Tarifa Zero nos ônibus de São Caetano do Sul acumula 3,6 milhões de passageiros em três meses, diz prefeitura

De acordo com administração municipal, pico de demanda chegou a 60 mil usuários em um dia

ADAMO BAZANI

Os ônibus municipais de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, transportaram 3,6 milhões de pessoas em três meses de tarifa zero pata todos os passageiros na cidade. Somente em janeiro de 2024, foram 1,22 milhão de usuários.

O balanço foi divulgado pela prefeitura nesta quarta-feira, 07 de fevereiro de 2024, e se refere ao período entre 1º de novembro de 2023, quando começou a gratuidade, e 1º de fevereiro de 2024.

A gratuidade vale para qualquer pessoa, independentemente de ser moradora ou não de São Caetano do Sul, mas é oferecida apenas nas nove linhas municipais operadas pela Vipe (Viação Padre Eustáquio).

Apesar de não haver cobrança de tarifa, os usuários precisam passar pela catraca para que haja controle da demanda de passageiros. Não é necessário ter cartão de transporte da cidade.

Ainda de acordo com a prefeitura, a média de usuários antes da Tarifa Zero era de 22 mil pessoas por dia. Agora, já foi registrado pico de 60 mil passageiros. Já a média atual é de 51 mil usuários por dia.

Antes da Tarifa Zero, operava com 48 ônibus. Atualmente, são 51 coletivos.

Em nota, prefeito José Auricchio Júnior disse que o programa já está consolidado na cidade.

“O Tarifa Zero está consolidado como um programa que abrange três pilares fundamentais, além, é claro, do incentivo à mobilidade urbana. O social, pois a gratuidade beneficia a todos, especialmente quem mais precisa; o econômico, desonerando a folha de pagamento de trabalhadores da indústria, fazendo com que a Economia gire de forma maior e melhor; e o ambiental, porque reduz a quantidade de carros nas ruas e, consequentemente, a poluição. É claro, que um programa deste de alto impacto requer ajustes permanentes e estamos muito atentos a isso, principalmente nesta primeira semana de volta às aulas”

Foi colocado no Orçamento de 2024 o custeio do Tarifa Zero. Em média, o programa vai custar R$ 2,9 milhões por mês. Para 2024, a prefeitura separou R$ 35 milhões, o que equivale a 1,44% do orçamento total para 2024, de R$ 2,434 bilhões. Entretanto, se a demanda crescer ainda mais, será necessário remanejar mais dinheiro.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Informe Publicitário
Assine

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

     
Comentários

Comentários

  1. Robert Roberts disse:

    Excelente Sr prefeito, mas se uma demanda de 22 mil passageiros diários chega a 60 mil, e apanas o aumento de 3 ônibus, claro que o programa perde qualidade e logo o intuito do programa tarifa zero, passa ser zero de satisfação. Está esperando o que para aumentar o número de ônibus, e que seja ônibus adequados e não os micro ônibus na maioria das linhas. Tarifa Zero não está sendo um programa de satisfação da população de São Caetano do Sul

  2. Robert Roberts disse:

    Excelente Sr prefeito, mas se uma demanda de 22 mil passageiros diários chega a 60 mil, e apanas o aumento de 3 ônibus, claro que o programa perde qualidade e logo o intuito do programa tarifa zero, passa ser zero de satisfação. Está esperando o que para aumentar o número de ônibus, e que seja ônibus adequados e não os micro ônibus na maioria das linhas. Tarifa Zero não está sendo um programa de satisfação da população de São Caetano do Sul .

  3. Akarene Cintia Oliveira Donato disse:

    Uma falta de respeito com os passageiros diariamente, ônibus lotados e muito atraso
    Não tem ônibus pra tanta gente o terminal é fila gigante todos os dias

  4. Mariana disse:

    Foi o maior tiro no pé da história desse prefeito. Pra quem depende de ônibus, a vida virou um inferno..Os ônibus estão lotados, atrasam absurdos, e até os motoristas dos ônibus estão estressados com tanta gente reclamando. Nas próximas eleições, isso vai pesar com certeza.

  5. Eliete de Oliveira Adorno disse:

    Preciso de um auxílio.
    Tenho um saldo bem elevado que ficou parado no cartão de vale transporte. Mas, nunca foi disponibilizado uma maneira de consultarmos e por esse motivo, não consigo provar quanto de recarga está pendente ainda. A Vipe informa que também não tem acesso. Qual seria a solução ? Entrar com uma ação?

  6. Jorge Luiz Cassiano disse:

    Vejo insatisfação dos moradores pois era tudo tranquilo andar de ônibus em São Caetano agora um sufoco, idosos em pé, pessoas mal educadas, algumas ficam nas portas atrapalhando quem vai descer, as vezes prefiro pegar o intermunicipal e pagar pois estão mais vazios e com ar condicionado acabou o sossego da cidade..

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading