Faixa exclusiva de ônibus na Avenida Bezerra de Menezes passa a ser compartilhada com carros aos fins de semana em Fortaleza (CE)
Publicado em: 26 de julho de 2026
Nova configuração viária entrou em vigor neste sábado (25); operação do BRT foi adaptada, mas Prefeitura afirma que oferta de transporte coletivo permanece inalterada
YURI SENA
Motoristas que trafegam pela Avenida Bezerra de Menezes, em Fortaleza, passaram a contar, desde este fim de semana, com uma faixa adicional para circulação de veículos aos sábados, domingos e feriados. A mudança entrou em vigor no sábado (25) e libera uma das faixas exclusivas destinadas aos ônibus para o tráfego geral nesses períodos.
Segundo a Prefeitura de Fortaleza, a alteração foi adotada em razão da menor demanda pelo transporte coletivo aos fins de semana e do aumento da circulação de automóveis na via, uma das principais ligações entre diferentes regiões da capital cearense e rota de acesso ao litoral e ao interior do Estado.
Mesmo com a flexibilização, uma das faixas exclusivas permanece reservada aos ônibus e vans. Nos dias úteis, a configuração anterior continua valendo, com as duas faixas destinadas exclusivamente ao transporte coletivo.
A operação do corredor de BRT também foi modificada. As estações passaram a funcionar apenas de segunda a sexta-feira. Aos sábados, domingos e feriados, o embarque e desembarque dos passageiros são realizados nos abrigos convencionais instalados ao lado das plataformas.
De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a mudança operacional não reduz a oferta de transporte. O número de linhas e de veículos que atendem o corredor permanece o mesmo aos fins de semana, mantendo a capacidade de atendimento aos usuários.
Durante a implantação da nova configuração, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), fiscais da Etufor e equipes de apoio atuaram na orientação de motoristas e passageiros, auxiliando na adaptação à nova dinâmica da avenida.
A Prefeitura informou que a decisão foi baseada em estudos de demanda realizados ao longo dos últimos anos. Os levantamentos apontam queda expressiva na utilização do corredor de BRT desde sua implantação, em 2015.
Aos sábados, a quantidade de ônibus em circulação passou de 153 para 93 veículos por hora. Aos domingos, a oferta foi reduzida de 80 para 38 veículos por hora. No mesmo período, a demanda de passageiros também diminuiu significativamente.
Em 2015, o corredor atendia, aos sábados, cerca de 92 mil passageiros por dia, com 24 linhas e 174 ônibus em operação. Atualmente, são 18 linhas, 137 veículos e aproximadamente 38 mil usuários. Aos domingos, a demanda caiu de cerca de 41 mil para 14 mil passageiros diários, enquanto a frota passou de 97 para 56 ônibus.
Segundo o presidente da Etufor, George Dantas, a prioridade ao transporte coletivo continua sendo mantida, mas a adequação da faixa exclusiva busca melhorar a fluidez do trânsito em períodos de menor circulação de ônibus, aproveitando a redução da demanda observada nos fins de semana.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte



Comentários