Modelo elétrico da Iveco vence prêmio ‘Ônibus Sustentável do Ano 2024’
Publicado em: 10 de outubro de 2023

CROSSWAY Low Entry ELEC foi apresentado na França com cobertura internacional do Diário do Transporte no local
ADAMO BAZANI
O modelo CROSSWAY Low Entry ELEC, produzido pela IvecoBus, ganhou o prêmio ‘Ônibus Sustentável do Ano 2024’, de acordo com informações divulgadas pela fabricante nesta terça-feira, 10 de outubro de 2023.
Segundo a Iveco, é o quarto ano que esta linha de modelo ganha este título, sendo Ônibus Sustentável do Ano referente a 2018, 2020 e 2023 na categoria interurbana.
Uma nova geração do modelo foi apresentada em maio deste ano de 2023 na França, com cobertura do Diário do Transporte no local.
Relembre:
Segundo a fabricante, o modelo é 100% elétrico e foi recentemente introduzido na gama CROSSWAY.
O júri do Prêmio de Ônibus Sustentável levou em conta aspectos segurança, conforto, nível de ruído, reciclabilidade dos componentes e compromissos ambientais do fabricante.
Esta junta é formada por jornalistas representantes de oito países europeus – Itália, França, Alemanha, Finlândia, Eslovênia, Reino Unido, Romênia e Espanha.
“Temos o prazer de receber o prêmio ‘Ônibus Sustentável do Ano 2024’ com nosso CROSSWAY Low Entry ELEC. É um reconhecimento importante da nossa capacidade de inovação e de todos os avanços que resultaram deste trabalho, para antecipar a evolução da indústria de transporte público. Este prêmio confirma nosso compromisso de longa data com uma mobilidade cada vez mais sustentável e nossa ambição de impulsionar a transição energética com nossas soluções de baixo carbono. É com grande orgulho que recebemos este quarto título de ‘Ônibus Sustentável do Ano’ na categoria intermunicipal com o CROSSWAY, líder indiscutível em seu segmento”, disse o presidente da Unidade de Negócios de Ônibus do Iveco Group, comentou Domenico Nucera, na cerimônia de premiação no Busworld em Bruxelas, Bélgica.
O CROSSWAY LE ELEC é equipado com motor elétrico central de 310 kW.
O modelo é alimentado por bateria de lítio NMC montada pela FPT Industrial
Os packs de 5, 6 ou 7 baterias, distribuídas no teto e no compartimento traseiro, oferecem 346, 416 e 485 kWh respetivamente para a versão Classe I e 416 e 485 kWh para a versão Classe II.
A autonomia pode chegar a até 400 km, promete a Iveco.
O modelo está disponível em classe I (12 metros) para usos urbanos e classe II (12 e 13 metros) para linhas suburbanas, intermunicipais e metropolitanas.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Que ônibus perfeito, lindo demais! Meu Deus! 😍🔥