Rio de Janeiro: Jaé amplia atendimento em postos temporários para realização de cadastros
Publicado em: 22 de janeiro de 2025
Serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, para quem enfrenta dificuldades no cadastro via aplicativo
ARTHUR FERRARI
A população do Rio de Janeiro que ainda não realizou o cadastro no Jaé, o novo sistema de bilhetagem eletrônica da cidade, agora conta com postos de atendimento temporário nas Naves do Conhecimento de Padre Miguel e Engenho de Dentro. O serviço estará disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, para quem enfrenta dificuldades no cadastro via aplicativo.
O atendimento nos postos é voltado para pessoas físicas sem cadastro no aplicativo Jaé e idosos com direito à gratuidade.
Já pessoas com deficiência, doentes crônicos, universitários e estudantes da rede pública municipal devem verificar a disponibilidade de benefícios diretamente no site jae.com.br/consulta-cartao.
Confira as modalidades
- Cartão Preto (Jaé Visa): Ideal para usuários frequentes. Pode ser solicitado pelo app, com entrega domiciliar ou retirada em lojas, mediante taxa de R$ 7,95.
- Cartão Verde: Destinado a passageiros esporádicos e turistas. Custa R$ 4,70 e está disponível nas máquinas de autoatendimento das estações de VLT e BRT.
- Cartão Amarelo: Exclusivo para gratuidades. Deve ser solicitado online pelo aplicativo.
Opções de recarga
- Cartão Preto: Recarga via aplicativo, com pagamento por Pix, cartão de crédito/débito (mínimo de R$ 10) ou boleto bancário (mínimo de R$ 50).
- Cartão Verde: Recarga nas máquinas de autoatendimento das estações.
- Cartão Amarelo: Não requer recarga, pois é voltado exclusivamente à gratuidade.
Para mais informações e dúvidas sobre o sistema, os usuários podem acessar o site oficial ou consultar o aplicativo Jaé.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte


Não consegui atendimento nem pelo site nem pelo aplicativo. Ninguém atende.
Não consigo solicitar o cartão porque o aplicativo não habilita apesar da a opção existir.
Muito ruim, sem suporte, muito desorganizado.
Moro em santa cruz não tem lugar pra se cadrastar
Eu possuo 60 anos tenho direito ao cartão amarelo
Pois no site eu fiz o preto como faço para adquirir o amarelo
Esse cartão deveria se chamar Jáera.
Tem mais de 120 dias que solicitei pelo aplicativo e até hoje nada.
Acho que Jáera.
Boa noite o cartão já especial está mandado busca em Padre Miguel sendo que eu não moro lá o que eu faço?
Até que enfim fizeram alguma coisa aumentando os lugares de atendimento,agora é muito pouco porque não colocarão A TIJUCA E MUITO IMPORTANTE OS LUGARES QUE VOCES COLOCARAO SAO HOROROZOS,E POR FAVOR COLOQUE OS ENDEREÇOS
Fiz o jae dia 11 de dezembro/24 e ainda ñ saiu da linha de produção.
Pq n poem um atendimento temporário na zona sul onde se concentra maior número de idosos, tá complicado e pra deficientes tb
Fiz o cadastro presencialmente, no centro, no final de novembro, e até hoje o cartão está em produção. Isto não pode ser normal … certamente é proposital …
Eu acho que deveria continuar com o riocard mais é o bilhete único, muito menos complicado ,viu sr prefeito Eduardo paes, votamos no sr não pra complicar mais a nossa vida que já é tão complicada né?
Fiz o cadastro pelo aplicativo,mas o nome saiu errado, como atualizar?
Estão brincando com os idosos, cadastrei minha mãe pelo aplicativo em 13/12 e o cartão ainda está em produção! Importante ressaltar que idosos têm problemas pra acessar aplicativo em celular pra fazer pagamento e que o Rio de Janeiro não dá segurança pra idoso pegar celular na rua.
Apartir de 60 anos já se considera idoso, e este cartão amarelo tbm se entende a pessoas com esta idd?????
Quais as regras para gratuidade, NADA é claro, quem mora na ilha de Paquetá tem que pedir cartão verde OU amarelo!? Deveria deixar como está, não temos sossego, TUDO já é tão complicado.
Eu já me inscrevi desde setembro e agora como.faço p pegar o cartão JAÉ?
Riocard já foi difícil achar. O cartão novo achei o verde o preto não se acha em.lugar algum mentira e bancas q falam em Copacabana também não tem e o aplicativo p se saber saldo idem. Nunca foi pessimamente tão feito. Parece q é p não se ir a lugar algum
. Paga em dinheiro q é mais facil. Wq absurdo e p ir a Botafogo do trm 6 ônibus.lkķl rj q merecemos
Boa noite já fiz o cadastro no aplicativo para gratuidade tá demorando muito chegar na minha residência
Boa noite. O site é péssimo. O atendimento também é ruim. Gostaria de saber como faço para que meu cartão seja entregue em casa. Pois está pronto. É CARTÃO DE IDOSO.
Pedi o meu pelo aplicativo e paguei para receber em casa.ate agora nada está sempre em produção desde dia oito de janeiro.
Fiz meu cartão de idoso em agosto de 2024 até agora nada não saí de produção.
Nao consigo agendar pelo site a retirada do meu cartao,preferenclalmente ñä estacao brt Madureira ( cartao gratuidade)
Para facilitar, vocês podiam por os endereços dos postos temporários do Engenho de Dentro e Padre Miguel. A maioria das pessoas não sabe onficam as naves do conhecimento.