Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte recebe segundo trem da Série 2000 da chinesa CRRC
Publicado em: 18 de junho de 2026
Contrato de cerca de R$ 700 milhões entre a fabricante e o Governo de Minas Gerais prevê a aquisição de 24 novos trens
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Nesta quinta-feira, 18 de junho, o Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), em Minas Gerais, recebeu o segundo trem da Série 2000.
Fabricada pela CRRC Changchun Railway Vehicles, na China, a composição será destinada a operação na Linha 1 do sistema.
Conforme informado pelo Governo do Estado, a nova frota integra um contrato que prevê a entrega de 24 trens, com investimento total de aproximadamente R$ 700 milhões. Com apoio da administração estadual, a concessionária antecipou em dois anos a aquisição dos veículos, que também serão utilizados na futura Linha 2.
Os veículos adquiridos são equipados com sistema de frenagem regenerativa, que reduz o consumo de energia, e a preparação para operação automática (ATO), além de telemetria embarcada para transmissão de dados em tempo real e sistema de tração mais moderno e eficiente.
No interior, os passageiros contarão com ar-condicionado, assentos mais amplos, tomadas USB em todos os carros, Wi-Fi de fábrica e painéis eletrônicos que exibem, em tempo real, a estação atual, a próxima parada e o destino final da viagem.
A Série 2000 dos trens fabricados na China possuem ainda sistema ampliado de monitoramento por câmeras, sensores de fumaça, iluminação de alto desempenho e canal direto de comunicação entre passageiros e o operador do trem para situações de emergência.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

