Metrô de SP e Secretaria de Urbanismo da Prefeitura da capital firmam convênio para planejamento de obras e ações de mobilidade
Publicado em: 21 de janeiro de 2026
Pelo instrumento, haverá uma troca de dados e informações entre os dois órgãos
ADAMO BAZANI
Colaborou Arthur Ferrari
A Companhia do Metropolitano do Estado de São Paulo (Metrô de SP) e a SMUL – Secretaria Municipal de Urbanismo e Planejamento, da Prefeitura de São Paulo, assinaram um convênio de cooperação e apoio técnico.
O objetivo é trocar dados e informações entre os dois órgãos para planejamento de obras e ações de mobilidade urbana.
A assinatura ocorreu no último dia 16 de janeiro de 2026, com a publicação nesta quarta-feira (21).
O contrato é de 60 meses e, de acordo com o documento oficial, Metrô e SMUL têm as seguintes obrigações de transferências de dados e obrigações:
O METRÔ obriga-se a ceder para a SMUL:
- Bancos de dados das Pesquisas Origem e Destino, em meio digital, incluindo
bases geográficas, e assessoria técnica necessária para manipulação e
processamento dos referidos bancos de dados;
- Anuário estatístico com as informações de fluxos de passageiros por estações e
linhas do Metrô;
- Versão atualizada da base cartográfica da rede, incluindo linhas, estações e
áreas de influência – vigentes e planejadas, em formato aberto, adequado para
ambiente de geoprocessamento e/ou via serviços de mapas nos padrões
definidos pelo “Open Geospatial Consortium” – OGC;
- e outras informações produzidas pelo METRÔ que sejam de interesse da SMUL
e compatíveis com o objeto deste Acordo de Cooperação.
A SMUL obriga-se a ceder ao METRÔ:
- Dados do SIG Municipal ou outra forma de acesso que venha a ser aplicada e que garanta minimamente os conteúdos a seguir:
- Conteúdo equivalente ao Mapa Digital da Cidade – MDC, em sua versão mais atualizada, disponível em formato digital adequado para ambiente de geoprocessamento, contendo arquivos digitais vetoriais com as quadras fiscais, Setores Fiscais, Distritos Municipais, Subprefeituras, áreas municipais, eixos de logradouros, linhas de transmissão, linhas férreas, hidrografia, estradas, pontes e viadutos, nomenclatura dos logradouros e a articulação do Sistema Cartográfico Metropolitano; – Conteúdo equivalente aos Dados do IPTU EG (Imposto Predial Territorial Urbano – emissão geral) em suas versões atualizadas a partir da data deste convênio, com informações sobre o uso do solo no Município de São Paulo em níveis de agregação a serem definidos pelas Partícipes; – Cadastro de equipamentos sociais digitalizado, periodicamente atualizado. • Outras informações produzidas pela SMUL que sejam de interesse do METRÔ e compatíveis com o objeto deste Acordo de Cooperação




Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Colaborou Arthur Ferrari



É algo tão óbvio que deveria existir há décadas e em caráter permanente.
Todos os modais servem à mesma metrópole, e devem operar dialogando permanentenente entre si. Caso contrário desperdiça-se recursos de toda a ordem com sobreposições, integrações desconexas e competições burras entre os modais.
Uma correção: a SMUL é a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, não planejamento.
Finalmente. Governo do estado e Prefeitura de SãoPaulo juntos. Parabéns aos envolvidos.