou para turismo. O que mais mata nesse País não são as condições dos veículos e sim seus condutores que na inexistência de uma fiscalização séria (eu disse séria sem propinas) conduzem como se estivessem numa pista própria para corridas. Simplesmente imbecil todo esse regulamento sendo que sabemos da ineficiência do estado e da possibilidade total de corrupção.

  67. Boa noite gostaria de uma luz no fim do túnel tem que existir um órgão responsável que possa me dar uma licençavoará eu entrar com um ônibus e pra grande para um baile de terceira idade estou com muita dificuldade há tem um mês e nada o evento será dia 19 de agosto já estou com as passagens todas vendidas sei que existe uma taxa no valor de 486.00 estou me propondo a pagar mais os diretores não querem dar um ofício estou decepcionado e uma discriminação alguém pode me ajudar

  68. Adriano Freitas da Silva // 21 de agosto de 2017 às 17:29 // Responder

    Boa tarde!
    Gostaria de umas informações.
    Verifique alguns anúncios de empresas de ônibus, onde elas estão vendendo seus Ônibus, esses 5 ônibus,virar a fazer 15 anos de fabricação agora em 2017.
    Esses 5 sairia por 100 mil, financiando!
    Como ainda sou leigo no assunto, eu queria saber, se tendo 5 ônibus, eu consiga ter uma licença da prefeitura para poder trabalhar?
    Ou seria impossível obter uma licença.

  69. Tenho uma Van oq é nescessário para fazer viagens?

  70. ola gostaria de saber se existe algum despachante em são paulo que regularize toda a documentação para poder fazer transporte continuo com onibus pois são varios documentos que precisa juntar que sozinho fica dificiel se suberem de algun me passa o contato obrigado

  71. ANTT- muito maior corrupção que a petrobras…homologam venda de concessões de linhas que além de irregulares, com contratos vencidos, nao podem ser vendidas porque o direito de exploração é do governo, via constituição federal e ninguem pode vender o que nao é dele… muita corrupção, tanto que tem um processo do Ministério Público Federal contra ANTT e União federal, que na verdade é a mesma coisa. Nós pagamos os procuradores da república para defenderem esses pilantras da antt, servidores públicos nefastos,quando o direito de todos era participar do processo licitatório que eles nao definem porque os agentes da ANTT são corruptos e mantem as empresas de linhas regulares ilegais, com contratos vencidos de há muito e nada acontece porque o judiciário de certa forma tambémé conivente porque nao resolve, nao tem peito pra decidir questões que envolvem a população, ficam com uma e outra coisa e nada na verdade. Quanto aos onibus de linha, embora bem novos são muito mais rodados que os de fretamento .qto a pluma, os agentes da antt permitiram que outras empresas do sul do Brasil, como ouro e prata e planalto passassem a operar serviços públicos sem licitação e ainda homologaram a venda de tais serviços públicos ilegais. pergunta: muita gente deve ter ganhado e muito com isso. As demais empresas e micro empresas ficam só olhando o trem passar porque esses fdp ao verdadeiramente corruptos e mantem servicós públicos a margem da lei e da constituiçao federal que nos custou muito caro….

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