Lula e Paes anunciam R$ 2,6 bilhões para a compra de cerca de 700 ônibus do BRT, a construção de terminais e garagens e um anel viário em Campo Grande

Previsão é que o Sistema BRT opere plenamente com seus quatro corredores com 100% dos ônibus em 2024

ADAMO BAZANI

O presidente Luís Inácio Lula da Silva e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciaram nesta quinta-feira, 10 de agosto de 2023, a liberação de R$ 2,6 bilhões em recurso federais para a compra de cerca de 700 ônibus do BRT (Bus Rapid Transit), a construção de terminais e garagens e um anel viário em Campo Grande.

Deste total, serão investidos R$ 1,8 bilhão para fomentar a recuperação do Sistema BRT na cidade e outros R$ 820 milhões para a construção do Anel Viário no bairro de Campo Grande.

Segundo o Governo Federal, em nota, o dinheiro virá a partir de operações de crédito com o Banco do Brasil, no valor de R$ 1,2 bilhão, e com a Caixa Econômica Federal, de R$ 645 milhões. A previsão é que o Sistema BRT opere plenamente com seus quatro corredores com 100% dos ônibus em 2024.

Em nota do Palácio, o Governo Federal detalha ainda os investimentos em Infraestrutura, como o Terminal Intermodal Gentileza, que vai integrar o BRT Transbrasil, 22 linhas de ônibus municipais e as linhas 1 e 2 do VLT, que será estendido por cerca de 700 metros até a área do antigo Gasômetro.

Também vão contar com os recursos, obras de substituição do pavimento e recuperação da base do corredor TransOeste.  Além disso, quatro estações serão transformadas: Mato Alto, Pingo D´Água, Curral Falso e Santa Cruz. Uma será ampliada: Magarça.

Veja a nota:

INFRAESTRUTURA – Além da compra da nova frota, os investimentos vão permitir que toda a infraestrutura do sistema seja requalificada. Na Transoeste, haverá obras de substituição do pavimento e recuperação da base do corredor.  Além disso, quatro estações serão transformadas: Mato Alto, Pingo D´Água, Curral Falso e Santa Cruz. Uma será ampliada: Magarça.

Outra obra que recebe investimentos do Governo Federal é a do Terminal Intermodal Gentileza, que vai integrar o BRT Transbrasil, 22 linhas de ônibus municipais e as linhas 1 e 2 do VLT, que será estendido por cerca de 700 metros até a área do antigo Gasômetro.

CAMPO GRANDE –  No bairro mais populoso do país, Campo Grande, com mais de 400 mil habitantes, a parceria vai garantir a implantação de um novo sistema viário. O Anel Viário compreende a construção de um mergulhão sob a Avenida Cesário de Melo, um túnel de 600 metros sob o morro Luiz Bom, além da implementação das rótulas na rua Artur Rios e Estrada da Caroba. As novas rotas vão permitir o escoamento de tráfego na região central, reduzir o tempo de deslocamento e facilitar a circulação. O projeto inclui dois quilômetros de ciclovia.

O presidente Lula e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, participam nesta quinta da primeira implosão para construção do túnel sob o morro Luiz Bom.

Outra intervenção prevista para integrar o Anel Viário é a implantação da nova Floresta da Posse. Uma área verde no coração de Campo Grande, com 950 mil m² – equivalente a mais de 130 campos de futebol. O projeto ainda prevê o plantio de 240 mil árvores e recuperação dos mananciais, além de proteção da fauna e da flora nativas.

PORTO MARAVILHA – Ainda nesta quinta-feira, o presidente visitará as obras do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), o IMPA Tech, na região do Porto Maravilha. A estrutura está sendo construída pela Prefeitura do Rio em um galpão de 10 mil m² e ficará pronta ainda neste semestre. O espaço vai abrigar um hub de tecnologia para startups e grandes empresas do setor, além do IMPA Tech. O Governo Federal, por meio dos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, fica responsável pelo custeio da faculdade, começando com 100 alunos no primeiro ano e investimentos de R$ 16,7 milhões, e ao fim de quatro anos com 400 estudantes, ao custo de R$ 55,9 milhões.

Com previsão para abrir em 2024, o IMPA Tech vai usar o desempenho dos estudantes em olimpíadas do conhecimento, como a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), no processo seletivo. O curso terá ênfase em matemática, ciência da computação, ciência de dados e física.

O IMPA é um reconhecido centro de pesquisa matemática internacional. Oferece cursos de doutorado, mestrado e mestrado profissionalizante. Promove formação continuada para professores de matemática e organiza a OBMEP e o Festival Nacional da Matemática.

Como mostrou o Diário do Transporte, no sábado, 05 de agosto de 2023, o prefeito Eduardo Paes publicou em suas redes sociais um vídeo que, segundo ele, é do primeiro ônibus articulado para o corredor BRT TransOeste com motorização Euro 6 (tecnologia atual para redução de poluição) saindo da fábrica de carrocerias Marcopolo, em Caxias do Sul (RS), rumo à capital fluminense.

