Jacareí (SP) e Cittamobi lançam aplicativo para aumentar inclusão de deficientes visuais no transporte público

Foto: Prefeitura de Jacareí

Funções do aplicativo são ativadas por comando de voz; sistema emite alertas para o usuário

GUILHERME STRABELLI

A prefeitura de Jacareí, em São Paulo, anunciou que o aplicativo Cittamobi Acessibilidade já está em funcionamento no município. O aplicativo visa proporcionar a inclusão de pessoas com deficiência visual no sistema de transporte público.

As funções do aplicativo são ativadas através de comandos de voz, chamados de VoiceOver, com suporte de assistente virtual. O sistema do aplicativo emite alertas sobre quais Ônibus estão próximos à parada selecionada, aviso de chegada ao ponto de destino, sinalização do momento em que o passageiro deve descer e informações sobre locais em que o veículo passa ao longo do trajeto.

Existe a possibilidade de programar locais de preferência, como endereço de casa e trabalho, criar rotas específicas e salvar o caminho de volta off-line, para prevenir em casos de falha na internet. Também existe a função roteirizador, que traça a melhor rota entre pontos da cidade.

“O Cittamobi Acessibilidade vem para ampliar nossas ações em busca de um transporte de qualidade, democrático e acessível. É uma iniciativa que vai promover mais independência e facilidade no deslocamento desses usuários que tem os mesmos direitos de frequentar e aproveitar os espaços da cidade, incluindo o transporte público”, destaca Edinho Guedes, Secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí.

Guilherme Strabelli, para o Diário do Transporte

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading