Confira as propostas dos principais candidatos à prefeitura de Diadema (SP) para a mobilidade urbana
Publicado em: 30 de setembro de 2024
Levantamento foi feito pelo Diário do Transporte junto ao portal do TSE
ADAMO BAZANI
Colaborou Janete Ogawa
A menos de uma semana do primeiro turno das eleições municipais, que ocorrem neste domingo, 06 de outubro de 2024, com base nos planos de Governo protocolados oficialmente no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o Diário do Transporte traz nesta segunda-feira (30), as propostas para a mobilidade urbana dos candidatos à prefeitura de Diadema, no ABC Paulista, com mais intenções de votos de acordo com todas as pesquisas registradas junto à Justiça Eleitoral.
A colocação em que os candidatos aparecem na relação da reportagem segue a ordem alfabética, de acordo como se apresentam ao eleitor.
O espaço dedicado a cada candidato não foi o Diário do Transporte que determinou. Em cada um foi apenas reproduzido o que está nos respectivos planos. Assim, se o texto é maior em um candidato e menor em outro, a responsabilidade é de cada plano de governo protocolado.
Veja a relação:
FILIPPI
Requalificar a estrutura do sistema viário, viabilizando a implantação de programas e projetos em andamento, com recursos já captados via Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2024, tais como o Viaduto D. Ruyce F. Alvim e Corredor Regional Leste-Oeste, e buscar recursos para as seguintes vias: Av. Eldorado; Viaduto Sete de Setembro; ligação R. São Bernardo com a R. Barão de Cotegipe, acessos de ligação a São Bernardo do Campo pela Av. Fundibem e pela Rua Maria Fidelis bem como demais intervenções elencadas no Plano de Mobilidade Urbana.
Ampliar o programa de manutenção e conservação do sistema viário, incluindo acessibilidade universal e sinalização de trânsito.
Elaborar um plano de revitalização dos centros de bairro e da área central da cidade, incorporando a readequação de calçadas, com definição de padrões de acordo com a hierarquia viária e intensidade de circulação de pedestres, visando a melhoria das condições de acessibilidade, qualificando o espaço urbano e garantindo a segurança e zeladoria.
Dar continuidade aos investimentos nos sistemas de drenagem e controle de cheias, viabilizando a implantação dos projetos em andamento ou em fase de captação com o governo federal por meio do PAC: Continuidade da canalização do Córrego Olaria; canalização do córrego da Viela Fortaleza; canalização de trecho do Ribeirão dos Couros; drenagem da Vila São José.
Intensificar os processos de melhorias e manutenção da iluminação pública, priorizando a segurança do pedestre em passarelas, pontos de ônibus e travessias.
Potencializar o Programa Rua da Gente, estimulando a ocupação e requalificação do espaço público, garantindo que as ruas sejam compartilhadas por pedestres, ciclistas e motoristas, com regras e condições adequadas de convivência segura e pacífica.
Fazer gestão junto à Concessionária ECOVIAS, para implantação de iluminação pública no trecho entre o km 13 e km 21 da Rodovia dos Imigrantes bem como nos acessos às passarelas.
Aprimorar a gestão do transporte coletivo, aperfeiçoando o Diadema Integra, aplicativo que devolve o valor da tarifa cobrada nas catracas de integração.
Promover a eficiência do transporte público municipal, assegurando a integração com as demais linhas locais, intermunicipais e outros modais de transporte metropolitano. 25 Viabilizar o processo de descarbonização e eletrificação da frota de veículos utilizados no sistema de transporte público municipal.
Implantar a central de controle semafórico municipal e intensificar a gestão com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU – NEXT para maior eficiência da sincronização semafórica nos corredores de trólebus.
Estudar a viabilidade de implantação de “Faixa Azul”, exclusiva para motocicletas, na Av. Presidente Kennedy, Av. Fábio Eduardo Ramos Esquivel e Av. Corredor ABD.
Fazer gestão em conjunto com a EMTU – NEXT para implantação de bicicletários nos terminais Diadema e Piraporinha.
Ampliar a rede de infraestrutura cicloviária.
Implantar paraciclos nos parques municipais e outros equipamentos públicos. Implantar programa de desenvolvimento de caminhos seguros para alunos e alunas da rede pública municipal nos percursos para as escolas.
Realizar estudo de viabilidade de implantação de projeto de incentivo ao uso público de bicicletas, a partir de parcerias com a iniciativa privada.
Requalificar a estrutura do sistema viário, viabilizando a implantação de programas e projetos em andamento, com recursos já captados via Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2024, tais como o Viaduto D. Ruyce F. Alvim e Corredor Regional Leste-Oeste, e buscar recursos para as seguintes vias: Av. Eldorado; Viaduto Sete de Setembro; ligação R. São Bernardo com a R. Barão de Cotegipe, acessos de ligação a São Bernardo do Campo pela Av. Fundibem e pela Rua Maria Fidelis bem como demais intervenções elencadas no Plano de Mobilidade Urbana.
Implantar tratamento preferencial ao transporte coletivo em quatro corredores estruturais do sistema de ônibus municipais.
Aprimorar a gestão do transporte coletivo, aperfeiçoando o Diadema Integra, aplicativo que devolve o valor da tarifa cobrada nas catracas de integração.
Promover a eficiência do transporte público municipal, assegurando a integração com as demais linhas locais, intermunicipais e outros modais de transporte metropolitano.
GESIEL DUARTE
Melhoria da Infraestrutura Urbana
Pavimentação e Manutenção de Vias: o Realizar manutenção contínua das vias públicas para garantir a qualidade e a segurança do tráfego.
