Maio Amarelo: Cinto de segurança em ônibus rodoviário é obrigatório durante toda a viagem
Publicado em: 19 de maio de 2024
Equipamento é ainda pouco usado ou utilizado de maneira incorreta pelos passageiros
ADAMO BAZANI
No Maio Amarelo, mês escolhido para reforçar os conceitos sobre segurança no trânsito, um tema importante deve ser relembrando.
O uso do cinto de segurança em ônibus de padrão rodoviário (o que inclui de linhas regulares, seletivos e de fretamento) é obrigatório.
Ocorre que, apesar de as empresas investirem em campanhas de conscientização e o motorista no início ou retomada de cada viagem ter de lembrar os usuários, ainda pouca gente usa o equipamento ou utiliza de maneira inadequada.
Estudo da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) mostra que o uso de cinto de segurança em veículos de grande porte reduz em até 75% o risco de lesões graves e em até 90% o risco de morte em caso de tombamento sem queda em ribanceira.
Em caso de capotamento (que é diferente de tombamento), o risco de morte pode ser reduzido em 50% e de lesões graves em 30%.
Em viagens longas, as pessoas podem se cansar do cinto e desatá-lo ou afrouxá-lo.
A prática não é recomendada.
O cinto deve ser usado em todo o percurso, com exceção, caso por exemplo o passageiro precise ir ao banheiro.
Além disso, o cinto deve apresentar conforto (não apertar o corpo da pessoa), mas não pode estar folgado.
Os ônibus não precisam ter cintos de três pontos para os passageiros, mas algumas empresas têm investido neste tipo de equipamento porque vale a pena, apesar de ser mais caro.
O passageiro vai se sentir mais seguro e numa próxima viagem vai escolher a empresa.
Além disso, pelo fato de o cinto de três pontos reduzir mais ainda os danos aos passageiros, em caso de colisões, tombamentos e capotamentos, o risco de lesões graves é menor, reduzindo valores de possíveis indenizações em processos.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

