Balanço do setor Metroferroviário registra 6% de aumento de passageiros transportados em 2023

Dados fazem parte de documento da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos)

ALEXANDRE PELEGI

Dados do Balanço do Setor Metroferroviário de Passageiros 2023 da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), divulgado nesta semana, apontam um aumento de 6% na quantidade de passageiros transportados no ano passado, alcançando 2,48 bilhões de pessoas

Com 1.133,4 km de linhas, o transporte urbano sobre trilhos conta com 48 linhas e 631 estações de atendimento à população nas cidades onde estão instalados.

“Sessenta e cinco por cento dos passageiros utilizam o transporte público sobre trilhos por motivo de trabalho e o crescimento da demanda segue o desenvolvimento do país, que registrou queda de 7,8% na taxa de desemprego, a menor desde 2014, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)”, diz a ANPTrilhos.

Para o Presidente do Conselho da ANPTrilhos, Joubert Flores, a demanda de passageiros no transporte sobre trilhos permanece abaixo do patamar de 2019 e sugere uma mudança no comportamento da mobilidade nas cidades, que vai além dos efeitos remanescentes da pandemia. “Os novos formatos de trabalho, com a possibilidade de atuação híbrida e remota, e o crescimento das compras pela internet estão mudando as formas de deslocamentos da população”, explica Joubert.

Quanto à rede de atendimento, a expansão ficou abaixo do esperado, com crescimento de apenas 4,1 km nos sistemas de Natal (RN) e Salvador (BA).

A extensão da malha metroferroviária alcançou 1.133,4 km, divididos em 307 km de metrô, 536 km de trem urbano, 274 km de VLTs, 14 km de monotrilho e 0,8 km de people mover.

A Região Sudeste concentra 62,1% da extensão da malha nacional, com 704,3 km, seguida das regiões Nordeste (30,5%), Sul (3,9%) e Centro-Oeste (3,5%).

O balanço da ANPTrilhos mostra que nos últimos cinco anos, a expansão da malha urbana de transporte de passageiros sobre trilhos foi moderada, com a adição de 38 km de trilhos, o que representa menos de 2% no acumulado dos cinco anos.  “Para os próximos cinco anos, as perspectivas são mais otimistas. Considerando apenas as obras em andamento, o crescimento poderá alcançar 66 km e 59 estações. Desse total, 20 km e 17 estações estão previstos para 2024”, diz a associação.

Mesmo sendo um resultado ainda longe de suprir o déficit existente, a ANPTrilhos vê sinais positivos. Primeiro pelo governo federal, com a retomada do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). E depois pelas iniciativas dos governos estaduais e municipais, a exemplo do leilão do Trem Intercidades São Paulo-Campinas, realizado em fevereiro deste ano.

Quanto ao Novo PAC espera-se um investimento de R$ 48,8 bilhões em mobilidade urbana. São recursos que abrangem 13 projetos metroferroviários, dentre estudos, retomadas, conclusões e novas obras, além da seleção de novos projetos em âmbito nacional, prevista para este ano.

Paralelamente, o Brasil prepara-se para desenvolver uma carteira de projetos de transporte de média e alta capacidade para as 21 Regiões Metropolitanas com população superior a 1 milhão de habitantes. Essa carteira será um dos resultados do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), também programado para iniciar em 2024.

O setor metroferroviário mantém sua performance de atendimento à população com índice de 97,6% de regularidade e 98,6% de confiabilidade, em 2023, resultado da atuação dos mais de 40 mil profissionais que trabalham no setor e dedicaram 14 milhões de horas de trabalho à manutenção dos sistemas.

O documento completo do Balanço do Setor Metroferroviário de Passageiros 2023 da ANPTrilhos está disponível o site da entidade, através do link: https://anptrilhos.org.br/balanco-do-setor-2023

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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