São Luís (MA) terá transporte público gratuito neste domingo de eleições

Gratuidade será válida das 0h às 22h, com frota operando na programação de dias úteis durante o primeiro turno

YURI SENA

O transporte público coletivo de São Luís (MA) será gratuito neste domingo (4), data do primeiro turno das Eleições Gerais de 2026. Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), a gratuidade será válida para todos os passageiros das 0h às 22h.

Para atender aos eleitores, os ônibus circularão com a mesma capacidade e os horários programados para os dias úteis. A operação segue a regra estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determina a oferta gratuita de transporte coletivo nos dias de votação, com frequência compatível àquela praticada em dias úteis.

A medida vale para o primeiro turno, em 4 de outubro, e também deverá ser aplicada em eventual segundo turno, marcado para 25 de outubro. O TSE orientou os tribunais regionais eleitorais a acompanhar as providências adotadas pelas prefeituras e governos estaduais para garantir o serviço.

A norma também estabelece que a oferta gratuita deve ser realizada sem distinção entre eleitores e sem veiculação de propaganda partidária ou eleitoral. A redução do serviço habitualmente oferecido no dia da votação pode ser encaminhada ao Ministério Público Eleitoral e à Defensoria Pública da União.

A SMTT recomenda que os moradores planejem os deslocamentos com antecedência para evitar filas e chegar aos locais de votação dentro do horário estabelecido pela Justiça Eleitoral.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

Assine

Assine para receber as notícias do Diário do Transporte direto em seu e-mail.

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Informe Publicitário
Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo