SPTrans assinará contrato de R$ 908 milhões para implantar sistema de controle e monitoramento dos ônibus da capital paulista (SMGO)

Clever Devices, única empresa a participar da concorrência, ficará responsável pela operação do sistema que vai controlar e monitorar o transporte da cidade até 2034

ALEXANDRE PELEGI

Chegou ao fim a novela do processo licitatório para aquisição de licenças de uso de sistema de monitoramento e gestão operacional (SMGO) do sistema de transporte da capital.

A SPTrans, empresa da prefeitura de São Paulo responsável por gerenciar o transporte coletivo da cidade de São Paulo, adjudicou e homologou a implantação e gerenciamento do SMGO ao Consórcio Clever Devices.

A Clever vai assinar contrato no valor de quase 1 bilhão de reais (R$ 908.154.584,35) com vigência de 10 anos, até maio de 2034.

O ato foi publicado no Diário Oficial da Cidade desta segunda-feira, 29 de abril de 2024.

Após ter sido lançado em dezembro de 2023, o edital para escolher esta tecnologia, com estimativa de custo de R$ 333 milhões, foi suspenso em janeiro deste ano, após representação junto ao TCM – Tribunal de Contas do Município assinada pelo advogado Guillermo Santana Andrade Glassman. Leia a matéria da suspensão do edital:

No entanto, a SPTrans respondeu aos questionamentos do TCM, e remarcou a licitação para 11 de abril de 2024.

Das duas empresas homologadas e credenciadas, a Clever Devices e a Etra, apenas a primeira compareceu.

Outras duas empresas, que foram desabilitadas por não terem a certificação, nem homologação, apresentaram propostas de valores bem díspares. A Teltex Tecnologia S/A em recuperação judicial apresentou o valor de R$ 500 milhões, e posteriormente retirou a proposta, saindo da disputa. E a Quality Service Apoio Administrativo, com apenas R$ 20 milhões .

Prevista nos contratos assinados com as viações em 2019, a implantação de um novo sistema para controlar e monitorar os serviços de ônibus na cidade de São Paulo já deveria ter ocorrido. A pandemia, no entanto, modificou os cronogramas relacionados ao transporte coletivo.

O SMGO engloba programas de computador, GPS nos ônibus com maior precisão, câmeras nos veículos e informações em tempo real para orientar os motoristas.

Toda tecnologia e dados do sistema devem compor uma nova central de controle, cuja construção e implantação estão em processo ainda de licitação.

Esse sistema pode ajudar a fiscalizar melhor os serviços de ônibus e evitar problemas que hoje são motivos de críticas e acarretam sofrimento aos passageiros, como atrasos, não cumprimento de partidas e itinerários. Alguns destes itens têm registrado aumento nas queixas pelos usuários.

Veja matéria desta segunda-feira (29) que mostra o crescimento das reclamações dos usuários do sistema de ônibus da capital:

EM PRIMEIRA MÃO: Reclamações sobre ônibus em São Paulo sobem 29,3% e subsídios tiveram crescimento de 8,4% em 2023, aponta relatório da SPTrans

 

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Celso disse:

    O melhor investimento q a tal sptrans poderia fazer no sistema tão sujo quanto é o do ônibus é investir nos operadores q dão a cara pra bater na rua , e por sua a vez essas empresas sujas q só fazem é bater nos seus operadores com ganchos multas cobranças etc… tinha q investir nos operadores quanto a salários dignos e parar com choradeira q não tem verba suficiente pra arca com um salário digno de quem da a cara pra bater na rua .

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