Ônibus da Pássaro Marron atropela romeiros na Dutra em Santa Isabel (SP) e um deles morre na Dutra nesta terça (08)
Publicado em: 9 de outubro de 2024
Acidente ocorreu no sentido Rio de Janeiro. Veículo estava em linha
ADAMO BAZANI
Um ônibus rodoviário da empresa Pássaro Marron atropelou um grupo de romeiros que ia para Aparecida na noite desta terça-feira, 08 de outubro de 2024.
O acidente ocorreu no km 188,3, da rodovia Presidente Dura, sentido Rio de Janeiro, em Santa Isabel, município ainda da Grande São Paulo.
Ao menos três homens foram atingidos. Um deles morreu na hora e outros dois foram socorridos.
A informação foi adiantada pelo repórter Jesse Nascimento, do Vale 360 News e confirmada pelo Diário do Transporte junto a PRF (Polícia Rodoviária Federal).
Os homens estavam sem coletes refletivos, o que é recomendado para as romarias.
O veículo estava em linha regular e era novo: Marcopolo Paradiso 1200– Geração 8 (último tipo da marca).
Em nota, a CCR-RioSP diz que quando uma equipe médica da concessionária chegou ao local, já constatou que um dos homens estava sem vida.
O Centro de Controle Operacional (CCO) da CCR RioSP foi acionado às 21h19 para atender a uma ocorrência no km 188,300 da pista sentido RJ, região de Santa Isabel, na Via Dutra. No local, foi registrado o atropelamento de três pedestres por um ônibus. Ao chegar no local, a equipe médica da concessionária constatou uma vítima fatal – sexo masculino. Outras duas vítimas tiveram ferimentos leves. Não há interdição de faixa no local da ocorrência.
Já a PRF (Polícia Rodoviária Federal) informou, também por meio de nota, que o ônibus estava em situação regular e que o motorista foi submetido ao teste do “bafômetro” que deu negativo para presença de álcool. A PRF recomenda que, por causa dos riscos devido a baixa visibilidade, os romeiros evitem caminhar durante a noite, mas se forem optar por este período, devem usar coletes refletivos.
Na noite desta terça-feira (8), às 20h17, na altura do Km 188,3 da BR-116 (Via Dutra), município de Santa Isabel, ocorreu um acidente do tipo atropelamento de pedestre, resultando em um óbito e duas pessoas levemente feridas.
A equipe PRF responsável pelo atendimento constatou que um ônibus interestadual, que seguia na pista norte (sentido RJ) atingiu um homem, de 51 anos, que caminhava às margens da rodovia. A vítima realizava a peregrinação em um grupo com sete pessoas. Outros dois integrantes da equipe tiveram ferimentos leves.
A documentação do veículo estava regular. O condutor do ônibus foi submetido ao teste do etilômetro (bafômetro) e o resultado foi negativo para o consumo de álcool.
As circunstâncias do acidente serão apuradas pela polícia judiciária.
Em razão dos diversos riscos relacionados à baixa visibilidade, a Polícia Rodoviária Federal reforça a recomendação aos romeiros para que não realizem a peregrinação no período noturno.
Caso optem por realizar a jornada durante a noite, reforçamos a necessidade do uso de coletes refletivos, lanternas, roupas claras ou coloridas e demais itens ou equipamentos que auxiliem na visualização dos pedestres.


Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

