Prefeito Ricardo Nunes anuncia reajuste na tarifa dos ônibus municipais de São Paulo (SP) a partir de 06 de janeiro
Publicado em: 29 de dezembro de 2025
Valor da passagem no transporte coletivo sobe de R$ 5,00 para R$ 5,30
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Nesta segunda-feira, 29 de dezembro de 2025, o prefeito Ricardo Nunes anunciou que a tarifa dos ônibus municipais sofrerá reajuste de 6% a partir de 06 de janeiro de 2026.
O valor da passagem sobe de R$ 5,00 para R$ 5,30.
Nesta tarde, Nunes se reuniu com o secretário municipal de Governo, Edson Aparecido; o secretário de Planejamento e Eficiência, Clodoaldo Pelizzoni; o secretário da Fazenda, Fabiano Martins; e o secretário de Mobilidade Urbana e Transporte, Celso Caldeira na sede da Prefeitura de São Paulo para discutir o tema.
Na gestão atual do município, o valor da passagem foi mantido em R$ 4,40 por cinco anos. De 2020 a 2025 houve uma única atualização de 13,6%, para R$ 5. Já a inflação neste período foi de 40,31%. A correção atual para R$ 5,30 fica menos da metade do valor inflacionário desses 5 anos.
Atualmente, a capital tem uma das menores tarifas da Região Metropolitana de São Paulo e a mais barata do país, considerando a integração gratuita que passageiro pode fazer em até quatro ônibus no período de três horas com o Bilhete Único. Hoje a tarifa sem subsídio seria de R$ 11,78.
O novo valor da tarifa de ônibus será encaminhado à Câmara Municipal, seguindo o trâmite legal.
A composição da nova tarifa será apresentada ao Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT) em reunião extraordinária, na qual a SPTrans irá apresentar a atualização e a evolução dos custos do sistema de transportes desde a última atualização tarifária, demonstrando que o valor da correção ficará abaixo da inflação acumulada desde o início da gestão.
Como noticiou o Diário do Transporte mais cedo, também haverá aumento na tarifa dos ônibus nos municípios de Osasco, Barueri, Carapicuíba, Jandira e Itapevi, na Região Metropolitana.
Relembre:
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte


– Se a grade de linhas fosse mais funcional e mais integrada (inclusive a outros modais e sistemas).
– Se a engenharia de trafego e a arquitetura dos ônibus e dos corredores fosse mais eficiente, garantindo mais fluidez aos coletivos.
– Se a frota fosse bem gerida, com mais frequências e com tipos de ônibus mais adequados aos serviços.
– Se o prefeito não ficasse brincando de tarifa-zero, e nem ficasse desembestado a comprar ônibus elétricos aos montes só pra fazer vitrine eleitoral.
CERTAMENTE:
– O custo real da tarifa seria muito menor do que os citados R$ 11,78
– Os subsídios à tarifa seriam bem menores do que atualmente.
– E o mais importante, o sistema seria muito mais eficiente e confiável, e atenderia muito nais passageiros.
– E por tabela haveriam consideravelnente menos automóveis rodando diariamente, e o trânsito estaria fluindo melhor pra todos.
Quantas boas coisas as sucessivas más gestões nos fazem perder…