No texto da publicação, Paes mandou um recado ao presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Aí  @LulaOficial , o primeiro ônibus para o BRT da Transoeste que você está dando aos cariocas já saindo da fábrica em Caxias do Sul e vindo para o Rio!  Obrigado!  Eu sabia que você seria mais uma vez um grande parceiro do Rio e sua gente!

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2023/08/05/video-paes-anuncia-saida-do-1o-onibus-euro-6-do-corredor-transoeste-da-marcopolo-para-o-rio-e-da-recado-a-lula/

Em 08 de março de 2023, por meio de publicação em Diário Oficial, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, autorizou a União a ser “fiadora” da cidade do Rio de Janeiro em empréstimos de R$ 1,2 bilhão para melhorias no BRT (Bus Rapid Transit) da cidade.

O dinheiro foi liberado pelo Banco do Brasil.

De acordo com a prefeitura, na ocasião, a verba será usada para pagar a compra dos coletivos feita por meio de licitação e para reforma em pavimento e estações.

O município encampou o BRT do Rio de Janeiro, que era operado por empresas de ônibus da cidade, em fevereiro de 2022, frente ao estado de degradação de frota e da infraestrutura.

A intenção é conceder novamente a operação a empresas privadas, mas com a cidade sendo dona das garagens e dos veículos.

O coletivo do vídeo é do tipo “superarticulado” com chassis Mercedes-Benz, cuja configuração chega a 23 metros de comprimento com capacidade de passageiros em torno de 210 pessoas entre sentadas e em pé em cada veículo.

Em 10 de julho de 2023, Paes tinha já divulgado as primeiras imagens ainda dentro da fabricante.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2023/07/10/video-paes-divulga-imagem-do-primeiro-onibus-articulado-euro-6-do-brt-do-rio-de-janeiro/

O ônibus faz parte de um lote total de 561 novos ônibus, adquiridos por meio de licitações, como mostrou o Diário do Transporte.

Parte destes veículos, já em operação, foi entregue desde 2022 e ao longo de 2023 e é de tecnologia anterior de redução de poluentes, Euro 5.

A SMTR (Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro) tem neste ano de 2023, o terceiro maior orçamento do poder público, com R$ 2,9 bilhões, ficando atrás somente de Educação (R$ 8,8 bilhões) e Saúde (R$ 7 bilhões).

A maioria dos recursos para os Transportes em 2023 no Rio de Janeiro vai ser empregada para a compra pela prefeitura de novos ônibus para o sistema de BRT (Bus Rapid Transit), que deve receber cerca de R$ 1,4 bilhão.

A bilhetagem já foi concedida e será implantada inicialmente no BRT para em seguida ser instalada nos ônibus comuns.

EURO 6:

Euro 6 é uma norma internacional de redução de poluentes na qual se baseia a fase 8 do Proconve (Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores), denominada de P8. O Proconve é de responsabilidade do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para atualizar os motores às exigências internacionais de menores emissões.

No Brasil, o padrão Euro 6, menos poluente, entrou em vigor em janeiro de 2023, com a possibilidade de compra até março dos chassis ainda Euro 5 fabricados até o fim de dezembro.

Os modelos Euro 6 podem ser até 30% mais caros que os veículos de tecnologia anterior. A versão proporciona uma redução de aproximadamente 75% de em NOx (Óxido de Nitrogênio), 70% de Hidrocarbonetos e 50% de material particulado em relação ao Euro 5.

Em média, a redução de emissões é 75% menor do Euro 6 para o Euro 5.

LINHA DO TEMPO:

23 de março de 2021: A prefeitura do Rio de Janeiro inicia o primeiro período de intervenção no BRT, ainda sob responsabilidade das empresas de ônibus. Segundo a prefeitura, diversos problemas justificaram a medida, como frota sucateada e inoperante, quantidade de ônibus em circulação inferior ao contrato e más condições dos coletivos e das estações e terminais.

17 de fevereiro de 2022: A gestão do prefeito Eduardo Paes, com a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, anuncia que a prefeitura assume as operações, frota e estruturas do BRT do Rio de Janeiro, alegando que as empresas não teriam condições de melhorar o sistema, após as renovações dos períodos da intervenção. A CMTC-RIO (Companhia Municipal de Transportes Coletivos do Rio de Janeiro), com o nome fantasia MOBI-Rio, presidida por Cláudia Secin, que foi criada na época da intervenção, passou a operar o BRT do Rio de Janeiro.

31 de março de 2023: A Prefeitura do Rio de Janeiro publicou licitação para a concessão à iniciativa privada do sistema de BRT (Bus Rapid Transit) da cidade, dividindo o sistema em três lotes com valores diferentes de outorga. O objetivo é transferir a manutenção, operação e gestão da frota, garagens, terminais e estações para uma administradora privada, com projeção de obter uma outorga mínima, ou seja, o valor pago pelo concorrente para assumir o serviço de R$ 407 milhões (R$ 407.338.599,00), considerando os três lotes. Somados, os contratos chegam a R$ 6,59 bilhões.

28 de abril de 2023: A prefeitura do Rio de Janeiro publica em Diário Oficial a suspensão da concorrência por tempo indeterminado

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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