Tecnologias dos programas Abrigo Amigo e Próxima Parada são implementadas em pontos de ônibus de Belo Horizonte (MG) e reforçam suporte às usuárias do transporte público

Locais contarão com sistema de monitoramente completo integrado ao Centro de Operações da prefeitura

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

A cidade de Belo Horizonte (MG) passa a contar com o Abrigo Amigo, serviço que oferece um maior suporte para as mulheres que utilizam o transporte público a noite.

Além disso, entra em operação uma nova funcionalidade nos painéis eletrônicos, o Próxima Parada, que exibe em tempo real a previsão de chegada dos ônibus.

Dessa forma, os usuários do sistema urbano podem acompanhar as próximas viagens diretamente no abrigo, sem a necessidade de consultar aplicativos no celular.

Segundo a prefeitura, em um primeiro momento serão implantados 100 abrigos em pontos da cidade, distribuídos por todas as regiões.

O serviço funcionará diariamente, das 20h às 5h, período em que há menor circulação de pessoas e maior sensação de vulnerabilidade entre as passageiras.

Os novos abrigos contam com internet de alta velocidade, conexão por fibra e tecnologia 5G, além de câmeras noturnas de alta resolução, microfones de alta sensibilidade e alto-falantes, permitindo o atendimento remoto em tempo real.

Além disso, o Abrigo Amigo foi pensado para garantir acessibilidade universal: o botão de acionamento tem placa em Braille e está posicionado a 1,20 metro de altura, adequado para cadeirantes, crianças e pessoas com deficiência.

O atendimento remoto dispõe de comunicação em Libras, e está em andamento a implementação de legendas durante as chamadas.

Enquanto aguarda o ônibus, a usuária conta com companhia por meio de um diálogo acolhedor, além de apoio em situações de vulnerabilidade, orientação de profissionais capacitados e acionamento de serviços públicos e de segurança, quando necessário.

O atendimento é conduzido por uma equipe formada por 30 mulheres, que passam por treinamentos com assistentes sociais e especialistas em violência contra a mulher, garantindo acolhimento qualificado e preparado para lidar com diferentes situações.

Como funciona:

  • Não é necessário se identificar – o anonimato protege o usuário e garante um ambiente seguro e livre de constrangimentos;
  • Ao chegar no local, basta apertar o botão localizado na coluna principal do ponto de ônibus;
  • Automaticamente, inicia-se uma videochamada ao vivo com uma atendente capacitada, em tempo real;
  • O serviço funciona todas as noites, das 20h às 5h;
  • A chamada é encerrada apenas quando o usuário embarca ou decide finalizar o atendimento, retornando a tela do abrigo à programação normal.

As melhorias no monitoramento funcionarão 24 horas por dia e estarão disponíveis em 400 abrigos espalhados pela cidade. Em 100 deles a iniciativa vai operar juntamente com o Abrigo Amigo.

Vale destacar que os 400 abrigos também contarão com câmeras de monitoramento, que serão integradas ao Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte (COP). Essa integração permite uma vigilância constante do entorno dos pontos de ônibus, ampliando a capacidade de resposta da cidade em situações de ocorrência e reforçando a segurança dos usuários em diferentes horários.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

Informe Publicitário
Assine

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

     
Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo