Prefeito Ricardo Nunes anuncia reajuste na tarifa dos ônibus municipais de São Paulo (SP) a partir de 06 de janeiro

Valor da passagem no transporte coletivo sobe de R$ 5,00 para R$ 5,30

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Nesta segunda-feira, 29 de dezembro de 2025, o prefeito Ricardo Nunes anunciou que a tarifa dos ônibus municipais sofrerá reajuste de 6% a partir de 06 de janeiro de 2026.

O valor da passagem sobe de R$ 5,00 para R$ 5,30.

Nesta tarde, Nunes se reuniu com o secretário municipal de Governo, Edson Aparecido; o secretário de Planejamento e Eficiência, Clodoaldo Pelizzoni; o secretário da Fazenda, Fabiano Martins; e o secretário de Mobilidade Urbana e Transporte, Celso Caldeira na sede da Prefeitura de São Paulo para discutir o tema.

Na gestão atual do município, o valor da passagem foi mantido em R$ 4,40 por cinco anos. De 2020 a 2025 houve uma única atualização de 13,6%, para R$ 5. Já a inflação neste período foi de 40,31%. A correção atual para R$ 5,30 fica menos da metade do valor inflacionário desses 5 anos. 

Atualmente, a capital tem uma das menores tarifas da Região Metropolitana de São Paulo e a mais barata do país, considerando a integração gratuita que passageiro pode fazer em até quatro ônibus no período de três horas com o Bilhete Único. Hoje a tarifa sem subsídio seria de R$ 11,78. 

O novo valor da tarifa de ônibus será encaminhado à Câmara Municipal, seguindo o trâmite legal.

A composição da nova tarifa será apresentada ao Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT) em reunião extraordinária, na qual a SPTrans irá apresentar a atualização e a evolução dos custos do sistema de transportes desde a última atualização tarifária, demonstrando que o valor da correção ficará abaixo da inflação acumulada desde o início da gestão.

Como noticiou o Diário do Transporte mais cedo, também haverá aumento na tarifa dos ônibus nos municípios de Osasco, Barueri, Carapicuíba, Jandira e Itapevi, na Região Metropolitana.

Relembre:

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

Informe Publicitário
Assine

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

     
Comentários

Comentários

  1. Santiago disse:

    – Se a grade de linhas fosse mais funcional e mais integrada (inclusive a outros modais e sistemas).
    – Se a engenharia de trafego e a arquitetura dos ônibus e dos corredores fosse mais eficiente, garantindo mais fluidez aos coletivos.
    – Se a frota fosse bem gerida, com mais frequências e com tipos de ônibus mais adequados aos serviços.
    – Se o prefeito não ficasse brincando de tarifa-zero, e nem ficasse desembestado a comprar ônibus elétricos aos montes só pra fazer vitrine eleitoral.

    CERTAMENTE:
    – O custo real da tarifa seria muito menor do que os citados R$ 11,78
    – Os subsídios à tarifa seriam bem menores do que atualmente.
    – E o mais importante, o sistema seria muito mais eficiente e confiável, e atenderia muito nais passageiros.
    – E por tabela haveriam consideravelnente menos automóveis rodando diariamente, e o trânsito estaria fluindo melhor pra todos.

    Quantas boas coisas as sucessivas más gestões nos fazem perder…

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading