Gardênia substituída pela Santa Cruz: Governo de Minas Gerais divulga ao Diário do Transporte linhas que recebem operação emergencial

Operações da Santa Cruz serão emergenciais

ADAMO BAZANI

O Governo de Minas Gerais informou nesta terça-feira, 16 de abril de 2024, que a Viação Santa Cruz foi autorizada a operar emergencialmente linhas intermunicipais (dentro do Estado) de ônibus no Sul de MG no lugar da empresa Gardênia.

As linhas autorizadas são:

3642 – Pouso Alegre – Poços de Caldas

36424 – Caldas – Poços de Caldas (ATP)

36425 – Pouso Alegre – Santa Rita de Caldas (ATP)

36426 – Caldas – Poços de Caldas.

Segundo o comunicado, a autorização temporária ocorre após a apreensão de dez ônibus da Gardênia em fiscalizações que ocorreram nos dias 10 e 12 de abril.

Ainda de acordo com a Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias), de 13 veículos da Gardênia abordados nas cidades de Passos, Cássia e Poços de Caldas, só um não foi autuado por irregularidades.

A empresa só vai ter os ônibus liberados após a regularização.

Veja a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) realizaram ações de fiscalização para apurar irregularidades na operação de linhas intermunicipais da empresa Gardênia, na semana passada.

A companhia de viação atende 107 municípios no Sul de Minas, transportando quase 2 milhões de passageiros por ano.

As ações ocorreram durante três dias, de 10 a 12/4, e foram motivadas pelas reclamações registradas por passageiros que utilizam os serviços da empresa, entre elas queixas por atrasos nas viagens e má conservação dos ônibus.

Os agentes abordaram 13 veículos nas cidades de Passos, Cássia e Poços de Caldas, quase a totalidade da frota que atende estas três cidades, e apenas um não foi autuado por problemas encontrados em itens de conforto e segurança dos veículos, e também por descumprimento dos quadros de horários.

As equipes de fiscalização ainda retiraram de circulação dez ônibus, por apresentarem problemas de manutenção. Esses veículos só poderão voltar a circular após sanar as irregularidades e passarem por nova vistoria no DER-MG. Para que os usuários não fiquem desassistidos, a Seinfra concedeu uma autorização para que a empresa Santa Cruz opere emergencialmente as linhas.

“Por meio de inspeções regulares, a Seinfra verifica se as empresas concessionárias estão operando conforme os padrões determinados em contrato e na legislação, garantindo assim a segurança para o passageiro, qualidade e a eficiência do transporte público”, atesta o subsecretário de Transportes e Mobilidade, Aaron Duarte.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Claudenir Batista Pereira disse:

    Tinha que entregar tudo , ônibus velhos atrasos , ônibus com acentos quebrado,por uma passagem cara e um ônibus velhos,entrega a linha Mogi Mirim a ouro fino

  2. Rafael F. disse:

    Não tem mais como a Gardênia se manter aqui na região. Os ônibus estão destruídos, a passagem é cara e não temos a menor garantia de segurança. É uma bomba relógio. Os incidentes e acidentes envolvendo a empresa são inúmeros e ninguém faz absolutamente nada para proibir essa empresa de circular. Para piorar, agora temos pedágios com valores abusivos. Estamos limitados na questão transporte no Sul de Minas.

    1. Helio disse:

      Concordo ônibus velhos etc. Mas por outro o governo nunca fez nada para melhorar as estradas, a única coisa que ele faz é divulgar a tabela do IPVA que é um absurdo. Governadores de Minas não tem competência. Pois o rombo é muito grande né.

  3. Adriana Costa Miguel disse:

    Meu filho fez uma viagem de 5 horas que viraram 7 sem banheiro no ônibus e sem nenhuma parada. Trajeto Campinas x Itajubá. Relatou que o ônibus estava imundo.

  4. Dulcy disse:

    Ótima decisão. Gardenia com ônibus sucateados, atrasos recorrentes por problemas nos carros, e quando atrasava ainda operava com excesso de velocidade em determinados trechos do percurso. Graças à Deus fizeram essa fiscalização.

  5. Cristiane Cardoso pinto da silva disse:

    Pena que só minha cidade já não tem ônibus a mais de 2 anos a cidade de Passa quatro MG esta abandonada como a cidade de itnahandu e São Lourenço estamos tds abandonados nos ajuden a ter ônibus para poder ir de cidade a cidade do sul de Minas

  6. Warlen disse:

    A gardênia é uma péssima empresa, seus ônibus vive dando problema, um grande risco de acontecer graves acidentes, não sei como as autoridades ainda não tomaram nenhuma providência .

  7. Kátia Maria Ferreira disse:

    Essa ação e interdição deveria acontecer em todas as cidades onde essa empresa opera. É inacreditável a falta de atenção por parte das autoridades competentes aos usuário de transporte público dessa região que, há anos, clama por melhorias e respeito e sao totalmente ignorados.

  8. Marcelo Junqueira disse:

    Acordaram, Cochilo de 10 anos vida Difícil dos Usuários Mineiros… Gardenia Mooorreu,

  9. Marcos disse:

    Engraçado e que a linha que atua o ônibus mais velhos da Gardenia sequer fizeram fiscalização que a linha Pouso Alegre/ Congonhal, que todos os dias operam super lotados, e muitos passeios em pé no ônibus em plena rodovia federal

  10. Márcia disse:

    A empresa tem problemas e causa problemas para os passageiros. Atrasos dos horários, defeitos dos veículos que ficam parados horas e horas nas rodovias, além do socorro prestado por outros veículos que também apresentam defeitos …conheço a empresa há anos, passei várias situações de aperto e de atrasos nas viagens .
    Os ônibus que saem de BH para o sul de Minas merecem ter mais fiscalização e providências! Não é só nas cidades do sul! Lavras é uma das mais mal atendidas pela Gardenia …
    É preciso rever essa concessão.

  11. Jorge Pláudio disse:

    Se for verificar o que vai acontecer é que vão constatar que mesmo os ônibus de curto percurso a exemplo: Pouso Alegre/Borda Mata, Pouso Alegre/Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre/Itajubá, Pouso Alegre/Congonhal, não conseguem fazer um transporte digno, pois o estado de conservação é péssimo. Sem falar nos que fazem a Linha para Lambari e demais cidades do circuito das estâncias hidrominerais; os ônibus que fazem a ligação de Campinas a Belo Horizonte dificilmente o fazem dentro do quadro de viagem. A precariedade e o preço abusivo da tarifa são fatores de totalmente insatisfação pôr parte dos usuários.

  12. Sérgio Carlos Ferraz disse:

    Sou do Rio de Janeiro e tive o desprazer de ser atendido pelos serviços da empresa Gardênia sempre que viajava p/ Cássia, Passos e Franca.
    Parabéns ao governo de MG e a equipe de fiscalização de transporte.

  13. Maurício Coutinho disse:

    Concordo com todos os comentários.
    Viajo de BH para Poços de Caldas a cada 15 dias desde 2018, já passei por tudo na Gardenia.
    Fiz inúmeras reclamações no DER e nada é feito.
    É uma falta de respeito com o usuário.
    Pagar R$ 240,00 de passagem para viajar nos ônibus totalmente sem segurança.
    A Santa Cruz deveria assumir essa linha de BH para Poços de Caldas também.

  14. Cristiano de Paula Cruz disse:

    Esse tipo de fiscalização precisa acontecer urgente com a empresa Pássaro Verde nas linhas de Belo Horizonte para Ouro Preto, Mariana, Barão de Cocais, Ponte Nova, Santa Margarida….

  15. Claudia disse:

    Trajeto Itajubá x Campinas.
    As viagens demoram quase 3 horas a mais do q o normal porque os onibus quebram toda vez. Passagens caras, desrespeito com os passageiros ( nao tem nem banheiro), onibus mal conservados e os riscos de acidentes sao enormes. Essa empresa ja deveria ter sido substituida há muito tempo.
    Porque nao sao fiscalizados ?

