Decreto de Paes destina R$ 35 milhões para pagamento de subsídios ao sistema de ônibus no Rio de Janeiro
Publicado em: 30 de julho de 2025
Prefeitura reduziu o repasse destinado ao sistema de transporte coletivo, o que resultou em cortes na oferta de viagens e na quilometragem operacional
ALEXANDRE PELEGI
O Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro, na edição desta quarta-feira, 30 de julho de 2025, publicou decreto do Prefeito Eduardo Paes abrindo um crédito suplementar em favor da Secretaria Municipal de Transportes no valor de R$ 35 milhões.
O objetivo é custear parte da quilometragem percorrida pelos ônibus para a melhoria do serviço.
Como o Diário do Transporte divulgou há poucas semanas, a Prefeitura do Rio de Janeiro reduziu o subsídio destinado ao sistema de transporte coletivo por ônibus, o que resultou em cortes na oferta de viagens e na quilometragem operacional. A medida foi formalizada pela Resolução SMTR nº 3862/2025, publicada em 11 de julho, e entrou em vigor em 16 de julho. Com a decisão, o total de viagens diárias sofreu queda de aproximadamente 20%, enquanto a quilometragem rodada caiu cerca de 18,5%. Relembre:
Mesmo após o reajuste tarifário realizado em janeiro, que fixou a tarifa paga pelo usuário em R$ 4,70 e a remuneração às empresas em R$ 6,50, com Índice de Remuneração dos Serviços de Transporte (IRK) de R$ 7,34, o corte no subsídio impactou diretamente a operação. A frota passou de 25.952 para 20.730 viagens por dia útil, e a quilometragem diária reduziu-se de 1.112.033 km para 906.860 km. Algumas linhas, como as 315, 629, 774, 712 e 862, perderam mais de 70 viagens por dia, aumentando o tempo de espera e a lotação dos veículos, especialmente nos horários de pico.
O modelo de subsídio segue as regras estabelecidas no acordo judicial firmado em 19 de maio de 2022, que instituiu o pagamento por quilômetro rodado, com monitoramento via GPS, aplicação de glosas em caso de descumprimentos e bônus por qualidade operacional. Apesar da redução no repasse, o sistema continua contando com recursos subsidiados, porém com critérios mais rígidos. A Prefeitura prevê a suspensão ou redução do subsídio para veículos que descumprirem padrões de qualidade, como ônibus sem ar-condicionado em funcionamento adequado.
A diminuição dos recursos e das viagens levanta preocupações sobre os impactos no dia a dia dos usuários e sobre a manutenção de empregos no setor de transporte, que já enfrenta desafios operacionais para atender à demanda da população.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes


E A BARATA? SERÁ QUE VAI GOSTAR?.
O Brasil quase todo já esta entrando na era do Ônibus Elétrico.
Quando é que teremos os Elétricos no BRT AQUI NO RIO DE JANEORO.
VERDADE SR. ALOUSIO; O TEMPO DO P E T R O L E O ESTÁ NO FIM
BOM DIA SRS/AS LEITORES.
O VALOR NÃO IMPORTA; TRAZENDO; CONFORTO, VIAGENS RÁPIDAS, HORÁRIOS, SEGURANÇA, ET CETERA. AFINAL ESTAMOS NO SÉCULO XXI
MANOEL
Enquanto isso os rodoviários sofrem com isso pra fazer grades de saidas pra coprir os horários pra poder ganhar as KLM
Apenas tarifa zero resolve.porqure prefeito e vereadores unifica cobrança via tributo corporativo consignado em conta CNPJ,fundo de mobilidade pública,com ônibus acessibilidade ♿ piso baixo eletrificado, aquisição da frota em regime contato entre MobiRio e consórcios e pagar apenas diária dos veículos,todos lucra com menor custo operacional e maior lucro.Pode criar taxa em IPTU domiciliar e corporativo e substituir JAE .Pior prefeito de todos os tempos.