Eletromobilidade

Zhongtong Bus entrega 35 ônibus articulados para o BRT Metro Mondego que substitui projeto de ferrovia em Coimbra, Portugal

Com 18,5 metros de comprimento, o modelo possui bateria de 257 kWh a bordo e haverá seis pontos de carregamento ao longo do percurso do BRT, bem como durante a noite na garagem

ADAMO BAZANI

A fabricante chinesa Zhongtong Bus anunciou que realizou no último dia 25 de abril de 2024, a entrega de 35 ônibus articulados para o sistema de BRT (Bus Rapid Transit – corredores de maior velocidade e capacidade) de Coimbra, Portugal.

Chamado de BRT Metro Mondego, o sistema de transportes, que ainda está sendo implantado, tem 42 km de extensão e substitui um projeto de reativação de ferrovia por causa do alto custo (ver mais abaixo outros detalhes).

Com 18,5 metros de comprimento, o modelo chinês possui bateria de 257 kWh a bordo e haverá seis pontos de carregamento ao longo do percurso do BRT, bem como durante a noite na garagem.

A entrega ocorre com atraso.

Como havia mostrado o Diário do Transporte, a data inicial de entrega tinha sido prevista para dezembro de 2023.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2024/04/06/brt-metro-mondego-em-coimbra-foi-solucao-encontrada-diante-do-alto-custo-do-vlt-zhongtong-atrasa-entrega-de-onibus/

A chinesa Zhongtong diz que é uma das principais fornecedoras de ônibus elétricos em Portugal.

Segundo a fabricante de ônibus com sede em Liaocheng, província de Shandong, em 2021, modelos 100% elétricos da Zhongtong foram implantados no transporte do Porto. Posteriormente, a partir de 2022, os modelos N8, V7 e outros totalmente elétricos da Zhongtong entraram progressivamente no mercado português.

Até meados de 2024, ainda de acordo com a fabricante, há modelos Zhongtong Bus circulando em 11 cidades portuguesas, incluindo Porto, Lisboa, Faro, Coimbra e Setúbal, servindo uma população superior a seis milhões.

BRT METRO MONDEGO:

O BRT Metro Mondego é um sistema interurbano de 42 km de extensão que está em implantação. As obras devem ser concluídas integralmente em 2025.

Grande parte do trajeto será pela conversão de uma linha ferroviária regional, o chamado Ramal da Lousã para Serpins, que foi encerrada em 2010.

Serão 42 estações. No centro da cidade, a distância média entre as estações é de 490 metros, com ônibus elétricos circulando a cada 5 minutos nos horários de pico.

Segundo o governo de Coimbra, todo o sistema foi originalmente planejado para ser realizado como um sistema ferroviário de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), mas por causa do alto custo levaram à decisão de implementá-lo como uma solução de BRT após anos sem nada sair do papel.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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