  16. Rosana disse:

    O governo precisa intervir urgentemente nessa empresa.mas é proibi-la mesmo de circular. Fiz uma viagem Alfenasxbh. Na rodov. de Alfenas não teve motorista pra BH no horário de 6 da manhã. O motorista q chegou lá as 5:30, de BH, retornou pra BH!!!. Depois de ter passado a noite inteira na estrada!!! Ele foi cochilando até BH. Descansava a mão na alavanca do câmbio, a mão caia… ele chegava a atravessar as faixas. No graal fiquei observando ele: tomou uma coca com café. Eu disse a ele “o senhor está cochilando é melhor chamar outro motorista ” eu tentei chamar a polícia e meu telefone não dava rede.. achei q seria o fim.aqeke dia…

  17. Marisa Dolores da Silva Pereira disse:

    Bom dia !!
    Já passou da hora de tirar esta empresa Gardenia e horrível ,fiz uma viagem de Lavras a BH foi horrível ,minha passagem era para as 14:00 horas o ônibus chegou às 18:00 horas na rodoviária de Lavras , ônibus sem conforto nenhum , horrível mesmo .

  18. Gabrielle Barros disse:

    Espero que haja fiscalização nos ônibus de viagem interestadual, utilizo os serviços da Gardenia todos os meses e as últimas 5 viagens, em 4 o ônibus quebrou. A porta do banheiro (quando tem) nao fecha e vai a viagem inteira batendo e o odor podre dominando o ônibus, não existe ar condicionado, bancos quebrados que não reclinam, sem contar o atraso que já fiquei mais de 2h esperando na rodoviária, já cancelaram a frota do meu horário e fizeram eu esperar até o próximo. É cada situação humilhante. Tem que fechar e dar o roteiro para outra empresa.

  19. Magali disse:

    E a linha Campinas/Belo Horizonte? Itajubá/Ouro Fino? A situação dos ônibus são catastróficos!!!

  20. Elisa disse:

    A Gardênia não poderia nem mais estar operando! A oficina onde vão acontecer as manutenções deveria ser fiscalizada também e os ônibus monitorados durante certo tempo pra ver se as manutenções foram eficazes pq ficar no ônibus o dobro do tempo esperado, aguardar respostas de outras garagens que não se disponibilizaram nos ajudar ou nem tinham ônibus devidamente em condições de rodar é um absurdo! Vende a gardênia que todos ganhamos com isso!

  21. Rosimeire Silva disse:

    A linha Carmo de Minas a São Lourenço não deveria nem existir. Não passam no horário certo. Quebra no caminho, um caos. Deveria ficar só a linha Sul Minas dirigida pelo Santa Cruz e com mais horários

  22. Antonio C S Zanzini disse:

    Finalmente apreenderam ônibus dessa maldita empresa. Tem que sumir do mapa de Minas.

  23. Liliane Aparecida Martins Ferraz disse:

    É uma grande vergonha para a empresa Gardênia para a gente que usa a empresa a passagem é um preço absurdo que a gente tem que pagar pelo menos no meu caso né que eu pego um ônibus de Belo Horizonte a Itajubá e eu faço essa viagem constante e eu não tô vendo melhorias nenhuma quero saber como vai ficar essa situação aí sobre a linha aí do que vai pegar de Belo Horizonte aí te ajudar e a Gardênia tomar as providências cabíveis e consertar os ônibus e baixar os preços das passagens também que tá muito caro para nós eu tenho fotos e vídeos da empresa Gardênia como as condições e péssimas situações

  24. Marcos Wendel disse:

    Tive que pagar um absurdo na passagem e, ainda por cima cobraram uma passagem inteira para a minha gatinha de estimação (em outros ônibus isso não foi cobrado), ao todo foram quase 400 reais. O motorista do ônibus parou no meio da estrada e não conseguiu prosseguir a viagem, pois o motor do veículo tinha parado de funcionar por falta de revisão. Ficamos horas parados no meio da estrada, até que conseguimos pegar um Uber, porque já estava anoitecendo e ainda estávamos muito, mas muito distantes do lugar no qual eu iria ficar. Cheguei entrar em contato com a empresa pedindo meu dinheiro de volta, mas não me deram nenhum retorno.