Revitalização de Espaços Públicos: o Revitalizar praças, parques e áreas de lazer, criando ambientes agradáveis e seguros para a comunidade. o Implementar projetos de urbanização que incluam espaços verdes. Mobilidade Urbana Sustentável
Melhoria do Transporte Público:
Investir na modernização da frota de ônibus, garantindo veículos acessíveis e com ar-condicionado. o Criar faixas exclusivas para ônibus nas principais vias da cidade, reduzindo o tempo de deslocamento.
Melhorar o Aplicativo CITTAMOBI de monitoramento em tempo real para informar os usuários sobre os horários e itinerários dos ônibus. Modernização e Inovação
Cidade Inteligente:
Desenvolver projetos de “cidade inteligente” que integrem tecnologia e inovação para melhorar a gestão urbana.
Tecnologia e Mobilidade:
Promover o uso de tecnologias para a gestão eficiente do tráfego, como sensores de trânsito e semáforos inteligentes. Participação e Transparência
Orçamento Participativo:
Incluir a população na definição das prioridades de investimento em infraestrutura e mobilidade urbana através de processos de orçamento participativo.
Investimentos: o Buscar investimentos estadual, federal e internacional para a execução de grandes projetos urbanos. o Construção de um viaduto que ligue a Avenida Sete Setembro a Avenida Roberto Gordon.
MARCOS DA FARMÁCIA
Garantir o direito à mobilidade para todos os cidadãos por meio de um sistema de transporte público acessível, eficiente e gratuito, promovendo a inclusão social, a redução das desigualdades e a melhoria da qualidade de vida na cidade.
Implementar a política de Tarifa Zero no transporte coletivo de Diadema, assegurando que todos os cidadãos tenham acesso gratuito aos serviços de transporte público, contribuindo para a inclusão social, o aumento da utilização do transporte público, e a diminuição do tráfego urbano e da poluição aos finais de semana.
Realização de um estudo de viabilidade para a implementação da Tarifa Zero, analisando o impacto econômico, social e ambiental da medida.
Investimento na melhoria da infraestrutura de transporte coletivo, incluindo a modernização da frota de ônibus com veículos acessíveis e ecologicamente sustentáveis, como ônibus elétricos ou híbridos
TAKA YAMAUCHI – MDB
Oferecer um transporte público eficiente, rápido e seguro, contribuindo para uma cidade acessível e inclusiva.
Promover a inclusão social e democratizar o direito de ir e vir, garantindo que todos os cidadãos tenham acesso a um sistema de transporte que proporcione segurança e equidade. Melhorar a qualidade de vida, facilitar a mobilidade urbana e assegurar que cada pessoa possa se deslocar com confiança e liberdade.
Estabelecer a tarifa zero nos ônibus municipais aos domingos para que as famílias possam curtir Diadema, ir aos cultos, missas e celebrações, e aproveitar um dia relaxante na cidade com mais economia e diversão.
Tornar o deslocamento das pessoas mais fácil e conveniente com bicicletários nas estações de conexão do transporte coletivo e pontos principais. Aprimorar as políticas públicas para que todos tenham acesso a um transporte coletivo, táxis, fretamento, transporte por aplicativo e escolar melhores, com uma experiência mais integrada e confortável em todas as os deslocamentos e viagens.
Garantir que o transporte coletivo funcione perfeitamente, com o ajuste de horários, itinerários e intervalos das linhas, além de investir em tecnologia para monitoramento, controle e comunicação. Oferecer também a capacitação contínua para motoristas e cobradores, garantindo um serviço ágil e de qualidade.
Tornar o trânsito mais seguro e fluido com a implementação de soluções de engenharia e um sistema semafórico inteligente, garantindo que aos motoristas uma experiência melhor, com segurança e eficiência.
Melhorar a sinalização viária, com especial atenção para deficientes físicos e idosos. Isso inclui faróis inteligentes para pessoas com deficiência visual, rampas de acesso para pessoas com deficiência, calçadas adequadas, implantação de gradis, instalação de semáforos para veículos e a criação de travessias para pedestres ou a reforma dos já existentes, além de barreiras e defensas. O objetivo é criar ações para garantir que todos possam se locomover com segurança e conforto.
Estimular a criação de espaços de apoio, com banheiros, bebedouros, Wi-Fi e áreas para descanso. Uma maneira de mostrar respeito e apoiar quem está sempre em movimento para servir a todos na cidade.”
Implantar a Faixa Azul nas principais avenidas da cidade, para ajudar na organização do trânsito, direcionando os motociclistas para áreas designadas, reduzindo assim o risco de acidentes e proporcionando mais facilidade para todos.
Criar um espaço adequado e seguro para a formação de novos condutores, para que todos possam se preparar bem para dirigir pelas ruas.
Ampliar o trabalho de requalificação de calçadas e faixas de travessia, além de instalar sinalizações e mobiliário urbano que melhorem a acessibilidade, tornando a cidade mais inclusiva para todos.
Garantir transporte gratuito, porta a porta, para pessoas com autismo, surdo-cegueira ou deficiências físicas ou mentais severas. Assim, todos terão acesso ao atendimento de que precisam, com dignidade e conforto.
Assegurar que o transporte público atenda às necessidades de todos os moradores com a máxima eficiência. Isso inclui uma fiscalização rigorosa dos serviços prestados, a avaliação e melhoria dos pontos de ônibus e a implementação da onda verde nos semáforos. A onda verde sincroniza os sinais de trânsito, permitindo que os tempos de abertura e fechamento dos semáforos sejam ajustados para criar um fluxo contínuo e seguro. Além disso, ajustar as linhas de transporte de acordo com as necessidades da população, garantindo um serviço mais ágil e eficiente.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Colaborou Janete Ogawa

