Crédito suplementar reforça orçamento da Secretaria dos Transportes Metropolitanos e será aplicado em expansão e modernização da rede metroviária da capital
ALEXANDRE PELEGI
O governador Tarcísio de Freitas assinou o Decreto nº 70.080, publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 12 de novembro de 2025, que autoriza a abertura de crédito suplementar de R$ 364.626.410,00 ao Orçamento Fiscal da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM). O valor será repassado à Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, destinado a despesas de capital, como obras e aquisição de equipamentos.
De acordo com o decreto, os recursos têm como base a Lei nº 17.990/2024 e a Lei nº 18.078/2025, e são provenientes do Tesouro Estadual. A suplementação será registrada sob a rubrica “Subscrição de ações do Metrô”, mecanismo pelo qual o Estado aumenta o capital da empresa pública para financiar investimentos.
Distribuição dos recursos
O anexo do decreto detalha a aplicação dos R$ 364,6 milhões em projetos de ampliação e modernização do sistema metroviário.
As três principais obras — Linhas 2-Verde, 15-Prata e 17-Ouro — concentram R$ 317,2 milhões, o equivalente a 87% do total liberado.
-
Linha 2 – Verde (Vila Prudente – Dutra): R$ 160.449.075
-
Linha 15 – Prata (Ipiranga – Cidade Tiradentes): R$ 89.682.774
-
Linha 17 – Ouro (Jabaquara – São Paulo-Morumbi): R$ 67.159.728
Outras destinações incluem:
-
Elaboração de projetos de expansão da rede metroviária: R$ 13,8 milhões
-
Operação das linhas metroviárias: R$ 14,2 milhões
-
Linha 1 – Azul (recapacitação e modernização): R$ 11,5 milhões
-
Linha 4 – Amarela (Vila Sônia – Luz – Fase II): R$ 4,29 milhões
-
Linhas 2 e 3 – Verde e Vermelha (modernizações complementares): R$ 2 milhões
-
Linha 5 – Lilás (Trecho Largo 13 – Chácara Klabin): R$ 660,9 mil
-
Portas de plataforma nas Linhas 1, 2 e 3: R$ 700 mil
Nos últimos meses, o governo estadual reforçou o aporte de recursos à expansão e modernização da rede metroviária.
Em 5 de junho de 2025, o governador Tarcísio de Freitas sancionou o Decreto nº 69.580, que abriu crédito suplementar de R$ 307.837.489,00 à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, com vistas ao repasse direto ao Metrô. Naquela ocasião, a maior parte dos recursos — cerca de 57%, ou R$ 174,4 milhões — foi destinada à expansão da Linha 2‑Verde (trecho Vila Prudente–Dutra); 27%, ou R$ 81,6 milhões, foram reservados para a Linha 15‑Prata (Ipiranga–Cidade Tiradentes).
A nova liberação de R$ 364.626.410,00 (via Decreto nº 70.080) reforça essa trajetória de investimentos contínuos, e evidencia o foco nos eixos de expansão prioritária — neste caso, majoritariamente para as linhas 2-Verde, 15-Prata e 17-Ouro.
Esse encadeamento de créditos — primeiro de ~R$ 308 milhões, agora de R$ 365 milhões — indica um ritmo de execução e financiamento que busca dar escala às obras metroviárias no Estado. Mais que um sinal de compromisso orçamentário, os decretos demonstram que há a necessidade de acompanhamento rigoroso da eficiência, prazos e impacto desses recursos nas obras físicas.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Obrigada Alexandre pelas informações tão detalhadas. Agora é ficarmos atentos para sabermos cobrar tanto investimento, Não só nos prazos para entre das obras quanto na qualidade de serviços do metrô, que na verdade não vemos essa melhoria no dia a dia.