  25. Lourdes Bahia disse:

    Essa fiscalização já deveria ter acontecido anos atrás, devido ao altíssimo número de reclamações, mas sempre é tempo. Só espero que essa fiscalização chegue na linha BH x Itajubá e vice versa. Já passei e passo, por todas essas situações constrangedora, quando preciso ir e retornar de BH. Ônibus sucateados, batendo porta, falta de ar condicionado, falte de banheiro , pra uma viagem tão longa etc, etc…Até banho da água do refrigerador aconteceu no banco que meu marido utilizava…precisa mais…

  26. E.e.s. disse:

    Linha Pouso alegre x Belo Horizonte pede socorro!!! Eu não sei ainda porque não aconteceu uma tragédia . A linha que roda de madrugada passa aperto. Sempre o carro quebra .m

  27. Junimara disse:

    Até que enfim isto aconteceu. Já faz anos que os passageiros sofrem viajando nos ônibus desta empresa.. Tenho pena dos motoristas também que sofrem muito nesta empresa. E por favor olhem também a linha do sul de Minas a Belo Horizonte. Todas as vezes que fui para Belo Horizonte o ônibus quebra ou apresenta problemas. Da última vez ficamos parados chegando a Pouso Alegre. Paramos no Fernandão. O motorista ainda arriscou até o Fernandão. Daí não teve mais jeito de seguir. Está empresa não pode continuar assim, colocando a vida de todos em risco. Tomem mesmo as providências antes que aconteça algo mais sério. Nesta empresa somos protegidos pela misericórdia de Deus. Por favor olhem também a situação do ônibus circular linha Pouso AlegreXSanta Rita do Sapucaí.

  28. Junimara disse:

    Estes ônibus da Gardênia não tem nenhuma condição favorável. Até uma criança percebe isto. Favor fiscalizar também o ônibus circular Pouso Alegre a Santa Rita do Sapucaí.

  29. Elton disse:

    Meses antes, cogitei a hipótese que a Viação Santa Cruz assumisse as linhas da Gardenia de modo emergencial.
    Infelizmente, não é só na região de Poços de Caldas que está ruim… Lavras também, com toda razão os clientes passageiros reclamam de atrasos, má conservação e manutenção, etc., como muitos já comentaram acima!
    Também tenho compaixão dos motoristas que se arriscam nesses ônibus. Por milagre e Misericórdia Divina, os sinistros e incidentes envolvidos com a empresa só geraram danos materiais (e morais) sem mortes até agora.
    É um absurdo que as autoridades (ANTT, Denatran, DER-MG, Governo de Minas…) “esperarem” uma tragédia com mortes para agirem… Como pode?!
    Desse jeito está insustentável!
    Torço para que a Santa Cruz compre a empresa ou a absorva pra acabar esse martírio.
    Nem vou escrever mais, senão vão me “crucificar”!

  30. Mariza disse:

    Deveriam ver a linha Itajubá x Campinas. Faço esse trajeto regularmente e cansei de reclamar. Viagem de 5h30 sem banheiro, sem cinto de segurança, sujo, limpador de parabrisas sem funcionar, sem ar condicionado e em dias de chuva, ou morremos sufocados com o ônibus todo fechado ou abrimos a janela e vamos tomando chuva na cara. Já levei 9 horas para chegar em Campinas e perdi o último ônibus para Indaiatuba, meu destino final. Só desci do onibus depois que me pagaram um táxi até Indaiatuba, mas só depois da minha resistência em nao descer do ônibus, rsrsrs. Tudo isso na madrugada. Reclamei na Antt, no site reclame aqui e nada. Hoje vou até SP e de lá para Indaiatuba. Absurdo! Estão esperando um acidente fatal para tomarem providências…

  31. Jose l m disse:

    Pouso alegre a mmirim e campinas, ônibus sem manutenção. Funcionários mal pagos,atraso nos horarios.veiculos sucateados e a passagem preço abusivo. Uma vergonha. Daqui a pouco nem vão pagar os funcionários e fornecedores e seus donos saem todos ricos e rindo de nossa cara

  32. JACKEISON LIMA disse:

    Tem que fazer fiscalização nas linhas São Lourenço x BH , São Lourenço X Dom Viçoso São Lourenço X Carmo de Minas…São verdadeiras sucatas….

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading